Há uma “possibilidade real” de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

Tiago Petinga / Lusa

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Jerónimo de Sousa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a “substituição do capitalismo pelo socialismo” como uma “possibilidade real” para a humanidade no século XXI.

“É a substituição do capitalismo pelo socialismo que, no século XXI, continua inscrita como uma possibilidade real e como a mais sólida perspetiva de evolução da humanidade”, afirmou, numa sessão na Voz do Operário, em Lisboa, em que leu durante 20 minutos sem interrupções nem aplausos um discurso de cinco páginas e meia sobre a Comuna de Paris.

A substituição do “capitalismo pelo socialismo” pode ocorrer como uma “possibilidade real” num “prazo histórico mais ou menos prolongado, por vias diversificadas e num processo” com as “redefinições e enriquecimentos de projeto, através da luta de emancipação social e nacional dos trabalhadores e dos povos”, disse, citado pela agência Lusa.

Após os 20 minutos de discurso, os militantes aplaudiram de pé, cantou-se o hino do partido, “Avante, camarada”, e o Hino de Portugal, numa sessão com apenas algumas dezenas de participantes, com máscara, respeitando uma distância de segurança devido à epidemia de covid-19, em que a Comuna de Paris foi dada como exemplo precursor de outras revoluções pelo mundo.

Tomando como exemplo a “impetuosa insurreição” da Comuna, que ergueu “a bandeira vermelha de luta do proletariado” em Paris, o líder dos comunistas percorreu a história do comunismo no Mundo, e lembrou como os acontecimentos em França em 1971 tiveram impacto em Portugal, nos anos seguintes.

Elogiou ainda a experiência da União Soviética, que deixou de existir na década de 1990, e dos países da Europa de Leste, apesar dos “atrasos, erros e deformações que conduziram à sua reversibilidade”.

A URSS e os países socialistas, afirmou, “colocaram o desenvolvimento económico ao serviço da concretização dos direitos dos seus povos”, com a “eliminação do desemprego e da pobreza, a erradicação do analfabetismo”, entre outros objetivos.

José Sena Goulão / Lusa

Ao evocar a Comuna de Paris “e o seu ideal emancipador”, Jerónimo de Sousa salientou também “o significado e o alcance da Revolução de Abril em Portugal”, uma “conquista pelos trabalhadores e o povo português pela liberdade, dos direitos democráticos”.

“Redução acelerada do défice continua a ser a obsessão”

O deputado do PCP Duarte Alves atacou a “obsessão do Governo” com a redução “acelerada” do défice orçamental, algo que, para os comunistas, não deveria ser prioritário no Programa de Estabilidade 2021-2025, divulgado na quinta-feira. O partido exige que o Executivo aproveite, em 2022, as margens orçamentais para combater a crise pandémica.

“Aquilo que transparece [do Programa de Estabilidade] em relação ao défice é que a sua redução acelerada continua a ser a grande obsessão do Governo”, disse, citado pelo ECO, afirmando que esta é a “grande opção orçamental” do Executivo, o que não agrada ao PCP, nomeadamente o objetivo de chegar a 2023 com um défice inferior a 3% do PIB.

O Governo prevê que, após um défice de 5,7% do PIB em 2020, o défice orçamental baixe para os 4,5% do PIB em 2021, o que se traduz numa redução muito menor face ao esperado no OE2021. Nos anos seguintes, as previsões apontam para os 3,2% do PIB em 2022, 2,2% em 2023, 1,6% em 2024 e 1,1% em 2025.

Para o PCP estas são previsões para “agradar a Bruxelas”, não se podendo “esquecer que estamos num cenário de grande incerteza”.

Duarte Alves defendeu que o Governo deve executar as medidas previstas no OE 2021 para ajudar as empresas e os cidadãos a ultrapassar a crise pandémica, apostando no investimento público, no Serviço Nacional de Saúde e na vacinação.

O deputado considerou ainda que “não se deve colocar o défice acima dos problemas” e que o Governo deveria abdicar de mais receita pública para ajudar a economia, originando mais défice. Contudo, considera que tal seria benéfico na medida em que o país recuperaria de forma mais célere.

ZAP ZAP / Lusa //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Deus o perdoe tio Jerónimo que nãos abe o que diz, está á vista que os portugueses gostam tanto do comunismo que o PCP cada vez tem menos votos e os sindicatos afetos a caixa de ressonância do PCO a CGTP cada vez tem menos sindicalizados.

RESPONDER

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …

Joe Exotic implora que o tirem da prisão. Sofre de um cancro na próstata

A estrela de Tiger King, Joe Exotic, revelou que tem cancro de próstata e voltou a pedir a sua libertação da cadeia. Joseph Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, está a cumprir pena de prisão depois …

Ryanair passa de lucro a prejuízo de 815 milhões de euros no último ano

A irlandesa Ryanair revelou hoje que teve um prejuízo de 815 milhões de euros no ano fiscal terminado em 31 de março, contra um lucro de 1.002 milhões de euros no exercício anterior. Na base deste …

Mais duas mortes e 199 novos casos em Portugal. R(t) sobe para 1

Portugal registou esta segunda-feira 199 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas …

"Ameaça emergente". Produção de armas em casa com impressoras 3D deixa polícia em alerta

O alerta surgiu da Europol. Na Europa, estão a ser fabricadas pistolas semiautomáticas em impressoras e teme-se que o fenómeno chegue a Portugal. Os programas podem ser descarregados em plataformas na internet. Segundo avança o Jornal …

Jerónimo acusa Governo de "falta de vontade" para responder à crise

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu que o Governo "tem meios" e só não responde aos problemas concretos causados pela crise sanitária, por lhe "faltar a vontade", dando como exemplo a questão das …

Marcelo Rebelo de Sousa inicia visita oficial à Guiné-Bissau, 32 anos depois de Mário Soares

Marcelo Rebelo de Sousa inicia esta segunda-feira à tarde a sua primeira visita oficial à Guiné-Bissau enquanto Presidente da República, com um programa intenso, que inclui encontros institucionais, com a comunidade portuguesa e uma homenagem …

Rui Pinto gera discórdia no inquérito ao Novo Banco. PSD levanta dúvidas sobre presença do hacker

No centro da discórdia está Rui Pinto, já que os partidos não conseguem chegar a um consenso sobre a convocatória do hacker para a comissão de inquérito ao Novo Banco. A sua presença será discutida …