Tribunal europeu classifica Uber como empresa de transportes

O Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu, esta quarta-feira, que a Uber é uma empresa de transportes e, como tal, tem de cumprir com a legislação em vigor no setor.

O Tribunal Europeu de Justiça considera que a Uber tem de ser regulada como um serviço de transporte. De acordo com o comunicado, a Uber “não se limita a um serviço de intermediação” a estabelecer a ligação entre “um motorista não profissional que utiliza o seu próprio veículo e uma pessoa que pretende efetuar uma deslocação urbana”.

A Uber passa, assim, de uma empresa digital para uma empresa de táxis tradicional pelo que deverá cumprir as regras estabelecidas no setor. “Os Estados membros podem, assim, regular as condições para proporcionar esse serviço”, afirma o Tribunal.

Segundo os juízes, este serviço de intermediação prestado pela Uber “deve ser entendido como parte integrante de um serviço geral cuja característica principal é o transporte e deve ser, por isso, classificado como um ‘serviço que atua na área dos transportes’ e não enquanto um serviço de informação prestado à sociedade”.

Os países europeus nos quais a Uber opera têm, desta forma, liberdade para imporem regras mais pesadas, em conformidade com o veredito do Tribunal de Justiça da UE.

Esta decisão é o resultado de anos de lutas entre as associações de táxis e a empresa, liderada por Dara Khosrowshahi. Na origem do processo está uma ação, de 2014, por uma associação de táxis de Barcelona, a Elite, que defendeu que a Uber teria de ter as licenças e acreditações previstas no regulamento para poder operar na cidade espanhola.

De acordo com a Sábado, um porta-voz da Uber, citado pela Reuters, afirma que a decisão não deverá ter impacto imediato no funcionamento da Uber na Europa, onde, na maioria dos países, opera segundo as leis locais de transportes.

“É apropriado regular os serviços como a Uber e por isso continuaremos a dialogar com as cidades em toda a Europa. É esta a abordagem que vamos tomar para assegurar que todos podem ter uma viagem de confiança carregando num botão”, conclui.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dia com menos mortes desde 28 de outubro. Mais 830 novos infetados

Há mais 830 casos de covid-19 em Portugal. A Direção-Geral da Saúde indica que há agora 1708 doentes com covid-19 internados, menos 119 do que na quarta-feira. O número de doentes nos cuidados intensivos está …

Concelhia do PSD/Sintra tenta contornar Santana (e já aprovou um nome)

Enquanto a direção nacional do PSD tenta convencer Pedro Santana Lopes, a estrutura do PSD/Sintra aprovou o nome de António Pinto Pereira como candidato. Esta quarta-feira, a concelhia do PSD/Sintra aprovou o nome de António Pinto …

TAP com novo voo do Brasil para Portugal a 11 de março

A Embaixada de Portugal em Brasília anunciou, esta quarta-feira, que se irá realizar, a 11 de março, um novo voo entre São Paulo e Lisboa, em "condições inteiramente idênticas" às da viagem de repatriamento ocorrida …

Campos de reeducação servem para reduzir o número de uigures, diz estudo chinês

Um relatório chinês confirma que os campos de reeducação para onde o Governo envia os uigures da província de Xinjiang têm como objetivo diminuir a população uigur. O documento foi publicado acidentalmente online Depois de uma …

Merkel cede e aceita levantamento progressivo das medidas. França estima que situação melhore em abril

A chanceler alemã, Angela Merkel, aceitou na quarta-feira um levantamento progressivo das restrições contra a pandemia na Alemanha, cedendo a um descontentamento crescente na opinião e no próprio governo a sete meses das eleições legislativas. Ao …

Não tem de "haver culpados" no incêndio que matou cães em Santo Tirso, diz Governo

A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, defendeu ontem que “não tem de haver culpados” no incêndio de julho de 2020 que vitimou mais de 70 animais em dois abrigos ilegais em Santo …

Diagnóstico de grupo de peritos confirma cenário negro na Saúde Pública

A Comissão para a Elaboração da Proposta de Reforma da Saúde Pública e Sua Implementação pinta um retrato negro do estado da Saúde Pública em Portugal. Em fevereiro do ano passado, a ministra Marta Temido nomeou …

"Raciocínio Neandertal". Biden critica fim das máscaras obrigatórias no Texas

O Presidente norte-americano criticou, esta quarta-feira, a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara, classificando-a de "raciocínio Neanderthal". "Estamos à beira de ser capazes de mudar fundamentalmente a natureza …

Joacine já exonerou quatro assessores desde que saiu do Livre

Silavnia de Barros e Inês Beleza Barreiros saíram do gabinete de Joacine Katar Moreira. A deputada não-inscrita já exonerou quatro assessores desde que se desvinculou do Livre. Esta quarta-feira, um despacho publicado em Diário da República …

Redução da renda, mais apoio e menos burocracia. As propostas do PCP para ajudar pequenos empresários

O PCP vai entregar quatro propostas e um projeto de lei para que o Governo adote medidas para auxiliar as pequenas e médias empresas após ouvir as queixas dos pequenos e médios empresários. De acordo com …