Trilobites com 490 milhões de anos podem resolver um quebra-cabeças geográfico antigo

4

Esta descoberta pode ajudar a descobrir mais dados sobre a história geográfica das outras áreas onde as trilobites foram encontradas que tenham rochas difíceis de datar.

As humildes trilobites, embora extintas há muito tempo, ainda têm muito para nos ensinar sobre a história do nosso planeta.

De facto, estes artrópodes antigos – incluindo 10 espécies recém-descobertas — que viveram há quase 500 milhões de anos — podem conter as peças que faltam no quebra-cabeça sobre como a Tailândia se encaixava no antigo supercontinente de Gondwana.

Um novo estudo publicado na Papers in Palaeontology revela que foram descobertos fósseis de trilobites em rochas vulcânicas numa região pouco estudada da Tailândia, Ko Tarutao, numa camada de rocha verde, designada tufo, que é formada quando as cinzas de erupções se depositam no fundo do mar e são gradualmente comprimidas em rocha sólida.

Dentro do tufo, foram encontrados cristais de zircão, um mineral quimicamente estável e resiliente, que contêm átomos de urânio, que gradualmente se decompõem e se transformam em átomos de chumbo.

Como resultado, os investigadores puderam usar técnicas de isótopos radioativos para datar o zircão e, assim, a idade da erupção que levou à formação do tufo e dos fósseis de trilobites nela contidos.

kevinzim / Flickr

As humildes trilobites podem conter as peças que faltam no quebra-cabeça sobre como a Tailândia se encaixava no antigo supercontinente de Gondwana

Descobriu-se que as trilobites datam de há cerca de 490 milhões de anos, durante o período Cambriano tardio, tornando a tufa um achado raro. “Não há muitos lugares no mundo com isso. É um dos intervalos de tempo menos datados na história da Terra”, disse o coautor Nigel Hughes em um comunicado.

Além de descobrirem 10 novas espécies de trilobites no tufo, os cientistas encontraram 12 tipos de trilobites que nunca tinham sido descobertos na Tailândia, mas foram encontrados em outros lugares.

Juntamente com a datação do tufo, isso pode fornecer pistas sobre onde a região estaria em relação a outros países quando todos faziam parte de Gondwana, o antigo supercontinente.

“Agora podemos conectar a Tailândia a partes da Austrália, uma descoberta realmente empolgante”, explicou a autora principal do estudo, Shelly Wernette. Isso sugere que a região que se tornou a Tailândia moderna estava nas margens externas de Gondwana.

Espera-se que esta descoberta possa ajudar a fornecer mais informações sobre a história geográfica das outras áreas onde as trilobites foram encontradas, mas onde as rochas têm sido difíceis de datar, revela o IFLScience.

“Os tufos permitirão não apenas determinar a idade dos fósseis que encontramos na Tailândia, mas entender melhor partes do mundo como China, Austrália e até América do Norte, onde fósseis semelhantes foram encontrados em rochas que não podem ser datadas”, explica Wernette.

ZAP //

4 Comments

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo reparo.
      Apesar de em português de Portugal as duas expressões “trilobitas” e “trilobites” serem sinónimos gerais, o termo “trilobites” é o mais usado na comunidade científica, pelo que alterámos a formulação usada no artigo para a que sugere.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.