Trump lança “bomba” nas vésperas de Natal: critica segundo pacote anticovid e veta orçamento de Defesa

(h) Joyce N. Boghosia / The White House

Além de não ter promulgado o pacote de 900 mil milhões de dólares contra a covid-19, Donald Trump também não assinou o orçamento federal até setembro de 2021 e vetou um amplo projeto de lei de financiamento da Defesa.

Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, publicou um vídeo no Twitter, de apenas quatro minuto, que alarmou o Congresso norte-americano nas vésperas de Natal.

O governante considerou o pacote de resposta à segunda vaga da covid-19, no valor de 900 mil milhões de dólares (cerca de 740 mil milhões de euros), “uma desgraça“. Além disso, ameaçou com o encerramento de serviços a partir da próxima terça-feira ao deixar na gaveta o novo orçamento até setembro de 2021.

O Presidente cessante reclama um cheque de 2.000 dólares em vez de 600 para os contribuintes norte-americanos e a eliminação de vários financiamentos que denunciou como estando no pacote anticovid, mas que, na verdade, são parte do orçamento federal.

De acordo com o Expresso, a batata quente está agora nas mãos de Micth McConnell, líder Republicano do Senado que reconheceu Joe Biden como presidente eleito. Até ao momento, McConnell ainda não deu instruções sobre o que os Republicanos vão fazer.

No vídeo, Donald Trump não ameaça explicitamente com um veto, mas a decisão do Presidente deixa uma aberta para os congressistas regressarem aos trabalhos e aprovarem as alterações que ele pretende.

Nancy Pelosi, líder dos Democratas na Câmara de Representantes, respondeu ao desafio: “Vamos a isso!”, referiu, adiantando que, na sessão de véspera de Natal, esta quinta-feira, pode avançar com nova proposta e fazê-la aprovar nesta câmara, onde tem a maioria.

Também esta quarta-feira, Trump vetou um amplo projeto de lei de financiamento da Defesa, argumentando que favorece a Rússia e a China.

O projeto de lei de Autorização de Defesa Nacional, que atribui 740 mil milhões de dólares (cerca de 600 mil milhões de euros) para o orçamento militar, “não inclui medidas críticas de segurança nacional, inclui disposições que não respeitam os nossos veteranos e a nossa história militar e contradiz os esforços de meu governo para colocar os Estados Unidos em primeiro lugar nas nossas ações de segurança nacional e política externa”, argumentou.

Trump opõe-se à disposição que limita a retirada de tropas do Afeganistão e da Europa e a uma outra que remove os nomes de antigos líderes da Confederação das bases militares. Além disso, qualificou o projeto de lei como um “presente para a China e Rússia“.

Os legisladores no Congresso aprovaram a medida com ampla maioria e margem suficiente para ficar à prova de veto. Isto significa que a rejeição pode ser anulada.

Se o Congresso não anular o veto, que exige maioria de dois terços em ambas as câmaras (Representates e Senado), será a primeira vez em 60 anos que o Ato de Autorização de Defesa Nacional (NDAA) não se tornará lei.

Trump indulta pai do genro

Esta quarta-feira, Donald Trump assinou mais uma série de indultos presidenciais aos seus aliados, entre eles ao pai de Jared Kushner, marido da filha Ivanka. Além do perdão a Charles Kushner, o ainda Presidente indultou o seu diretor de campanha Paul Manafort e o aliado de longa data Roger Stone, avança a AFP.

Ao todo, foram 26 pessoas indultadas esta quarta-feira. No dia anterior, o governante atribuiu indultos a, pelo menos, 15 outras pessoas, incluindo a indivíduos ligados ao processo da interferência russa nas eleições de 2016 e a quatro seguranças da empresa de segurança Blackwater, que foram condenados pelo homicídio de cidadãos iraquianos.

Perdoá-los alimenta a impunidade e tem o efeito de encorajar outros a cometer o mesmo tipo de crimes no futuro”, lê-se num comunicado do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, dirigido pela ex-Presidente chilena Michelle Bachelet.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Sob a desculpa de dar um apoio às familias americanas, o congresso democrata corrupto, alocou 200 bilioes para os tais cheques de 600 dolares, e 10x isso 2 trilioes, para coisas tao importantes como aulas de diversidade no paquistão.
    Trump fez muito bem em vetar. A Esquerda é uma vergonha, tanto aqui como lá

    • Infelismente vozes de burro não chegam ao céu, e como o burro do trump e seus admiradores estão derrotados a nascença, vão brincando com os dias que restam!

    • O Congresso Democrata? Está-se a esquecer que o Senado é de maioria Republicana? Já agora, em resposta a Trump, os representantes Democratas na Câmara avançaram com uma proposta para aumentar para $2000 a compensação a atribuir a cada Americano. Foi hoje rejeitada pelos Republicanos.

      Reveja lá o seu post.

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …