O mistério do Triângulo das Bermudas poderá finalmente ter sido resolvido

(dr) colourlush / Deviant Art

O Triângulo das Bermudas: Miami (na Florida), Porto Rico e as Bermudas

Uma nova teoria poderá ter finalmente resolvido o mistério do Triângulo das Bermudas. Um grupo de meteorologistas detetou a presença de nuvens hexagonais que, conjugadas com ventos fortes, podem causar “bombas de ar” capazes de derrubar barcos e aviões.

Situado no Oceano Atlântico, entre as Bermudas, Miami e a ilha de Porto Rico, o chamado “Triângulo das Bermudas” notabilizou-se como palco de diversos desaparecimentos de aviões, barcos e navios, para os quais se popularizaram explicações sobrenaturais.

A má reputação da zona terá começado em outubro de 1492, quando Cristóvão Colombo notou que a sua bússola não estava a funcionar corretamente.

A primeira obra documentada sobre os desaparecimentos neste local foi divulgada em 1950, por E. V. W. Jones, jornalista da Associated Press, que deu a esta área o nome de “Triângulo do Diabo”.

O assunto gerou várias obsessões e teorias, que vão de extraterrestres a campos magnéticos, remoinhos gigantes e emissões de gás metano do fundo do oceano. No entanto, até hoje ninguém conseguiu resolver o mistério do “Triângulo das Bermudas”.

A mais recente teoria apresentada defende a presença de nuvens hexagonais, que podem dar origem a ventos de 274 quilómetros por hora, chamados de “bombas de ar”, destaca o Independent.

(dr) Science Channel

Nuvens Hexagonais no Triângulo das Bermudas

“Não é comum observar nuvens com linhas direitas. Na maioria das vezes, as nuvens são aleatórias”, afirmou o meteorologista Steve Miller ao Science Channel. Essas nuvens hexagonais criam tempestades tão poderosas que podem destruir ou afundar facilmente os navios e os aviões.

“As nuvens são formadas por micro-explosões, ou seja, rajadas de ar que atingem o oceano. Estes fatores ambientais criam ondas que podem ficar enormes quando começam a interagir umas com as outras”, adiantou Randy Cerveny, um dos autores do estudo.

Estima-se que, nos últimos 100 anos, o misterioso “Triângulo das Bermudas” tenha provocado a destruição de 75 aviões e afundado centenas de barcos e navios – provocando mais de mil mortes.

BZR BZR, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Aliado a esta descoberta existe também as bolhas de gás metano que, quando soltas do fundo do oceano, mudam drasticamente a densidade da água e do ar, reduzindo bastante a sustentação de barcos e aviões.

RESPONDER

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …