Tribunal alemão vai decidir se tirar comida de caixotes do lixo é roubo

O Tribunal Constitucional Federal alemão vai pensar e decidir sobre uma questão insólita: se tirar comida de caixotes de lixo é ilegal.

O caso surgiu por causa de duas estudantes que, no ano passado, foram multadas por terem retirado fruta, legumes e outros géneros de um contentor do supermercado Edeka, perto de Munique.

Em 28 de junho de 2018, Franziska Stein, de 26 anos, e Caroline Krüger, de 28, foram apanhadas pela polícia com mochilas cheias de comida proveniente de um contentor cuja fechadura tinham acabado de forçar. Logo na altura foram obrigadas a repôr os géneros no lixo. A seguir foram levadas a tribunal e condenadas a pagar 223 euros cada uma, mais trabalho comunitário.

Esse primeiro veredito teve recurso para o tribunal superior da Baviera, que agora o confirmou. As duas mulheres vão recorrer para a instância judicial última do país. Embora tecnicamente o que fizeram seja roubo, pois os conteúdos do lixo são propriedade de quem o produziu até serem levados pelas equipas de recolha, muita gente acha que quando se trata de dar uma utilidade a algo que vai ser destruído essa regra não conta.

Outros argumentos têm a ver com os elevados custos que o tratamento do lixo implica e com a quantidade de gente que sofre com não ter alimentação adequada. É possível que o caso leve a uma alteração da lei.

Ao Bundestag já chegou uma petição nesse sentido e, a concretizar-se, não seria inédito, de acordo com o semanário Expresso. Em Franca, por exemplo, desde 2016 que é obrigatório os supermercados acima de 400 metros quadrados coordenarem-se com ONGs que distribuem comida para aproveitar os géneros que já não vão ser vendidos.

Noutros países também existem programas, obrigatórios ou voluntários. Porém, nesses lugares, o desperdício de comida continua a existir, estimando-se em muitos milhões de toneladas anuais.

ZAP //

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. CRIME deveria ser os supermercados jogarem comida boa para o lixo e não dar chance às pessoas necessitadas de puderem usufruir de algo que já é considerado lixo e que nem sequer podem vender nem lucrar.
    Quanta comida já vi eu, que acabou a suposta data de validade e estava boa? Aliás, eu como comida fora da validade se verificar que está em condições!
    NÃO AO DESPERDÍCIO!!!

  2. São consequências do sistema neoliberal que impõe aos cidadãos Europeus o desemprego e a miséria, obrigando as pessoas a atitudes desesperadas (como parece ser este caso), para conseguirem sobreviver.

    É também importante referir que comer do lixo ou retirar comida do lixo para consumo, é também uma prática que está a ser incentivada pelos neoliberais através da chamada economia circular, que recentemente tem sido divulgada como algo moderno e na moda, mas nada mais é do que impedir os cidadãos de ter acesso a bens de consumo e alimentares com qualidade e segurança, enquanto a oligarquia e a sua classe média continuam a usufruir comodamente desses bens e produtos.

RESPONDER

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …