Trump ataca NASA e diz que a “Lua faz parte de Marte”

Donald Trump publicou um tweet no qual aparenta atacar a agência espacial norte-americana por não se focar nos objetivos que devia. O presidente dos EUA alegou ainda que a Lua faz parte de Marte.

Num tweet publicado esta sexta-feira, Trump disse que “por todo o dinheiro que estamos a gastar, a NASA NÃO deveria estar a falar em ir à Lua — fizemos isso há 50 anos. Eles deveriam estar focados em coisas muito maiores, incluindo Marte (da qual a Lua faz parte), Defesa e Ciência!”

Num único tweet, realça o jornal The Guardian, o presidente da nação mais poderosa do mundo no que diz respeito à exploração espacial cometeu duas gafes: a primeira, de não entender que o regresso à Lua justamente faz parte dos planos de ir a Marte; a segunda, de afirmar que a Lua, que orbita a Terra, faz parte de Marte.

O tweet contradiz ainda outra publicação do presidente na mesma rede social, feita no final de maio, em que diz que: “Sob a minha administração, estamos a restaurar a NASA para a grandeza e estamos a voltar para a Lua, depois para Marte. Estou a atualizar o meu orçamento para incluir 1,6 mil milhões de dólares para que possamos regressar ao espaço de forma GRANDIOSA!”.

O programa “Moon to Mars” prevê o estabelecimento da presença constante de humanos na Lua e na sua órbita, com a estação orbital lunar Gateway a fazer parte dos planos. A partir daí, os futuros voos tripulados rumo ao Planeta Vermelho surgirão. Assim, explorar a Lua com mais afinco é justamente uma das etapas mais importantes para que possamos levar astronautas a Marte na década de 2030.

PARTILHAR

48 COMENTÁRIOS

  1. Polémica idiota. Lendo o tweet percebo exactamente o que vocês explicam sobre o projecto. Ir a lua como parte do projecto a marte…

    • É isso aí. Concordo. Ele esta cobrando a nasa por ter que dar quase 2 bi. De dolares pra nasa. Ele sabe muito bem que ninguém chegou a lua por isso cobra.

  2. Concordo com o comentário do Pierre. Pelo que eu entendi o Donald Trump criticou que não é pra NASA focar na ida do homem a Lua, mas sim que vai a Marte, já que a próxima ida até a Lua FAZ PARTE do projeto para a ida até Marte. Foi pra Marte, ciência e defesa que o dinheiro foi o investido. Porém concordo que a maneira que o tweet foi escrito foi um erro, já que muitas pessoas não conseguem interpretar, inclusive aposto que deve ter pessoas preferindo esse dinheiro pro futebol do que desperdiçar com ciência.

  3. Eu acho que a NASA deveria ir pro sol com uma quantia de urânio enriquecido e ver qual potência da química no espaço.

  4. Eu admiro muito mesmo o presidente Trump,Deus abençoe e proteja sua integridade física.nunca vi e ouvir,tantas pessoas insignificante e invejosa,atacar sem motivo esse presidente.mas a inveja e a única doença que não inventaram remédio..como um imbecil,como esses que opinar nesta reportagem chama um homem como Trump de idiota.se ele fosse um idiota certamente estaria no seu lugar.vc nunca vai tá no lugar dele.isso erê fato.

    • Deus? Mas vamos falar de seres míticos a esta hora?
      Trump é burro, ponto! É um anormalzeco sem uma ponta de inteligência, até me dá vergonha alheia só de o ouvir falar…
      é com cada anormal!

  5. O trump está certo , ele ñ afirmou isso , ele fala de acordo com a incerteza das pesquisas espaciais , que por ventura demonstra ñ ter afirmado o seu objetivo , por essas informações o Trump ( melhor presidente do EUA , até aqui) comentou assim!!

  6. Pra mim acho que é pressão do Trump ,pois a nada só enrola ,passa ano e passa ano e não se resolve nada , acho que deveria já a nada estar agindo pois não se vê novidade após a ida na lua .

    • Isso é ciência e conhecimento, fonte de 100% do que nos beneficia. Ainda bem que não dependem em nada da opinião ou decisão da massa ignorante para prosseguir.

  7. O melhor é ver um monte de pessoas que não vivem sob o governo do Trump alegando que ele é – ou não é – o melhor presidente americano “até aqui”. É muita propriedade de falar asneiras e tirar conclusões com os olhos.

  8. muito engraçado ver só macho lambi cu do EUA que não faz parte da nação e se acha no direito de proteger um cara que não quer nenhum deles no país, adoro esses comentários pra ver quanto há idiota nesse país.

  9. Mais correto ainda: Não beba antes de twitar e, principalmente, submetam para o Eli e o Fábio o que pretendem postar para ver se eles aprovam… os donos da verdade

  10. Na ânsia idiota de dizer mal de Trump, o jornalista com fraco grau em inglês, porque traduz à letra, e não em frase construída, deturpa uma afirmação. A economia americana está aos melhores níveis dos últimos 60 anos. Preocupem-se mais com o chiqueiro em que a democracia portuguesa se transformou, onde corruptos, incompetentes, ladrões e aldrabões tomam contam dos media e da vida dos contribuintes portugueses.

  11. A terra é plana e o Homem nunca foi á lua, simplesmente porque se essa tecnologia não existe hoje em dia muito menos existiria nos anos 60. Hoje em dia ainda não encontraram forma de passar os cintos radioactivos de Van Allen que existem em volta da Terra, então expliquem-me como é que o conseguimos nos anos 60!!!!

    Toda a alunagem foi feita em estúdio e realizada pelo grande Stanley Kubrick

  12. Essa estrutura idiomática não é da língua portuguesa americana, falada no Brasil, então a credibilidade fica comprometida. Mas independentemente de qualquer coisa, se realmente for verídica a fonte, Trump certamente sabe a razão pela qual agiu dessa forma. Um dos melhores presidentes do país!

  13. Penso que os americanos são sem qualquer ponta de dúvida o povo mais estúpido do mundo, o Trump é o mais imbecil deles todos e penso que analfabeto também, mas estou-me a aperceber que os brasileiros …

RESPONDER

Patrick Shanahan desiste da nomeação para secretário da Defesa dos EUA por alegado caso de violência doméstica

Donald Trump ia nomear oficialmente Patrick Shanahan como secretário da Defesa, mas este desistiu após ter sido divulgado um caso de violência doméstica contra a mulher com um taco de beisebol. O Presidente norte-americano anunciou esta …

Portugal está entre os países com melhores políticas de apoio à família

Portugal é o quinto país, entre os membros da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com as melhores políticas de apoio à família, segundo dados de 2016 divulgados hoje …

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …