Tribunal do PSD “desautoriza” Rio e devolve o poder às concelhias

1

José Coelho / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

O Conselho de Jurisdição Nacional do PSD decidiu que Rui Rio violou os estatutos do partido quando apostou em candidatos às eleições autárquicas contra as indicações das concelhias. Assim, o chamado Tribunal do PSD devolve o poder de decisão às concelhias.

Em causa estão as escolhas dos candidatos do PSD às Câmaras de Barcelos, Lourinhã e Castelo Branco. Rui Rio não acatou as indicações das respectivas concelhias e a direcção nacional fez as suas próprias escolhas.

Essa decisão viola os estatutos do PSD, conforme concluiu o Conselho de Jurisdição Nacional, segundo cita o Correio da Manhã (CM).

O secretário-geral do PSD e coordenador nacional autárquico, José Silvano, contesta a decisão, considerando que “a direcção nacional tem o direito de indicar outro candidato quando não aprova o nome proposto pela concelhia”, conforme declarações ao CM.

Mas o que é certo é que o Tribunal do PSD decidiu convidar as concelhias a aprovarem os nomes indicados por Rio ou a proporem outros candidatos. Assim, não invalida as escolhas feitas por Rio para “não prejudicar os candidatos que já estão no terreno”, como destaca o CM.

O prazo para a entrega das listas termina a 2 de Agosto próximo e, portanto, o mais provável é que as concelhias mantenham os candidatos escolhidos à sua revelia.

Em Barcelos, é isso mesmo que vai acontecer e o líder da distrital de Braga, Paulo Cunha, garante ao CM que “a concelhia está empenhada com a candidatura de Mário Constantino”, o nome escolhido por Rio.

Na Lourinhã, a questão nem se coloca porque a concelhia que contestou a escolha de Rio, Hernâni Santos, demitiu-se em bloco, e os actuais dirigentes estão ao lado do candidato do presidente do PSD.

Já em Castelo Branco, o caso muda de figura, uma vez que a campanha de João Belém, o eleito de Rio, não mobiliza as estruturas locais do PSD.

De notar que estas três Câmaras estão nas mãos do PS e, portanto, o PSD tem como desafio “roubar” o poder aos socialistas.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.