Triângulo das Bermudas. Lula gigante pode ser a culpada de todos os misteriosos desaparecimentos

O misterioso desaparecimento de barcos no Triângulo das Bermudas poderia estar ligado à agressividade de lulas gigantes, cuja existência foi comprovada em 2004.

Até 2004, a existência de lulas gigantes era considerada um mito por grande parte da comunidade científica mundial. No entanto, naquele ano, os investigadores japoneses Tsunemi Kubodera e Kyoichi Mori conseguiram filmar pela primeira vez o animal, de cerca de oito metros de comprimento, no litoral do Japão, não muito longe das Ilhas Ogasawara.

Este ano, de acordo com a Sputnik News, uma equipa de cientistas da organização Pesquisa e Exploração Oceânica (OER, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, publicaram um vídeo em que uma lula gigante foi vista no golfo do México, local próximo ao Triângulo das Bermudas.

A descoberta dá força à ideia de que o desaparecimento de barcos nas Bermudas poderia ser resultado de ataques de lulas gigantes, hipótese que até então só era ouvida de mitos antigos.

“A lenda das lulas gigantes não é uma lenda. Elas existem. Algumas delas têm mais de 45 metros de comprimento”, disse Rob Simone, investigador das Bermudas, num documentário referido pelo Express.

A ideia de Simone também foi sustentada pelo cientista do Aquário de Vancouver Jeffrey Marliave. “A maior parte dos casos [de ataques a barcos] não foi [causado por] polvos. A única espécie que poderia realizar um ataque a um barco pequeno seria um parente do polvo, a lula gigante“, declarou Marliave.

Estima-se que, nos últimos 100 anos, o misterioso “Triângulo das Bermudas” tenha provocado a destruição de 75 aviões e afundado centenas de barcos e navios – provocando mais de mil mortes. Em média, 5 aviões continuam a desaparecer na região todos os anos.

Ao longo dos anos, foram avançadas várias teorias para explicar o mistério. A mais recente teoria foi avançada em 2016 por um grupo de meteorologistas segundo os quais a culpa dos desaparecimentos será da presença de “nuvens hexagonais” que podem originar ventos muito fortes ou “bombas de ar” capazes de destruírem ou afundar navios e aviões.

No passado, entre outras teorias, atribuiu-se o mistério a bolhas de gás metano do fundo do oceano, campos magnéticos, ondas gigantes, ou a explicações mais metafísicas, como dimensões alternativas, universos paralelos ou raptos por extraterrestres.

ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. Pois pois. Foi algum Deus que se estabeleceu naquela área e precisa de actualizações. Muita coisa mudou nos últimos séculos e é só ver lulas gigantes dependuradas em aviões ou abraçadas a cargueiros de 200 ou 300 metros. Depois é só sacar informação a algum triste ou sortudo sobrevivente. Nem na pior ficção científica se relacionava um tema tão absurdamente.

  2. Desculpem lá, mas onde é que vocês foram buscar essa ideia que até 2004 a existência de lulas gigantes era considerado um mito? Peguem em qualquer livro sobre animais publicado nos anos 70 ou 80 e lá a lula gigante é apresentada de forma completamente factual, não como sendo um mito ou uma lenda; e a espécie “Architeuthis dux” (o nome científico da lula-gigante) foi identificada em 1857, há quase 200 anos. Talvez, como o que vocês o que fazem é traduzir artigos, haja algum problema de tradução que esteja a causar isso (no original estar alguma coisa que não “giant squid”?)

    • Architeuthis dux que é a chamada giant squid foi descrita em 1857
      a Mesonychoteuthis hamiltoni, bem mais massiva, foi descrita depois, em 1925
      Mas nenhum dos casos é assim recente igual a materia fala
      Será que existe outro animal descrito em 2004 que nos não estamos sabendo?

      • O animal novo é a lula gigante voadora, com o nome de Architeuthis dux aeriaes que só se desenvolveu a partir do inicio do século passado, uma vez que as suas presas os aviões só começaram a surgir a partir de 1900. 🙂

    • A lula-gigante do Aquário Vasco da Gama foi capturada em julho de 1972. Pela informação que consegui recolher, penso que há confusão, no artigo, com a lula-colossal. De facto, conforme refere Tarsso (9 Novembro, 2019 at 23:29), a primeira notícia desta espécie foi dada em 1925, mas só dois tentáculos foram encontrados. Os primeiros espécimens completos, apenas em 1981, 2003, 2005 e 2007.

  3. … até tenho medo das lulas que mandam aviões abaixo. Só se forem as que o piloto comeu ao almoço compradas numa daquelas promoções pague uma leve duas e não ligue à cor estranha….

  4. Inclino-me mais pela última hipótese descrita no artigo, a dos extra-terrestres que se entretêm a mandar aviões a baixo. Ou um ser de um qualquer universo alternativo que vem cá a este universo só para nos chatear, e apenas naquele local. Só me falta descobrir porque é que eles preferem aquele local e não outro qualquer.

  5. “Até 2004, a existência de lulas gigantes era considerada um mito por grande parte da comunidade científica mundial. ”
    Esta primeira linha tira toda a credibilidade à notícia, mostrando que é fantasiosa!
    Até parece que a que está no aquário Vasco da Gama é falsa! (foi encontrada morta, como muitas outras, mas é real!)

  6. Querem uma boa história verídica, contada em primeira mão por um sobrevivente?
    Procurem por: Bruce Gernon , podem procurar para ver em português o seu testemunho, o programa Ancient Aliens, “Earth’s Black Holes”. MUITO BOM!

  7. Porra a ciência está cada vez mais estupida agora são os aviões e navios engolidos devido a lulas gigantes, de ser deve, a ciência é para rir.

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …