Trump critica muro construído pelos seus apoiantes na fronteira com México

Yuri Gripas/ABACA / POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) criticou hoje um muro construído por apoiantes na fronteira americana com o México e que está em risco de ruir, defendendo que o objetivo do grupo era prejudicar a sua imagem.

Apesar de ter anteriormente apoiado o projeto do grupo “Nós Construímos o Muro”, Donald Trump assegurou, numa mensagem publicada na rede social Twitter, nunca ter estado de acordo com a construção naquele local no sul do estado do Texas, que arrancou em maio de 2019.

“Não concordei em fazer esta pequena (minúscula) secção do muro, numa área complicada, por um grupo privado que angariou dinheiro através de anúncios. Só foi feito para me fazer ficar mal, e agora nem sequer funciona. Devia ter sido construída como o resto do muro”, escreveu Trump, após notícias de que a construção exibia sinais de erosão e pode cair no Rio Grande, que separa México e EUA, se não for reparada.

A estrutura foi erguida nas margens do rio, na sequência da recolha de fundos pelo grupo de apoiantes do Presidente, que chegou a angariar cerca de 25 milhões de dólares em doações através da Internet. Entre os elementos ligados ao “Nós Construímos o Muro” figuram Steve Bannon, antigo conselheiro de Donald Trump, e Kris Kobach, igualmente conselheiro político do Presidente americano.

Na campanha para as eleições presidenciais de 2016, Trump fez da construção de um muro com o México uma das suas principais promessas eleitorais. Contudo, o Congresso recusou-se a financiá-lo na sua totalidade, pelo que apenas algumas partes foram construídas.

Até agora, o Governo dos EUA construiu aproximadamente 338 quilómetros de uma vedação de aço — e não um muro de betão — na fronteira, ou seja, apenas 10,6% dos cerca de 3.180 quilómetros da fronteira com o México, sendo que somente 26 quilómetros de obra avançou em áreas sem qualquer tipo de estrutura.

Também este domingo, Donald Trump assegurou através da rede social Twitter que o país terá mais 720 quilómetros de muro construído até ao final de 2020, embora sem avançar detalhes do projeto.

Na mesma mensagem, o Presidente americano reiterou ter “alguns dos melhores números de sempre” a nível da imigração ilegal e acusou o Partido Democrata de querer abrir por completo as fronteiras e permitir a entrada de criminosos.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …

Portugal sem registo de mortes nas últimas 24 horas. Há 106 novos casos

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 106 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo e nenhuma morte, mostra o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, …