Tribunal condena criador do maior site pirata português

B!T

-

Luís Ferreira, criador do site pirata BTuga, foi condenado a oito meses de pena suspensa pelo segundo juízo do Tribunal Criminal de Lisboa.

A sentença foi convertida numa multa que chega aos 12600 euros mas o caso ainda pode vir ter recurso. Em vez de cumprir prisão, o réu terá assim de pagar um total de 12600 euros, um valor resultante da soma de 190 dias de multa aos oito meses de pena de prisão suspensa, que também foram convertidos em 230 dias de multa. A cada dia de multa foram aplicados 30 euros.

O processo foi interposto por diversas associações que representam produtores de vídeos, editoras de música e representantes de intérpretes. De acordo com a acusação, a atividade do BTuga teve efeitos negativos nas vendas de filmes e músicas em Portugal e as indemnizações teriam em vista indemnizar os autores e produtores pelas licenças e cópias legais que não foram vendidas no período em que o site pirata operou na Internet.

O Tribunal Criminal de Lisboa apenas deu por provada a acusação de usurpação de três ficheiros e por isso não poderia dar provimento ao pedido de indemnização, pois as perdas provocadas pela distribuição dos três ficheiros não terão tido dimensão suficiente para serem levadas em conta.

“O Luís considera que não cometeu nenhum crime. Vamos analisar a sentença e tomar uma decisão sobre um eventual recurso”, esclareceu Alexandra Mota Gomes, a advogada de Luís Ferreira, mostrando-se satisfeita com o desfecho do julgamento relativamente a pedidos de indemnização.

“É o único processo do género a correr nos tribunais em Portugal. Já tinham sido aplicadas sentenças a utilizadores que partilharam ficheiros na Internet, mas nunca tinha sido aplicada uma sentença a um gestor de um site que usava tecnologia de torrents. E contam-se pelos dedos os casos nestas condições que foram julgados e considerados culpados nos tribunais desse mundo fora”, diz Eduardo Simões, diretor da Associação Fonográfica Portuguesa.

Eduardo Simões considera o desfecho positivo mas expressa a convicção de que a sentença proferida num tribunal de primeira instância não acaba com este processo e admite que possam ser apresentados recursos.

O Tribunal Criminal de Lisboa recordou que foram contabilizados mais de 166 mil euros na conta bancária de Luís Ferreira e deu como provado que este facilitou a partilha de ficheiros sem a autorização de editores e autores, e também que assumia funções de análise e seleção das obras distribuídas no BTuga.

O BTuga, maior site de partilha de ficheiros português da década passada, foi encerrado em 2007 após ação das autoridades. Este caso teve origem numa queixa apresentada pelas associações Audiogest, AFP, GDA, GEDIPE, FEVIP, e SPA.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Aprovado prolongamento do prazo para entrega de teses de mestrado e doutoramento

O parlamento aprovou esta segunda-feira uma proposta de aditamento ao OE2021 que permite que seja prorrogado até ao final do ano letivo o prazo de entrega e apresentação das teses de mestrado e doutoramento. “É prorrogado, …

Chinês de 105 anos quebra recorde do Guinness. É a pessoa mais velha do mundo a voar de parapente

Yu Te-Hsin, um homem chinês de 105 anos, quebrou o recorde do Guinness e tornou-se a pessoa mais velha a voar de parapente. Durante a passada primavera, Yu Te-Hsin, de 105 anos, foi fazer um piquenique …

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …