Tribunal Constitucional perdeu caixa com assinaturas do RIR de Tino de Rans

Fernando Veludo / Lusa

Presidenciais: apresentação da candidatura de Tino de Rans

Vitorino Silva ou Tino de Rans, como é mais conhecido, apanhou um valente susto quando descobriu que o Tribunal Constitucional perdeu uma caixa com assinaturas para a legalização do seu partido, o RIR. Depois de descoberta a caixa e de legalizado o RIR, Tino quer agora ser “a voz do povo” no Parlamento.

É em entrevista à agência MadreMedia que Tino de Rans revela que o Tribunal Constitucional (TC) só encontrou ” oito mil e tal” das “mais de 10.500 assinaturas” que entregou para legalizar o RIR. A caixa perdida “estava ali para um cantinho do TC“, relata Tino, salientando que chegou a temer ter-se enganado ou ter sido ele próprio a perder a caixa.

O equívoco acabou por se resolver e o RIR foi aceite como partido pelo TC, podendo assim concorrer às eleições legislativas de 6 de Outubro.

O objectivo de Tino de Rans é, agora, conseguir um lugar no Parlamento como deputado, para ser “a voz do povo”.

Criticando que temos “uma democracia inquinada” e “fictícia”, Tino de Rans lamenta que os pequenos partidos não tenham tido lugar nos debates antes das legislativas. “Se fosse líder do PS ou do PSD, tinha vergonha de debater só com 4 ou 5 partidos“, constata na entrevista, frisando que seria “a mesma coisa do que se o Porto, o Benfica e o Sporting só jogassem entre eles e tivessem medo de jogar contra o Famalicão – que actualmente vai em primeiro lugar”.

“Os grandes não se querem encontrar com os pequenos porque têm medo de perder, os pequenos são imprevisíveis”, diz ainda.

O ex-candidato à Presidência da República também sublinha que “precisamos de um Parlamento com Tino” e de que “precisamos de tino na política”, frisando a importância do “equilíbrio” e notando que quer “ver um bocadinho do povo na primeira fila”. “Eu olho para a primeira fila do Parlamento e não vejo ali povo, povo mesmo”, aponta.

“Minhas sapatilhas estão mais rotas do que as do Costa”

Em mais um recado aos políticos, Tino de Rans refere que “não é só gastar sapatilhas a três dias das eleições”. “Se olhar para as sapatilhas do Costa e para as minhas sapatilhas, percebe facilmente que as minhas estão mais rotas“, nota, constatando que anda “sempre no terreno” e que não o faz “só tipo ave de rapina”.

Quanto aos argumentos do RIR, Tino de Rans repara que o partido cuja sigla é das palavras Reagir, Incluir e Reciclar, tem como grande missão “combater a abstenção”, mobilizando as pessoas para exercerem “o maior património que têm, o direito de voto”.

“Somos um partido sem extremos, somos um partido planetário, sem muros nem fronteiras”, frisa o fundador do RIR, notando que “o símbolo do partido é 360 graus” porque cabem “todos”.

Contando que decidiu entrar na política na “morgue de um hospital”, quando foi confirmar o óbito do irmão mais velho que morreu num acidente e que lhe tinha pedido para “pôr Rans no mapa”.

“Fui para a política contra tudo e contra todos, as pessoas riam-se”, sustenta, realçando que ainda hoje muitos o vêem apenas como “um simples calceteiro”, como se “não pudesse pensar, não pudesse ter ideias”.

Ora, ideias não faltam a Tino de Rans que nota que o RIR defende a regionalização porque “os políticos também têm de investir onde não estão os votos”. Manifestando-se contra o aeroporto no Montijo, Tino promete criar uma Comissão de Protecção da Pessoa Idosa e baixar a idade de voto para os 16 anos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. No dia em que todos decidirem mostrar um cartão bem vermelho aos bandalhos dos nossos políticos e resolverem votar em massa num Tino ou num Bolsonaro ou num outro qualquer palerma é que vai ser bonito. E eu penso que esse dia já esteve mais longe de acontecer.

  2. Fazemos muito bem em confiar nestes juízes…
    Não perdem o rabo porque está sempre alapado na cadeira (tipo lapa)…
    Quanto à cabeça… Para perder é preciso ter, não é verdade?

  3. Faz falta e com urgência alguém que mordinise ponha fim a tanta corrupção mas com o povo a seu lado e não esquecer bons e fiês guarda costas senão já eras.Corrupto como estás não duras muito.Força

RESPONDER

Há 285 novos casos de covid-19 (97% são em Lisboa)

A região de Lisboa continua a registar o maior número de novos casos de covid-19 registados no país. A Direcção Geral de Saúde (DGS) anuncia hoje 31.292 infectados com o coronavírus, mais 285 do que …

Com bens arrestados e a filha a pagar contas, é quase impossível cobrar multa de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

O Tribunal Constitucional confirmou a multa de 3,7 milhões de euros que foi aplicada pelo Banco de Portugal ao banqueiro Ricardo Salgado, mas é quase impossível cobrar esse valor. O ex-presidente do BES tem os …

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …

O Banif deixou de ser um banco em 2015, mas continua sem haver relatório obrigatório por lei

Os credores aguardam há quatro anos e meio que seja divulgado o relatório que diga qual a percentagem de recuperação a que têm direito por lei. A 20 de dezembro, completaram-se quatro anos desde que o …

FC Porto revela tempo mínimo de paragem de Marcano

O futebolista Iván Marcano, que sofreu uma uma rotura do ligamento cruzado, vai ficar afastado dos revelados pelo menos durante três meses. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto …

Num voo histórico, Space X lança esta quarta-feira astronautas da NASA para o Espaço

A Space X vai lançar esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. Este voo tripulado será certamente histórico, assinalando momentos importantes quer para a agência espacial norte-americana quer para a empresa de Elon …

Crise no PSG. Mbappé e Di Maria dispensam 70% do salário, Neymar não abdica de um euro

Visando minimizar os impactos financeiros da covid-19, o PSG reuniu com a equipa para discutir uma redução salarial. De acordo com o francês Le Figaro, não houve consenso: Mbappé e Di Maria estão dispostos a …