Triângulo das Bermudas. Lula gigante pode ser a culpada de todos os misteriosos desaparecimentos

O misterioso desaparecimento de barcos no Triângulo das Bermudas poderia estar ligado à agressividade de lulas gigantes, cuja existência foi comprovada em 2004.

Até 2004, a existência de lulas gigantes era considerada um mito por grande parte da comunidade científica mundial. No entanto, naquele ano, os investigadores japoneses Tsunemi Kubodera e Kyoichi Mori conseguiram filmar pela primeira vez o animal, de cerca de oito metros de comprimento, no litoral do Japão, não muito longe das Ilhas Ogasawara.

Este ano, de acordo com a Sputnik News, uma equipa de cientistas da organização Pesquisa e Exploração Oceânica (OER, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, publicaram um vídeo em que uma lula gigante foi vista no golfo do México, local próximo ao Triângulo das Bermudas.

A descoberta dá força à ideia de que o desaparecimento de barcos nas Bermudas poderia ser resultado de ataques de lulas gigantes, hipótese que até então só era ouvida de mitos antigos.

“A lenda das lulas gigantes não é uma lenda. Elas existem. Algumas delas têm mais de 45 metros de comprimento”, disse Rob Simone, investigador das Bermudas, num documentário referido pelo Express.

A ideia de Simone também foi sustentada pelo cientista do Aquário de Vancouver Jeffrey Marliave. “A maior parte dos casos [de ataques a barcos] não foi [causado por] polvos. A única espécie que poderia realizar um ataque a um barco pequeno seria um parente do polvo, a lula gigante“, declarou Marliave.

Estima-se que, nos últimos 100 anos, o misterioso “Triângulo das Bermudas” tenha provocado a destruição de 75 aviões e afundado centenas de barcos e navios – provocando mais de mil mortes. Em média, 5 aviões continuam a desaparecer na região todos os anos.

Ao longo dos anos, foram avançadas várias teorias para explicar o mistério. A mais recente teoria foi avançada em 2016 por um grupo de meteorologistas segundo os quais a culpa dos desaparecimentos será da presença de “nuvens hexagonais” que podem originar ventos muito fortes ou “bombas de ar” capazes de destruírem ou afundar navios e aviões.

No passado, entre outras teorias, atribuiu-se o mistério a bolhas de gás metano do fundo do oceano, campos magnéticos, ondas gigantes, ou a explicações mais metafísicas, como dimensões alternativas, universos paralelos ou raptos por extraterrestres.

ZAP //

PARTILHAR

25 COMENTÁRIOS

  1. Pois pois. Foi algum Deus que se estabeleceu naquela área e precisa de actualizações. Muita coisa mudou nos últimos séculos e é só ver lulas gigantes dependuradas em aviões ou abraçadas a cargueiros de 200 ou 300 metros. Depois é só sacar informação a algum triste ou sortudo sobrevivente. Nem na pior ficção científica se relacionava um tema tão absurdamente.

  2. Desculpem lá, mas onde é que vocês foram buscar essa ideia que até 2004 a existência de lulas gigantes era considerado um mito? Peguem em qualquer livro sobre animais publicado nos anos 70 ou 80 e lá a lula gigante é apresentada de forma completamente factual, não como sendo um mito ou uma lenda; e a espécie “Architeuthis dux” (o nome científico da lula-gigante) foi identificada em 1857, há quase 200 anos. Talvez, como o que vocês o que fazem é traduzir artigos, haja algum problema de tradução que esteja a causar isso (no original estar alguma coisa que não “giant squid”?)

    • Architeuthis dux que é a chamada giant squid foi descrita em 1857
      a Mesonychoteuthis hamiltoni, bem mais massiva, foi descrita depois, em 1925
      Mas nenhum dos casos é assim recente igual a materia fala
      Será que existe outro animal descrito em 2004 que nos não estamos sabendo?

      • O animal novo é a lula gigante voadora, com o nome de Architeuthis dux aeriaes que só se desenvolveu a partir do inicio do século passado, uma vez que as suas presas os aviões só começaram a surgir a partir de 1900. 🙂

    • A lula-gigante do Aquário Vasco da Gama foi capturada em julho de 1972. Pela informação que consegui recolher, penso que há confusão, no artigo, com a lula-colossal. De facto, conforme refere Tarsso (9 Novembro, 2019 at 23:29), a primeira notícia desta espécie foi dada em 1925, mas só dois tentáculos foram encontrados. Os primeiros espécimens completos, apenas em 1981, 2003, 2005 e 2007.

  3. … até tenho medo das lulas que mandam aviões abaixo. Só se forem as que o piloto comeu ao almoço compradas numa daquelas promoções pague uma leve duas e não ligue à cor estranha….

  4. Inclino-me mais pela última hipótese descrita no artigo, a dos extra-terrestres que se entretêm a mandar aviões a baixo. Ou um ser de um qualquer universo alternativo que vem cá a este universo só para nos chatear, e apenas naquele local. Só me falta descobrir porque é que eles preferem aquele local e não outro qualquer.

  5. Querem uma boa história verídica, contada em primeira mão por um sobrevivente?
    Procurem por: Bruce Gernon , podem procurar para ver em português o seu testemunho, o programa Ancient Aliens, “Earth’s Black Holes”. MUITO BOM!

  6. Porra a ciência está cada vez mais estupida agora são os aviões e navios engolidos devido a lulas gigantes, de ser deve, a ciência é para rir.

  7. Bom dia! Alguém sabe dizer quantos braços tem a lular gigante? Um dos casos de desaparecimento mais famoso no, já famoso triângulo, foram 6 aviões da armada norte-americana. Se as lulas tiverem 8 tentáculos… o caso está explicado. o sétima tentáculo foi para capturar o 7º avião que saiui para perceber o que se passava, na altura, o que faz com que fique a sobrar um tentáculo… o qual sem dúvida foi utilizado para escrever este artigo, baseado na incrível descobertas dos citados cientistas. A aritemética nunca falha…

  8. Estranho as lulas serem assim tão gigantes e não se verem, depois devem ser também voadoras para irem buscar aviões a vários milhares de metros de altura, ou então terão algum poder de sucção super-potente.

  9. Boa tarde. Por mais que possam dizer o contrário, a teoria da lula é mesmo verossímil. Sabe-se que a lula tem oito tentáculos, assim, no caso da esquadrilha de 6 aviões da marinha norte americana que desapareceu logo a seguir à II guerra Mundial encaixa perfeitamente nesta abordagem, ou seja, a lula teria ainda dois tentáculos livres para escrever esta história…

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu comentário. Repare no entanto que a piada dos dois braços livres é igual à do leitor José Galamba. Onde é que a foi recolher?
      Há algum livro de piadas para comentários, ou algum grupo no WhatsApp com tiradas humorísticas, e teve o azar de escolher a mesma piada?
      Se quiser fazer o favor de nos enviar uma piada nova, teremos todo o gosto em trocar por esta. Mas se a sua ideia era mesmo copiar a piada do outro leitor, lamentamos informar de que teremos que considerar o seu comentário como spam.

      • Estimado Zap,

        Na sua opinião, qual seria a lógica de copiar uma piada que está uns centímetros acima? Pouco provável, não acha? Também não há livros nem grupos – mas não deixa de ter piada. Então, qual será a explicação para tão inusitada situação? Uma que nem o Sherlock iria captar. Eu e o Galamba somos a mesma pessoa, gostamos de manter o anonimato e por isso recorremos a heterônimos, assim como o Sr. Zap. Mas a pergunta mantém-se, eu sei… A repetição tem a ver com o facto de publicarem notícias que ficam no frigorífico durante meses e uma vez que nós os três, eu, o Joto e o Galamba, eu sei – somos a mesma pessoa – pelo avançar da idade, começarmos a evidenciar alguns desajustes neuronais, nada de preocupante, a piada repetiu-se. Uma espécie de eco esquecimento.
        Em todo caso, agradeço a amabilidade do seu comentário.
        E esta, hein…
        Eu Jota Mota Galamba
        PS: as piadas não são para os comentários, mas sim para as notícias e, confesse, esta dos oito braços não está má…

        • Caro leitor,
          O ZAP percebeu que o Mota e o Galamba eram o mesmo José, e agradece aos três o privilégio de poder contar com as vossas visitas (e comentários).

          • Boa tarde Sr.(a) Zap,

            Se me permite, uma sugestão para o ZAP.
            E se, em vez de repetir no mesmo espaço, as mesmas notícias, não poderiam abrir uma seção de “Só Boas Notícias…” Não seriam notícias dúbias, nem dadas a mal interpretações, somente boas, puras, alegres e apetecíveis boas notícias. deixe-me contar-lhe um segredo, sei que não vai acreditar, mas conto na mesma…. sou um viajante do tempo. Estou aqui, mas vim do futuro para estudar esta incrível fase da humanidade. Deixe-me contar-lhe um segredo, no futuro próximo, o sucesso da imprensa será… “as boas notícias” porque o público vai chegar à conclusão que a imprensa vive das más e exageradas, o que não faz bem ao público.
            One moment!!! Na na… na na… se o Zap também fosse um viajante do tempo já saberia disto e teria feita aos chefes a sugestão que estou a fazer agora, por isso na venha com essa…

            Cordialmente.
            Nós os três…

RESPONDER

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …

"Há muita gente a passar fome" no sector das Artes (alguns artistas receberam 50 euros de apoio)

Não vai haver condições para abrir muitas salas de espectáculos a 1 de Junho, como está permitido, alerta-se no sector das Artes, onde há "há muita gente a passar fome". Alguns artistas só conseguiram receber …

Cancelamento de consultas leva a quebra de vacinação contra a pneumonia

O cancelamento ou adiamento de milhares de consultas levou a uma quebra na vacinação contra a pneumonia. É preciso "voltar a dar confiança às pessoas para que regressem aos estabelecimentos de saúde", apela o Mova. De …

Há 11.636 casos activos de covid-19 em Portugal (e duas crianças nos Cuidados Intensivos)

Portugal regista esta segunda-feira 1.330 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 30.788 infectados, mais 165, segundo o boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Há duas crianças internadas nos Cuidados …

"O que se passa com enfermeiros e lay-off é uma vergonha." Marques Mendes também fala dos "4 contratos" do Novo Banco

António Costa e Rui Rio "não têm a coragem de dizer a verdade" no âmbito da polémica do Novo Banco, critica o comentador Luís Marques Mendes, considerando que ambos procuram sacudir água do pacote. Na …