Trotinetas elétricas tiram a carta a centenas de condutores alemães

O Oktoberfest, festival da cerveja que tradicionalmente anima a última semana de setembro e a primeira de outubro em Munique, na Alemanha, reservou este ano algumas surpresas. Entre elas, o facto de vários condutores ficarem sem a carta por conduzirem trotinetas elétricas embriagados.

Segundo informaram os jornais locais, citados pelo Observador, os organizadores venderam menos cerveja do que o habitual e tiveram de lidar com um menor número de crimes, o que não impediu ainda assim o roubo de 96.912 canecas de cerveja. Mas também os visitantes foram surpreendidos pela polícia.

Para evitar a confusão do trânsito e, simultaneamente, contornar o controlo da quantidade de álcool por parte das autoridades, muitos visitantes optaram por se deslocar de trotineta elétrica. Se teoricamente esta estratégia tinha tudo para ser um sucesso, acabou por se revelar o contrário. Isso porque a polícia resolveu não poupar ao controlo do nível de alcoolémia os utilizadores das ‘e-scooters’.

Dos milhares de condutores convidados a soprar, 414 tinham ultrapassado o máximo permitido e 254 acabaram por ficar sem carta de condução, tal o volume de álcool registado pelo aparelho.

Apesar da medida ser muito contestada pelos amantes da Oktoberfest, a realidade é que a polícia alemã considera as trotinetas elétricas veículos motorizados, logo não podendo ser conduzidas sob a influência de álcool. Com 0,5 mg surge a multa e com mais de 1,1 mg “desaparece” a carta por um período que pode variar entre seis meses e cinco anos.

Esta classificação das trotinetas, que visou especificamente combater os abusos, foi implementada em junho, mas os 254 condutores que perderam o direito de conduzir os seus automóveis (ou o que quer que seja, contando que tenha motor) estão longe de estar sozinhos na estatística.

Na capital da cerveja, anualmente, há cerca de quatro mil condutores que ficam sem carta por conduzir os seus automóveis embriagados, pelo que as trotinetas apenas contribuíram com cerca de 6%.

ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

Rúben Semedo na mira do Benfica para a próxima época

O Benfica está de olho no defesa-central dos gregos do Olympiacos para a próxima época. Rúben Semedo foi recentemente chamado à seleção para os jogos de apuramento para o Euro 2020. Segundo o Record, Rúben Semedo está …

Violência, voos cancelados e manifestação com cinco colunas marcam continuação dos protestos na Catalunha

Milhares de manifestantes pró-independência da Catalunha concentram-se esta sexta-feira em Barcelona para protestar contra a condenação pelo Tribunal Supremo espanhol dos 12 dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da Catalunha em 2017. Os manifestantes, organizados …

Morreu Rui Jordão, antigo jogador de Benfica e Sporting

Rui Jordão, antigo avançado que passou pelo SL Benfica e pelo Sporting CP, morreu esta sexta-feira aos 67 anos. O luso-angolano faleceu devido a problemas cardíacos. Internado no Hospital de Cascais devido a um problema cardíaco, …

Rio tentado a recandidatar-se por temer pelo futuro do PSD

O atual líder do PSD, Rui Rio, pondera uma recandidatura ao cargo por temer pelo futuro do partido, escreve o jornal Público esta sexta-feira. Rui Rio pouco ou nada tem revelado sobre a decisão: desde as …

Adiamento do Brexit ainda em cima da mesa. Juncker fala em situação "extremamente complicada"

Apesar de Londres ter chegado a acordo com Bruxelas, o acordo ainda não passou pelo Parlamento britânico. Em cima da mesa continua o adiamento do Brexit. Os líderes mundiais mostram-se agradados e, acima de tudo, aliviados …

O adeus dos campeões. Alverca provoca hecatombe "leonina" na Taça de Portugal

O Sporting deixou-se surpreender pelo Alverca na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Os ribatejanos bateram os 'leões' por 2-0, num jogo em que Varandas admitiu ter ficado envergonhado. A caminhada do Sporting na Taça de …

Rui Pinto encriptou dez discos externos. PJ não consegue descodificá-los

A Polícia Judiciária não consegue aceder a dez discos externos encriptados pelo hacker Rui Pinto. Desta forma, as autoridades podem estar a não conseguir obter provas essenciais à investigação. Em janeiro, as autoridades apreenderam doze discos …

Caso do bebé sem rosto. Médico que fez ecografias já teve pelo menos oito queixas na Ordem

O médico obstetra que fez as ecografias a Rodrigo, o bebé de dez dias que nasceu no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, sem rosto, foi alvo de pelo menos oito queixas na Ordem dos …

Todos os europeus são descendentes de uma mesma pessoa (e é da realeza)

Todos temos um pai e uma mãe biológicos que, por sua vez, tiveram os seus pais biológicos, por isso todos temos dois avôs e duas avós. Se seguirmos a sequência - oito bisavós, dezasseis trisavós, etc …

Miguel Pinto Luz é candidato à liderança do PSD

O vice-presidente da Câmara de Cascais anunciou, esta sexta-feira, que se vai candidatar à liderança do PSD para suceder a Rui Rio. Foi através de um vídeo publicado no YouTube que Miguel Pinto Luz, vice-presidente da …