/

Questionado sobre atuação de Trump, Trudeau respondeu com 21 segundos de silêncio

1

(cv) CBS

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau

Questionado sobre atuação de Donald Trump durante os protestos por George Floyd, o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, respondeu com 21 segundos de silêncio.

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, precisou de 21 segundos de silêncio para responder a uma pergunta sobre a atuação de Donald Trump no caso dos protestos levantados após a morte de George Floyd.

Durante uma conferência de imprensa, esta terça-feira, um jornalista perguntou: “Tem hesitado comentar sobre as palavras e ações do Presidente dos Estados Unidos. Mas agora temos Donald Trump a pedir ação militar contra os manifestantes, vimos manifestantes a serem dispersados com gás lacrimogéneo para dar espaço a uma operação presidencial. Gostava de lhe perguntar o que pensa sobre isso.”

Justin Trudeau permaneceu em silêncio durante 21 segundos antes de dizer uma única palavra. Depois, limitou-se a falar do caso do Canadá.

“Todos vemos com horror e consternação o que está a acontecer nos Estados Unidos. É tempo de unir as pessoas, mas temos é tempo de ouvir, é tempo de aprender que a injustiça continua apesar do progresso ao longo dos anos e das décadas”, começou por dizer o governante.

Depois, segundo o The Washington Post, fez uma reflexão sobre os problemas do racismo no Canadá, admitindo que há “uma discriminação sistémica“.

“É tempo, enquanto canadianos, de reconhecer que nós também temos os nossos desafios. Que os canadianos negros e os canadianos racializados enfrentam a discriminação como uma realidade todos os dias. Há uma discriminação sistémica no Canadá. Tratamos os canadianos negros e racializados de forma diferente”, afirmou.

Precisamos de ser aliados na luta contra a discriminação“, concluiu o primeiro-ministro do Canadá, sem nunca comentar diretamente a gestão feita pelo Presidente norte-americano à crise que os Estados Unidos têm vivido após a morte de George Floyd.

Questionado novamente sobre o tema, Trudeau respondeu: “O meu trabalho enquanto primeiro-ministro canadiano é representar os canadianos.”

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.