Tribunais de Lisboa nem sequer têm dinheiro para papel higiénico

O orçamento atribuído aos Tribunais da comarca de Lisboa não chega sequer para pagar o papel higiénico e pode mesmo colocar em causa a segurança nestes locais, por não haver dinheiro para substituir os detectores de metais avariados.

Dados que constam do relatório de gestão da comarca de Lisboa, analisando a situação nos tribunais desde Setembro de 2014 até Agosto de 2015, divulgado pelo Diário de Notícias.

Segundo o jornal, este documento sustenta que o orçamento superior a três milhões de euros não é suficiente para suportar as despesas correntes dos tribunais, não chegando nomeadamente para pagar impressoras, papel, lâmpadas, envelopes e papel higiénico.

O relatório refere também “a necessidade de assegurar a substituição de três pórticos de detectores de metais no Campus de Justiça” que estão avariados.

Um detalhe que pode colocar em causa a segurança dos edifícios, até porque a revista feita por seguranças privados a quem entra nos tribunais não estará a ser feita de forma regular.

A juíza presidente da comarca de Lisboa, Amélia Correia de Almeida, garante contudo, que “estas avarias dos pórticos não põem em causa a segurança”.

A magistrada assume também que, mais do que proceder a uma reparação, o ideal é “substituir estes por novos já que os valores das intervenções são muito elevados”.

No relatório citado pelo diário aponta-se ainda “a imperiosa necessidade de reparação do sistema de aquecimento do Palácio da Justiça (caldeira)” e lamenta-se que “não existe disponibilidade financeira para a urgente, imperiosa necessidade de proceder à reparação de veículos afectos à comarca”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. parece impossível com selvagem aumento das custas processuais ainda não chega o dinheiro então o que foi que fizeram? seria uma boa alternativa pagar o salário aos magistrados e todos os demais funcionarios e acabar com os subsídios que não sei como os privados vivem e isso não ha subsídios para ninguem e nem sequer de renda de casa nem telemovel para uns a marmelada para outros o marmeleiro. Tudo tem solução em vez de papel e por la um serrote que assim fica-lhe a m.. agarrada aos dentes

RESPONDER

Golas antifumo levam a buscas da PJ na Proteção Civil e no MAI

Após o inquérito aberto pelo Ministério Público em julho, estão, esta manhã de quarta-feira, a ser feitas buscas na Proteção Civil e no Ministério da Administração Interna devido à compra das golas antifumo. A Polícia Judiciária …

Arqueólogos acreditam ter encontrado "Endeavour", o navio de James Cook

Arqueólogos marinhos estão cada vez mais perto de encontrar o HMS Endeavour, o navio do explorador britânico James Cook. Uma equipa internacional de arqueólogos marinhos acredita ter descoberto o local onde se encontra o HMS Endeavour, …

Com 92% dos votos contados, Netanyahu e Gantz continuam empatados

Os primeiros resultados mostram um empate técnico entre os partidos de Benjamin Netanyahu e Benny Gantz. Os resultados obtidos pelos pequenos partidos poderão marcar a diferença. Segundo a imprensa local, com 92% dos votos contados, o …

Governo venezuelano liberta o deputado Edgar Zambrano, vice-presidente do parlamento

Juan Guaidó considera a libertação de Edgar Zambrano "uma vitória da pressão internacional" e não uma "gentileza" da ditadura. O Governo venezuelano libertou, na noite desta terça-feira, o deputado opositor e vice-presidente da Assembleia Nacional, Edgar …

Nova espécie de salamandra-gigante pode ser o maior anfíbio do mundo

Cientistas identificaram duas novas espécies da salamandra-gigante-da-china, sendo que uma delas pode ser afinal o maior anfíbio do mundo. Até agora, pensava-se que a salamandra-gigante-da-china — Andrias davidianus — era uma única espécie e, por isso, …

Detido bombeiro suspeito de atear fogo em Alfândega da Fé

O bombeiro detido é suspeito de ter ateado sete focos de incêndio numa área florestal que abrange várias freguesias do concelho de Alfândega da Fé, em Bragança. Um bombeiro foi detido por suspeitas do crime de …

O Oceano Atlântico pode começar do outro lado do mundo

Uma questão chave para os cientistas do clima é sobre a possível desaceleração do sistema de circulação principal do Oceano Atlântico, o que poderia ter consequências dramáticas para a Europa e outras zonas. Porém, um novo …

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …