Trotinetas elétricas tiram a carta a centenas de condutores alemães

O Oktoberfest, festival da cerveja que tradicionalmente anima a última semana de setembro e a primeira de outubro em Munique, na Alemanha, reservou este ano algumas surpresas. Entre elas, o facto de vários condutores ficarem sem a carta por conduzirem trotinetas elétricas embriagados.

Segundo informaram os jornais locais, citados pelo Observador, os organizadores venderam menos cerveja do que o habitual e tiveram de lidar com um menor número de crimes, o que não impediu ainda assim o roubo de 96.912 canecas de cerveja. Mas também os visitantes foram surpreendidos pela polícia.

Para evitar a confusão do trânsito e, simultaneamente, contornar o controlo da quantidade de álcool por parte das autoridades, muitos visitantes optaram por se deslocar de trotineta elétrica. Se teoricamente esta estratégia tinha tudo para ser um sucesso, acabou por se revelar o contrário. Isso porque a polícia resolveu não poupar ao controlo do nível de alcoolémia os utilizadores das ‘e-scooters’.

Dos milhares de condutores convidados a soprar, 414 tinham ultrapassado o máximo permitido e 254 acabaram por ficar sem carta de condução, tal o volume de álcool registado pelo aparelho.

Apesar da medida ser muito contestada pelos amantes da Oktoberfest, a realidade é que a polícia alemã considera as trotinetas elétricas veículos motorizados, logo não podendo ser conduzidas sob a influência de álcool. Com 0,5 mg surge a multa e com mais de 1,1 mg “desaparece” a carta por um período que pode variar entre seis meses e cinco anos.

Esta classificação das trotinetas, que visou especificamente combater os abusos, foi implementada em junho, mas os 254 condutores que perderam o direito de conduzir os seus automóveis (ou o que quer que seja, contando que tenha motor) estão longe de estar sozinhos na estatística.

Na capital da cerveja, anualmente, há cerca de quatro mil condutores que ficam sem carta por conduzir os seus automóveis embriagados, pelo que as trotinetas apenas contribuíram com cerca de 6%.

ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …

Nove anos de prisão efetiva para a mãe que abandonou bebé no contentor do lixo

A mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em novembro de 2019, foi esta quarta-feira condenada a nove anos de prisão efetiva, por tentativa de …

Mais 16 mortes e 2.535 novos casos. País vive "momento grande preocupação"

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 16 mortos relacionados com a covid-19 e 2.535 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim hoje …