Trump ataca NASA e diz que a “Lua faz parte de Marte”

Donald Trump publicou um tweet no qual aparenta atacar a agência espacial norte-americana por não se focar nos objetivos que devia. O presidente dos EUA alegou ainda que a Lua faz parte de Marte.

Num tweet publicado esta sexta-feira, Trump disse que “por todo o dinheiro que estamos a gastar, a NASA NÃO deveria estar a falar em ir à Lua — fizemos isso há 50 anos. Eles deveriam estar focados em coisas muito maiores, incluindo Marte (da qual a Lua faz parte), Defesa e Ciência!”

Num único tweet, realça o jornal The Guardian, o presidente da nação mais poderosa do mundo no que diz respeito à exploração espacial cometeu duas gafes: a primeira, de não entender que o regresso à Lua justamente faz parte dos planos de ir a Marte; a segunda, de afirmar que a Lua, que orbita a Terra, faz parte de Marte.

O tweet contradiz ainda outra publicação do presidente na mesma rede social, feita no final de maio, em que diz que: “Sob a minha administração, estamos a restaurar a NASA para a grandeza e estamos a voltar para a Lua, depois para Marte. Estou a atualizar o meu orçamento para incluir 1,6 mil milhões de dólares para que possamos regressar ao espaço de forma GRANDIOSA!”.

O programa “Moon to Mars” prevê o estabelecimento da presença constante de humanos na Lua e na sua órbita, com a estação orbital lunar Gateway a fazer parte dos planos. A partir daí, os futuros voos tripulados rumo ao Planeta Vermelho surgirão. Assim, explorar a Lua com mais afinco é justamente uma das etapas mais importantes para que possamos levar astronautas a Marte na década de 2030.

PARTILHAR

49 COMENTÁRIOS

  1. Polémica idiota. Lendo o tweet percebo exactamente o que vocês explicam sobre o projecto. Ir a lua como parte do projecto a marte…

    • É isso aí. Concordo. Ele esta cobrando a nasa por ter que dar quase 2 bi. De dolares pra nasa. Ele sabe muito bem que ninguém chegou a lua por isso cobra.

  2. Concordo com o comentário do Pierre. Pelo que eu entendi o Donald Trump criticou que não é pra NASA focar na ida do homem a Lua, mas sim que vai a Marte, já que a próxima ida até a Lua FAZ PARTE do projeto para a ida até Marte. Foi pra Marte, ciência e defesa que o dinheiro foi o investido. Porém concordo que a maneira que o tweet foi escrito foi um erro, já que muitas pessoas não conseguem interpretar, inclusive aposto que deve ter pessoas preferindo esse dinheiro pro futebol do que desperdiçar com ciência.

  3. Eu acho que a NASA deveria ir pro sol com uma quantia de urânio enriquecido e ver qual potência da química no espaço.

  4. Eu admiro muito mesmo o presidente Trump,Deus abençoe e proteja sua integridade física.nunca vi e ouvir,tantas pessoas insignificante e invejosa,atacar sem motivo esse presidente.mas a inveja e a única doença que não inventaram remédio..como um imbecil,como esses que opinar nesta reportagem chama um homem como Trump de idiota.se ele fosse um idiota certamente estaria no seu lugar.vc nunca vai tá no lugar dele.isso erê fato.

    • Deus? Mas vamos falar de seres míticos a esta hora?
      Trump é burro, ponto! É um anormalzeco sem uma ponta de inteligência, até me dá vergonha alheia só de o ouvir falar…
      é com cada anormal!

  5. O trump está certo , ele ñ afirmou isso , ele fala de acordo com a incerteza das pesquisas espaciais , que por ventura demonstra ñ ter afirmado o seu objetivo , por essas informações o Trump ( melhor presidente do EUA , até aqui) comentou assim!!

  6. Pra mim acho que é pressão do Trump ,pois a nada só enrola ,passa ano e passa ano e não se resolve nada , acho que deveria já a nada estar agindo pois não se vê novidade após a ida na lua .

    • Isso é ciência e conhecimento, fonte de 100% do que nos beneficia. Ainda bem que não dependem em nada da opinião ou decisão da massa ignorante para prosseguir.

  7. O melhor é ver um monte de pessoas que não vivem sob o governo do Trump alegando que ele é – ou não é – o melhor presidente americano “até aqui”. É muita propriedade de falar asneiras e tirar conclusões com os olhos.

  8. muito engraçado ver só macho lambi cu do EUA que não faz parte da nação e se acha no direito de proteger um cara que não quer nenhum deles no país, adoro esses comentários pra ver quanto há idiota nesse país.

  9. Mais correto ainda: Não beba antes de twitar e, principalmente, submetam para o Eli e o Fábio o que pretendem postar para ver se eles aprovam… os donos da verdade

  10. Na ânsia idiota de dizer mal de Trump, o jornalista com fraco grau em inglês, porque traduz à letra, e não em frase construída, deturpa uma afirmação. A economia americana está aos melhores níveis dos últimos 60 anos. Preocupem-se mais com o chiqueiro em que a democracia portuguesa se transformou, onde corruptos, incompetentes, ladrões e aldrabões tomam contam dos media e da vida dos contribuintes portugueses.

  11. A terra é plana e o Homem nunca foi á lua, simplesmente porque se essa tecnologia não existe hoje em dia muito menos existiria nos anos 60. Hoje em dia ainda não encontraram forma de passar os cintos radioactivos de Van Allen que existem em volta da Terra, então expliquem-me como é que o conseguimos nos anos 60!!!!

    Toda a alunagem foi feita em estúdio e realizada pelo grande Stanley Kubrick

  12. Essa estrutura idiomática não é da língua portuguesa americana, falada no Brasil, então a credibilidade fica comprometida. Mas independentemente de qualquer coisa, se realmente for verídica a fonte, Trump certamente sabe a razão pela qual agiu dessa forma. Um dos melhores presidentes do país!

  13. Penso que os americanos são sem qualquer ponta de dúvida o povo mais estúpido do mundo, o Trump é o mais imbecil deles todos e penso que analfabeto também, mas estou-me a aperceber que os brasileiros …

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …