Trotinetas elétricas tiram a carta a centenas de condutores alemães

O Oktoberfest, festival da cerveja que tradicionalmente anima a última semana de setembro e a primeira de outubro em Munique, na Alemanha, reservou este ano algumas surpresas. Entre elas, o facto de vários condutores ficarem sem a carta por conduzirem trotinetas elétricas embriagados.

Segundo informaram os jornais locais, citados pelo Observador, os organizadores venderam menos cerveja do que o habitual e tiveram de lidar com um menor número de crimes, o que não impediu ainda assim o roubo de 96.912 canecas de cerveja. Mas também os visitantes foram surpreendidos pela polícia.

Para evitar a confusão do trânsito e, simultaneamente, contornar o controlo da quantidade de álcool por parte das autoridades, muitos visitantes optaram por se deslocar de trotineta elétrica. Se teoricamente esta estratégia tinha tudo para ser um sucesso, acabou por se revelar o contrário. Isso porque a polícia resolveu não poupar ao controlo do nível de alcoolémia os utilizadores das ‘e-scooters’.

Dos milhares de condutores convidados a soprar, 414 tinham ultrapassado o máximo permitido e 254 acabaram por ficar sem carta de condução, tal o volume de álcool registado pelo aparelho.

Apesar da medida ser muito contestada pelos amantes da Oktoberfest, a realidade é que a polícia alemã considera as trotinetas elétricas veículos motorizados, logo não podendo ser conduzidas sob a influência de álcool. Com 0,5 mg surge a multa e com mais de 1,1 mg “desaparece” a carta por um período que pode variar entre seis meses e cinco anos.

Esta classificação das trotinetas, que visou especificamente combater os abusos, foi implementada em junho, mas os 254 condutores que perderam o direito de conduzir os seus automóveis (ou o que quer que seja, contando que tenha motor) estão longe de estar sozinhos na estatística.

Na capital da cerveja, anualmente, há cerca de quatro mil condutores que ficam sem carta por conduzir os seus automóveis embriagados, pelo que as trotinetas apenas contribuíram com cerca de 6%.

ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …