Tribunal Arbitral do Desporto trava suspensão de Luís Filipe Vieira

Manuel de Almeida / Lusa

Luís Filipe Vieira

Luís Filipe Vieira

O Tribunal Arbitral do Desporto decidiu suspender a pena de 60 dias de suspensão imposta ao presidente do Benfica pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, informou esta quinta-feira o clube encarnado.

“O Sport Lisboa e Benfica foi ontem [quarta-feira] notificado pelo TAD da procedência da providência cautelar que o presidente do SLB apresentou sobre a sanção disciplinar de suspensão por 60 dias proferida pelo acórdão de 15 de novembro do Conselho de Disciplina da FPF”, pode ler-se em comunicado.

De acordo com o Benfica, o TAD julgou procedentes as “razões invocadas” por Luís Filipe Vieira na apresentação da sua providência cautelar, determinando “a suspensão imediata do ato decisório”.

“Face a esta deliberação o presidente do Sport Lisboa e Benfica assume no imediato a plenitude dos seus direitos no exercício das suas funções”, referem ainda os encarnados.

A suspensão de Luís Filipe Vieira, decretada a 15 de novembro pelo Conselho de Disciplina da FPF, visava sancionar o dirigente por alegadamente lesar a honra de João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF.

Vieira estava acusado de, no final do empate do Benfica na receção ao Vitória de Setúbal (1-1), da segunda jornada da I Liga, disputado em 21 de agosto, ter contestado a nomeação do árbitro Manuel Oliveira, da associação do Porto, para este encontro.

O CD deu então como provado que o presidente do Benfica “confrontou” João Ferreira, tendo questionado a escolha de um árbitro que “tinha roubado três penáltis ao Benfica na época passada”.

O CD entendeu que a abordagem do dirigente encarnado formulava “um juízo depreciativo e injurioso” que violava “a dignidade e a honra profissionais” do agente de arbitragem e da “competição desportiva”.

“Cria um manto de suspeição sobre a atuação do árbitro e do próprio CA, quando se questiona sobre os critérios da sua nomeação, fazendo pairar sobre o mesmo a intenção de alterar a verdade desportiva”, justificou então o CA.

O facto de Luís Filipe Vieira ser reincidente nesta infração, pela qual já foi punido em 2013/14 e 2015/16 duplicou as penas, tendo ainda sido imputado ao presidente do Benfica o pagamento das custas do processo, num total de 408 euros.

No próprio dia em que foi anunciada a suspensão, o Benfica anunciou o recurso para o TAD, considerando que o acórdão do CD da FPF continha “erros graves”.

“No entendimento da Benfica SAD e do seu presidente do conselho de administração, o acórdão do CD da FPF revela erros graves e notórios na apreciação da prova, valorizando quase em exclusivo o depoimento de uma das testemunhas em detrimento das demais arroladas quer pela própria acusação, quer pela defesa”, podia ler-se no comunicado que o Benfica divulgou no seu site oficial.

No comunicado, o presidente do Benfica recusou ter proferido “quaisquer expressões injuriosas ou grosseiras”, limitando-se a questionar “os critérios do Conselho de Arbitragem da FPF que haviam determinado a nomeação de tal árbitro”.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A pseudojustiça desportiva, para alguns (ir)responsáveis dos grandes clubes, é uma autêntica anedota, normalmente, a montanha pare um rato por isso, quando surge uma notícia a dizer que determinado dirigente foi punido… estamos a assistir, ao primeiro ato de uma péssima peça de Teatro, vergonhoso…

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …