Triplex que “tramou” Lula da Silva leiloado por 500 mil euros

O apartamento que o juiz Moro atribui ao antigo presidente e que foi motivo da sua prisão foi vendido à empresa Guarujapar, com sede em Brasília.

O apartamento da discórdia, considerado pela justiça brasileira como suborno pago ao ex-Presidente Lula da Silva, condenado a mais de 12 anos de prisão por corrupção, foi leiloado esta terça-feira na internet por 2,2 milhões de reiais, cerca de 500 mil euros.

O imóvel – que inclui o 16º, 17º, e o 18º andares num total de 215 metros quadrados no Condomínio Solaris, na praia do Guarujá, no litoral do estado de São Paulo – foi arrematado no último lance do dia, às 17h55, hora de Lisboa.

Foi registada apenas uma proposta de compra para o apartamento, cinco minutos antes do horário definido pelo site do leilão, embora a página tenha registado mais de 50 mil acessos. No site é também possível verificar que o potencial interessado na aquisição, cuja identidade não é revelada, acedeu à página a partir da capital brasileira, Brasília.

Enquanto a documentação do apartamento não está totalmente resolvida, o triplex mantém-se em nome da OAS, uma construtora acusada de o ter oferecido a Lula em troca de favores na concessão de contratos públicos com a empresa estatal Petrobras.

O juiz Sergio Moro condenou Lula pela posse do apartamento a nove anos e seis meses, uma pena ampliada em segunda instância para 12 anos e um mês. O juiz da Lava-Jato havia determinado no dia 29 de janeiro a realização de um leilão público que só agora teve interessados.

Os 2,2 milhões de reais, valor mínimo estipulado pelo leilão, corresponde exatamente ao total de subornos atribuídos ao ex-Presidente (entre 2003 e 2010), segundo os procuradores, na renovação do apartamento.

Lula da Silva, de 72 anos, começou a cumprir a sentença de prisão no início de abril em Curitiba. O antigo Presidente diz estar inocente e alega que não há provas concretas de que o apartamento lhe era destinado.

Segundo a leiloeira, o apartamento, de 297 metros quadrados, tem quatro quartos, piscina e churrasqueira e localiza-se em Guarujá, uma estância balnear perto de São Paulo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Netflix está a ser processada por causa de "Bandersnatch"

O episódio interativo de Black Mirror, que estreou no final do ano passado, não agradou à Chooseco, a editora responsável pela série de livros Escolhe a tua Aventura. A 28 de dezembro estreou o mais recente …

Piloto belga "admitiu" ter assassinado o secretário-geral da ONU em 1961

Dag Hammarskjöld, secretário-geral da ONU, morreu na queda de um avião quando tentava negociar a paz no Congo, e o desastre continua a ser investigado até hoje É um mistério com mais de cinco décadas cujo …

Acordo para o Brexit chumbado. Plano de May esmagado no Parlamento

O Parlamento britânico chumbou, por uma esmagadora maioria, o acordo de saída da União Europeia negociado pela primeira-ministra Theresa May. O líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, aproveitou a derrota histórica de May para …

Senador italiano chamou “orangotango” a antiga ministra e foi condenado a pena suspensa

A justiça italiana condenou esta segunda-feira o senador da extrema direita Roberto Calderoli a 18 meses de prisão, com pena suspensa, por comparar, em 2013, a ministra da Integração, Cécile Kyenge, com um "orangotango". O tribunal …

Num restaurante do Dubai, deixar comida no prato dá multa (e é mais cara que a refeição)

Com o Dubai a tornar-se mais consciente do desperdício de alimentos, um restaurante lembrou-se de uma maneira de fazer com que os clientes não deixem comida no prato. O restaurante Gulou Hotpot, em Al Barsha, uma …

Roma e a Igreja em guerra milionária por causa das moedas da Fontana di Trevi

As moedas que os turistas lançam à Fontana di Trevi, um dos rituais mais populares entre quem visita Roma, está a causar problemas na relação entre a Igreja e a capital italiana. A câmara de Roma …

Frente Comum marca greve nacional da função pública

Os sindicatos da Frente Comum da Administração Pública decidiram marcar uma greve nacional para o dia 15 de fevereiro, anunciou Ana Avoila no final de um plenário realizado esta terça-feira em Lisboa. “Foi decidido marcar um …

A Coreia do Norte já não é "inimiga" da Coreia do Sul

A Coreia do Sul deixou de apelidar os militares norte-coreanos de "inimigos" no documento bienal da Defesa divulgado esta terça-feira, num aparente esforço para prosseguir a reconciliação com Pyongyang. O documento oficial do Ministério da Defesa …

Tsipras enfrenta voto de confiança no parlamento grego

O primeiro-ministro grego enfrenta uma semana crucial com o pedido de um voto de confiança no parlamento, cujo debate se inicia esta terça-feira, ou a perspetiva de eleições antecipadas, após a rutura da coligação governamental …

Marina Gross é a única americana que sabe o que Trump e Putin disseram (e os democratas querem ouvi-la)

A tradutora do Departamento de Estado norte-americano foi a única pessoa presente no encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin. Agora, os democratas querem ouvi-la. Marina Gross é a tradutora do Departamento de Estado norte-americano e …