Trump lança “bomba” nas vésperas de Natal: critica segundo pacote anticovid e veta orçamento de Defesa

(h) Joyce N. Boghosia / The White House

Além de não ter promulgado o pacote de 900 mil milhões de dólares contra a covid-19, Donald Trump também não assinou o orçamento federal até setembro de 2021 e vetou um amplo projeto de lei de financiamento da Defesa.

Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, publicou um vídeo no Twitter, de apenas quatro minuto, que alarmou o Congresso norte-americano nas vésperas de Natal.

O governante considerou o pacote de resposta à segunda vaga da covid-19, no valor de 900 mil milhões de dólares (cerca de 740 mil milhões de euros), “uma desgraça“. Além disso, ameaçou com o encerramento de serviços a partir da próxima terça-feira ao deixar na gaveta o novo orçamento até setembro de 2021.

O Presidente cessante reclama um cheque de 2.000 dólares em vez de 600 para os contribuintes norte-americanos e a eliminação de vários financiamentos que denunciou como estando no pacote anticovid, mas que, na verdade, são parte do orçamento federal.

De acordo com o Expresso, a batata quente está agora nas mãos de Micth McConnell, líder Republicano do Senado que reconheceu Joe Biden como presidente eleito. Até ao momento, McConnell ainda não deu instruções sobre o que os Republicanos vão fazer.

No vídeo, Donald Trump não ameaça explicitamente com um veto, mas a decisão do Presidente deixa uma aberta para os congressistas regressarem aos trabalhos e aprovarem as alterações que ele pretende.

Nancy Pelosi, líder dos Democratas na Câmara de Representantes, respondeu ao desafio: “Vamos a isso!”, referiu, adiantando que, na sessão de véspera de Natal, esta quinta-feira, pode avançar com nova proposta e fazê-la aprovar nesta câmara, onde tem a maioria.

Também esta quarta-feira, Trump vetou um amplo projeto de lei de financiamento da Defesa, argumentando que favorece a Rússia e a China.

O projeto de lei de Autorização de Defesa Nacional, que atribui 740 mil milhões de dólares (cerca de 600 mil milhões de euros) para o orçamento militar, “não inclui medidas críticas de segurança nacional, inclui disposições que não respeitam os nossos veteranos e a nossa história militar e contradiz os esforços de meu governo para colocar os Estados Unidos em primeiro lugar nas nossas ações de segurança nacional e política externa”, argumentou.

Trump opõe-se à disposição que limita a retirada de tropas do Afeganistão e da Europa e a uma outra que remove os nomes de antigos líderes da Confederação das bases militares. Além disso, qualificou o projeto de lei como um “presente para a China e Rússia“.

Os legisladores no Congresso aprovaram a medida com ampla maioria e margem suficiente para ficar à prova de veto. Isto significa que a rejeição pode ser anulada.

Se o Congresso não anular o veto, que exige maioria de dois terços em ambas as câmaras (Representates e Senado), será a primeira vez em 60 anos que o Ato de Autorização de Defesa Nacional (NDAA) não se tornará lei.

Trump indulta pai do genro

Esta quarta-feira, Donald Trump assinou mais uma série de indultos presidenciais aos seus aliados, entre eles ao pai de Jared Kushner, marido da filha Ivanka. Além do perdão a Charles Kushner, o ainda Presidente indultou o seu diretor de campanha Paul Manafort e o aliado de longa data Roger Stone, avança a AFP.

Ao todo, foram 26 pessoas indultadas esta quarta-feira. No dia anterior, o governante atribuiu indultos a, pelo menos, 15 outras pessoas, incluindo a indivíduos ligados ao processo da interferência russa nas eleições de 2016 e a quatro seguranças da empresa de segurança Blackwater, que foram condenados pelo homicídio de cidadãos iraquianos.

Perdoá-los alimenta a impunidade e tem o efeito de encorajar outros a cometer o mesmo tipo de crimes no futuro”, lê-se num comunicado do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, dirigido pela ex-Presidente chilena Michelle Bachelet.

Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Sob a desculpa de dar um apoio às familias americanas, o congresso democrata corrupto, alocou 200 bilioes para os tais cheques de 600 dolares, e 10x isso 2 trilioes, para coisas tao importantes como aulas de diversidade no paquistão.
    Trump fez muito bem em vetar. A Esquerda é uma vergonha, tanto aqui como lá

    • Infelismente vozes de burro não chegam ao céu, e como o burro do trump e seus admiradores estão derrotados a nascença, vão brincando com os dias que restam!

    • O Congresso Democrata? Está-se a esquecer que o Senado é de maioria Republicana? Já agora, em resposta a Trump, os representantes Democratas na Câmara avançaram com uma proposta para aumentar para $2000 a compensação a atribuir a cada Americano. Foi hoje rejeitada pelos Republicanos.

      Reveja lá o seu post.

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …