O mistério do Triângulo das Bermudas poderá finalmente ter sido resolvido

(dr) colourlush / Deviant Art

O Triângulo das Bermudas: Miami (na Florida), Porto Rico e as Bermudas

Uma nova teoria poderá ter finalmente resolvido o mistério do Triângulo das Bermudas. Um grupo de meteorologistas detetou a presença de nuvens hexagonais que, conjugadas com ventos fortes, podem causar “bombas de ar” capazes de derrubar barcos e aviões.

Situado no Oceano Atlântico, entre as Bermudas, Miami e a ilha de Porto Rico, o chamado “Triângulo das Bermudas” notabilizou-se como palco de diversos desaparecimentos de aviões, barcos e navios, para os quais se popularizaram explicações sobrenaturais.

A má reputação da zona terá começado em outubro de 1492, quando Cristóvão Colombo notou que a sua bússola não estava a funcionar corretamente.

A primeira obra documentada sobre os desaparecimentos neste local foi divulgada em 1950, por E. V. W. Jones, jornalista da Associated Press, que deu a esta área o nome de “Triângulo do Diabo”.

O assunto gerou várias obsessões e teorias, que vão de extraterrestres a campos magnéticos, remoinhos gigantes e emissões de gás metano do fundo do oceano. No entanto, até hoje ninguém conseguiu resolver o mistério do “Triângulo das Bermudas”.

A mais recente teoria apresentada defende a presença de nuvens hexagonais, que podem dar origem a ventos de 274 quilómetros por hora, chamados de “bombas de ar”, destaca o Independent.

(dr) Science Channel

Nuvens Hexagonais no Triângulo das Bermudas

“Não é comum observar nuvens com linhas direitas. Na maioria das vezes, as nuvens são aleatórias”, afirmou o meteorologista Steve Miller ao Science Channel. Essas nuvens hexagonais criam tempestades tão poderosas que podem destruir ou afundar facilmente os navios e os aviões.

“As nuvens são formadas por micro-explosões, ou seja, rajadas de ar que atingem o oceano. Estes fatores ambientais criam ondas que podem ficar enormes quando começam a interagir umas com as outras”, adiantou Randy Cerveny, um dos autores do estudo.

Estima-se que, nos últimos 100 anos, o misterioso “Triângulo das Bermudas” tenha provocado a destruição de 75 aviões e afundado centenas de barcos e navios – provocando mais de mil mortes.

BZR, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Aliado a esta descoberta existe também as bolhas de gás metano que, quando soltas do fundo do oceano, mudam drasticamente a densidade da água e do ar, reduzindo bastante a sustentação de barcos e aviões.

RESPONDER

ASAE encontra carne estragada e falsificada em talhos portugueses

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou carne estragada, falsificada ou abatida de forma clandestina à venda em talhos nacionais, avançou o Jornal de Notícias (JN). A notícia do JN, citada pelo Público …

Detidos dois suspeitos do ataque em Lyon

A polícia francesa deteve dois suspeitos de envolvimento na explosão no centro de Lyon que feriu 13 pessoas na sexta-feira passada, disse esta segunda-feira a Procuradoria de Paris. Anteriormente, o ministro do Interior, Christophe Castaner, anunciava, …

Isabel dos Santos diz que tem pagamento à CGD "em dia"

A filha do ex-presidente de Angola usou o Twitter para garantir que tem todos os pagamentos do empréstimo de 125 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) em 2009 “em dia”. A reacção, …

Há cinco concelhos com risco máximo de incêndio

Esta segunda-feira, o dia vai ser quente. A subida das temperaturas para os próximos dias aumenta o risco máximo de incêndio em Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco. Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém …

Donald Trump é o primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, tornou-se no primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão, Naruhito, que subiu ao trono a 01 de maio após a abdicação do pai, …

Antropólogos descobriram quando é que os humanos aprenderam a cozinhar

O hidratos de carbono amido ainda é um elemento pouco compreendido da dieta humana moderna e a nossa dieta de amido do passado pode dar uma ajuda nas investigações futuras. Apesar de uma narrativa arqueológica que …

Tsipras anuncia eleições antecipadas após derrota pesada nas europeias

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras anunciou este domingo que vai apelar à realização de eleições legislativas antecipadas “imediatamente” após a segunda volta das municipais, em 2 de junho, após os maus resultados obtidos pelo Syriza …

ADSE perdeu 1807 prestadores privados em 2018

Em 2018, o número de prestadores de saúde procurados pelos beneficiários da ADSE no regime livre ou com convenção com o subsistema de saúde dos funcionários públicos diminuiu. Ao todo, a este subsistema de saúde …

Civilizações avançadas podem estar a comunicar através de feixes de neutrinos

Uma nova investigação, liderada pelo cientista Albert Jackson, sugere que civilizações avançadas no Universo podem ser capazes de se comunicar através de feixes de neutrinos que seriam transmitidos por constelações de satélites localizadas em torno de …

Presidente da Liga de Bombeiros acusa Ministério da Saúde de ser “caloteiro”

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, acusou este domingo o Ministério da Saúde de ser “caloteiro” por ainda não ter liquidado a dívida de “mais de 35 milhões de euros” …