Tribunal emite mandado de captura para ex-primeira-ministra da Tailândia

worldeconomicforum / Flickr

Yingluck Shinawatra, ex-primeira-ministra da Tailândia

A antiga primeira-ministra tailandesa esteve, esta sexta-feira, ausente da leitura da sentença, o que levou o tribunal a emitir um mandado de captura, anunciou o Supremo Tribunal da Tailândia.

“O advogado disse que Yingluck Shinawatra está doente e que pede para adiar a sentença (…) O tribunal não acredita que ela esteja doente (…) e decidiu emitir um mandado de captura”, disse o juiz de Cheep Chulamon.

O julgamento da ex-primeira-ministra da Tailândia, acusada de negligência, começou em janeiro de 2016 em Banguecoque.

Milhares de apoiantes de Shinawatra estavam concentrados no exterior do Supremo Tribunal, onde se encontravam também mais de quatro mil elementos das forças de segurança, indicou a agência France Presse.

O tribunal adiou a leitura da sentença, na sequência da ausência de Yingluck Shinawatra, que incorre numa pena de dez anos de prisão.

Entretanto, um alto responsável do partido a que pertence a antiga governante afirmou que Shinawatra abandonou o país para evitar um processo judicial. “Ela já não está cá, partiu na quarta-feira”, disse a fonte do Pue Thai, que pediu para não ser identificado.

Antes, a imprensa de Banguecoque noticiava que a ex-PM tinha abandonado o país, num voo com destino a Singapura, para evitar a sentença. Segundo o jornal Khaosod, a antiga chefe do governo encontra-se em Singapura na companhia do irmão mais velho que foi ministro e que já tinha abandonado a Tailândia em 2008 para evitar uma pena de dois anos de prisão.

Yingluck foi acusada de responsabilidade nas falhas de supervisão de um plano de ajudas alimentares (arroz) que, segundo a comissão anti-corrupção, causou prejuízos de 17.100 milhões de euros ao Estado, além de ter fomentado a corrupção. A ex-governante tem afirmado que está inocente e que está a ser “vítima” de um “jogo político”.

Yingluck venceu as eleições gerais de 2011, como líder de um dos partidos políticos fundados pelo irmão, Thaksin, tendo sido deposta poucos dias antes do golpe de Estado militar de maio de 2014, na sequência de uma polémica decisão do Tribunal Constitucional.

As plataformas políticas ligadas a Thaksin, deposto em 2006, tinha vencido todas as eleições desde 2001 graças ao apoio do eleitorado rural do nordeste, apesar da oposição ligadas aos setores monárquicos e militares do país.

A Tailândia enfrenta uma profunda crise política há mais de uma década, marcada por protestos anti-governamentais e períodos ditatoriais encabeçados pelo Exército.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ah!!!!! Eu quero aplaudir!!!! Eles tambem “dão de frosques”. Oh abre, daqui me sirvo. Com licença quero passar, Ai que aqui eu não me sinto mesmo nada bem!!!!

RESPONDER

Menos uma estrela Michelin. Restaurante São Gabriel vai fechar

O restaurante São Gabriel, em Almancil, com uma estrela Michelin, vai encerrar, depois de ter sido vendido, anunciou através das redes sociais o seu chefe executivo, Leonel Pereira. Numa publicação na sua página do Facebook, o …

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …