Tribunal Constitucional perdeu caixa com assinaturas do RIR de Tino de Rans

Fernando Veludo / Lusa

Presidenciais: apresentação da candidatura de Tino de Rans

Vitorino Silva ou Tino de Rans, como é mais conhecido, apanhou um valente susto quando descobriu que o Tribunal Constitucional perdeu uma caixa com assinaturas para a legalização do seu partido, o RIR. Depois de descoberta a caixa e de legalizado o RIR, Tino quer agora ser “a voz do povo” no Parlamento.

É em entrevista à agência MadreMedia que Tino de Rans revela que o Tribunal Constitucional (TC) só encontrou ” oito mil e tal” das “mais de 10.500 assinaturas” que entregou para legalizar o RIR. A caixa perdida “estava ali para um cantinho do TC“, relata Tino, salientando que chegou a temer ter-se enganado ou ter sido ele próprio a perder a caixa.

O equívoco acabou por se resolver e o RIR foi aceite como partido pelo TC, podendo assim concorrer às eleições legislativas de 6 de Outubro.

O objectivo de Tino de Rans é, agora, conseguir um lugar no Parlamento como deputado, para ser “a voz do povo”.

Criticando que temos “uma democracia inquinada” e “fictícia”, Tino de Rans lamenta que os pequenos partidos não tenham tido lugar nos debates antes das legislativas. “Se fosse líder do PS ou do PSD, tinha vergonha de debater só com 4 ou 5 partidos“, constata na entrevista, frisando que seria “a mesma coisa do que se o Porto, o Benfica e o Sporting só jogassem entre eles e tivessem medo de jogar contra o Famalicão – que actualmente vai em primeiro lugar”.

“Os grandes não se querem encontrar com os pequenos porque têm medo de perder, os pequenos são imprevisíveis”, diz ainda.

O ex-candidato à Presidência da República também sublinha que “precisamos de um Parlamento com Tino” e de que “precisamos de tino na política”, frisando a importância do “equilíbrio” e notando que quer “ver um bocadinho do povo na primeira fila”. “Eu olho para a primeira fila do Parlamento e não vejo ali povo, povo mesmo”, aponta.

“Minhas sapatilhas estão mais rotas do que as do Costa”

Em mais um recado aos políticos, Tino de Rans refere que “não é só gastar sapatilhas a três dias das eleições”. “Se olhar para as sapatilhas do Costa e para as minhas sapatilhas, percebe facilmente que as minhas estão mais rotas“, nota, constatando que anda “sempre no terreno” e que não o faz “só tipo ave de rapina”.

Quanto aos argumentos do RIR, Tino de Rans repara que o partido cuja sigla é das palavras Reagir, Incluir e Reciclar, tem como grande missão “combater a abstenção”, mobilizando as pessoas para exercerem “o maior património que têm, o direito de voto”.

“Somos um partido sem extremos, somos um partido planetário, sem muros nem fronteiras”, frisa o fundador do RIR, notando que “o símbolo do partido é 360 graus” porque cabem “todos”.

Contando que decidiu entrar na política na “morgue de um hospital”, quando foi confirmar o óbito do irmão mais velho que morreu num acidente e que lhe tinha pedido para “pôr Rans no mapa”.

“Fui para a política contra tudo e contra todos, as pessoas riam-se”, sustenta, realçando que ainda hoje muitos o vêem apenas como “um simples calceteiro”, como se “não pudesse pensar, não pudesse ter ideias”.

Ora, ideias não faltam a Tino de Rans que nota que o RIR defende a regionalização porque “os políticos também têm de investir onde não estão os votos”. Manifestando-se contra o aeroporto no Montijo, Tino promete criar uma Comissão de Protecção da Pessoa Idosa e baixar a idade de voto para os 16 anos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. No dia em que todos decidirem mostrar um cartão bem vermelho aos bandalhos dos nossos políticos e resolverem votar em massa num Tino ou num Bolsonaro ou num outro qualquer palerma é que vai ser bonito. E eu penso que esse dia já esteve mais longe de acontecer.

  2. Fazemos muito bem em confiar nestes juízes…
    Não perdem o rabo porque está sempre alapado na cadeira (tipo lapa)…
    Quanto à cabeça… Para perder é preciso ter, não é verdade?

  3. Faz falta e com urgência alguém que mordinise ponha fim a tanta corrupção mas com o povo a seu lado e não esquecer bons e fiês guarda costas senão já eras.Corrupto como estás não duras muito.Força

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …