Triângulo das Bermudas. Lula gigante pode ser a culpada de todos os misteriosos desaparecimentos

O misterioso desaparecimento de barcos no Triângulo das Bermudas poderia estar ligado à agressividade de lulas gigantes, cuja existência foi comprovada em 2004.

Até 2004, a existência de lulas gigantes era considerada um mito por grande parte da comunidade científica mundial. No entanto, naquele ano, os investigadores japoneses Tsunemi Kubodera e Kyoichi Mori conseguiram filmar pela primeira vez o animal, de cerca de oito metros de comprimento, no litoral do Japão, não muito longe das Ilhas Ogasawara.

Este ano, de acordo com a Sputnik News, uma equipa de cientistas da organização Pesquisa e Exploração Oceânica (OER, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, publicaram um vídeo em que uma lula gigante foi vista no golfo do México, local próximo ao Triângulo das Bermudas.

A descoberta dá força à ideia de que o desaparecimento de barcos nas Bermudas poderia ser resultado de ataques de lulas gigantes, hipótese que até então só era ouvida de mitos antigos.

“A lenda das lulas gigantes não é uma lenda. Elas existem. Algumas delas têm mais de 45 metros de comprimento”, disse Rob Simone, investigador das Bermudas, num documentário referido pelo Express.

A ideia de Simone também foi sustentada pelo cientista do Aquário de Vancouver Jeffrey Marliave. “A maior parte dos casos [de ataques a barcos] não foi [causado por] polvos. A única espécie que poderia realizar um ataque a um barco pequeno seria um parente do polvo, a lula gigante“, declarou Marliave.

Estima-se que, nos últimos 100 anos, o misterioso “Triângulo das Bermudas” tenha provocado a destruição de 75 aviões e afundado centenas de barcos e navios – provocando mais de mil mortes. Em média, 5 aviões continuam a desaparecer na região todos os anos.

Ao longo dos anos, foram avançadas várias teorias para explicar o mistério. A mais recente teoria foi avançada em 2016 por um grupo de meteorologistas segundo os quais a culpa dos desaparecimentos será da presença de “nuvens hexagonais” que podem originar ventos muito fortes ou “bombas de ar” capazes de destruírem ou afundar navios e aviões.

No passado, entre outras teorias, atribuiu-se o mistério a bolhas de gás metano do fundo do oceano, campos magnéticos, ondas gigantes, ou a explicações mais metafísicas, como dimensões alternativas, universos paralelos ou raptos por extraterrestres.

ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Pois pois. Foi algum Deus que se estabeleceu naquela área e precisa de actualizações. Muita coisa mudou nos últimos séculos e é só ver lulas gigantes dependuradas em aviões ou abraçadas a cargueiros de 200 ou 300 metros. Depois é só sacar informação a algum triste ou sortudo sobrevivente. Nem na pior ficção científica se relacionava um tema tão absurdamente.

  2. Desculpem lá, mas onde é que vocês foram buscar essa ideia que até 2004 a existência de lulas gigantes era considerado um mito? Peguem em qualquer livro sobre animais publicado nos anos 70 ou 80 e lá a lula gigante é apresentada de forma completamente factual, não como sendo um mito ou uma lenda; e a espécie “Architeuthis dux” (o nome científico da lula-gigante) foi identificada em 1857, há quase 200 anos. Talvez, como o que vocês o que fazem é traduzir artigos, haja algum problema de tradução que esteja a causar isso (no original estar alguma coisa que não “giant squid”?)

    • Architeuthis dux que é a chamada giant squid foi descrita em 1857
      a Mesonychoteuthis hamiltoni, bem mais massiva, foi descrita depois, em 1925
      Mas nenhum dos casos é assim recente igual a materia fala
      Será que existe outro animal descrito em 2004 que nos não estamos sabendo?

      • O animal novo é a lula gigante voadora, com o nome de Architeuthis dux aeriaes que só se desenvolveu a partir do inicio do século passado, uma vez que as suas presas os aviões só começaram a surgir a partir de 1900. 🙂

    • A lula-gigante do Aquário Vasco da Gama foi capturada em julho de 1972. Pela informação que consegui recolher, penso que há confusão, no artigo, com a lula-colossal. De facto, conforme refere Tarsso (9 Novembro, 2019 at 23:29), a primeira notícia desta espécie foi dada em 1925, mas só dois tentáculos foram encontrados. Os primeiros espécimens completos, apenas em 1981, 2003, 2005 e 2007.

  3. … até tenho medo das lulas que mandam aviões abaixo. Só se forem as que o piloto comeu ao almoço compradas numa daquelas promoções pague uma leve duas e não ligue à cor estranha….

  4. Inclino-me mais pela última hipótese descrita no artigo, a dos extra-terrestres que se entretêm a mandar aviões a baixo. Ou um ser de um qualquer universo alternativo que vem cá a este universo só para nos chatear, e apenas naquele local. Só me falta descobrir porque é que eles preferem aquele local e não outro qualquer.

  5. “Até 2004, a existência de lulas gigantes era considerada um mito por grande parte da comunidade científica mundial. ”
    Esta primeira linha tira toda a credibilidade à notícia, mostrando que é fantasiosa!
    Até parece que a que está no aquário Vasco da Gama é falsa! (foi encontrada morta, como muitas outras, mas é real!)

  6. Querem uma boa história verídica, contada em primeira mão por um sobrevivente?
    Procurem por: Bruce Gernon , podem procurar para ver em português o seu testemunho, o programa Ancient Aliens, “Earth’s Black Holes”. MUITO BOM!

  7. Porra a ciência está cada vez mais estupida agora são os aviões e navios engolidos devido a lulas gigantes, de ser deve, a ciência é para rir.

  8. Bom dia! Alguém sabe dizer quantos braços tem a lular gigante? Um dos casos de desaparecimento mais famoso no, já famoso triângulo, foram 6 aviões da armada norte-americana. Se as lulas tiverem 8 tentáculos… o caso está explicado. o sétima tentáculo foi para capturar o 7º avião que saiui para perceber o que se passava, na altura, o que faz com que fique a sobrar um tentáculo… o qual sem dúvida foi utilizado para escrever este artigo, baseado na incrível descobertas dos citados cientistas. A aritemética nunca falha…

RESPONDER

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …