Tribunal acusa Flynn de “ter vendido” os Estados Unidos, mas adia condenação

Jim Lo Scalzo / EPA

Michael Flynn, antigo conselheiro de segurança de Donald Trump

Um tribunal norte-americano aceitou adiar a condenação de Michael Flynn, antigo conselheiro de Segurança Nacional de Trump, que admitiu ter mentido ao FBI durante a investigação sobre a alegada interferência russa nas eleições presidenciais de 2006 , para março do próximo ano.

O juiz Emmet Sullivan, que conduziu a audiência nesta terça-feira, criticou duramente a conduta do antigo conselheiro presidencial e general reformado, acusando-o de ter traído os Estados Unidos.

“Não vou esconder a repugnância e o desprezo que sinto perante esta ofensa criminal. [Mentir ao FBI e à Casa Branca] vai contra tudo o que aquela bandeira significa”, lamentou o juiz, citado pelo jornal Público. “Indiscutivelmente, vendeu o seu país”, atirou.

Apesar das fortes acusações, o juiz aceitou o pedido da defesa de Flynn, que solicitou mais tempo para que o antigo general conseguisse terminar a sua colaboração com a investigação e os promotores norte-americanos, reporta a agência Reuters.

Contudo, o magistrado disse não descartar uma moldura penal que implique prisão. “Não lhe posso garantir que não receberá uma sentença de encarceramento”, disse.

Sullivan impôs restrições de viagens ao antigo conselheiro presidencial, ordenando que entregasse o seu passaporte e que obtivesse uma autorização judicial antes de se deslocar para qualquer área fora de Washington.

À luz da constituição dos Estados Unidos, mentir ao FBI é crime passível de ser punido com uma pena máxima de cinco anos de prisão. No entanto, e tendo em conta os termos de acordo que Flynn selou com o procurador-geral Robert Muller, o antigo conselheiro fica elegível apenas para uma detenção entre os zero e os seis meses.

O general reformado apoiou Trump durante a campanha, mas as suas relações de proximidade com os russos suscitaram reservas. Acabou por se demitir, em fevereiro de 2017, após informações de que teria enganado o vice-presidente, Mike Pence, e outros funcionários sobre os seus contactos com a Rússia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O exercício físico afeta-nos de forma diferente. Um novo estudo explica porquê

Apesar de o exercício físico ser benéfico para toda a gente, não nos afeta da mesma forma. Agora, investigadores podem ter descoberto uma das razões. Uma equipa de cientistas realizou um estudo, no qual 654 adultos …

ESA escolhe a revolucionária EnVision para missão a Vénus

A Agência Espacial Europeia ESA selecionou esta quinta-feira a sonda EnVision para uma missão a Vénus, programada para 2030, com o objetivo de entender como o planeta se tornou um inferno tóxico inabitável. A decisão surge …

Advogado avança com ação judicial para destituir Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vai ter de responder em tribunal numa ação judicial, interposta pelo advogado Jorge Mattamouros, sócio do clube, que visa a sua destituição, revelou esta quinta-feira o Expresso. Segundo o …

Dados enviados para a Rússia. Medina pediu auditoria a outras manifestações em Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, anunciou hoje que pediu uma auditoria sobre a realização de manifestações no município nos últimos anos, no seguimento da partilha indevida de dados de ativistas russos. Em …

Um McDonald's abandonado dá comida a milhares de famílias carenciadas em França

Um antigo McDonald's foi reconvertido num banco alimentar que dá comida a milhares de família carenciadas em Marselha, França. Fati Bouarua, de ascendência argelina, cresceu nos bairros mais negligenciados de Marselha, em França. Agora, ajudou a …

Floresta fóssil no Peru guarda segredos sobre a história da América do Sul

Nas colinas fora da pequena aldeia de Sexi, Peru, uma floresta fóssil guarda segredos sobre os últimos milhões de anos da América do Sul. Quando os investigadores visitaram as árvores petrificadas pela primeira vez, há mais …

Uma famosa ilusão pode ajudar a tratar o transtorno obsessivo-compulsivo

Um famoso truque psicológico chamada "ilusão da mão de borracha" pode ser útil para tratar pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. O que é a "ilusão da mão de borracha"? Nesta experiência, os participantes são colocados com a …

Macron agredido com bofetada. Agressor condenado a 18 meses de prisão

Um tribunal francês condenou esta quinta-feira a uma pena de prisão de 18 meses de prisão o homem que esbofeteou o presidente da França, Emmanuel Macron, na terça-feira, durante uma viagem ao sudeste do país. Segundo …

A nova tendência em Nova Iorque? Mesas separadas para clientes vacinados

Muitos proprietários do setor da restauração estão a criar zonas especiais para pessoas que já foram vacinadas contra a covid-19. O motivo? Os clientes querem sentir que estão novamente a viver no mundo antes da …

Todos os dias, ao meio-dia, uma arma é disparada em Hong Kong

Todos os dias, ao meio-dia, uma grande arma antiga é disparada em Hong Kong. E não, não tem nada a ver com guerra, conflitos ou protestos. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, a Jardine Noonday …