O mistério do Triângulo das Bermudas poderá finalmente ter sido resolvido

(dr) colourlush / Deviant Art

O Triângulo das Bermudas: Miami (na Florida), Porto Rico e as Bermudas

Uma nova teoria poderá ter finalmente resolvido o mistério do Triângulo das Bermudas. Um grupo de meteorologistas detetou a presença de nuvens hexagonais que, conjugadas com ventos fortes, podem causar “bombas de ar” capazes de derrubar barcos e aviões.

Situado no Oceano Atlântico, entre as Bermudas, Miami e a ilha de Porto Rico, o chamado “Triângulo das Bermudas” notabilizou-se como palco de diversos desaparecimentos de aviões, barcos e navios, para os quais se popularizaram explicações sobrenaturais.

A má reputação da zona terá começado em outubro de 1492, quando Cristóvão Colombo notou que a sua bússola não estava a funcionar corretamente.

A primeira obra documentada sobre os desaparecimentos neste local foi divulgada em 1950, por E. V. W. Jones, jornalista da Associated Press, que deu a esta área o nome de “Triângulo do Diabo”.

O assunto gerou várias obsessões e teorias, que vão de extraterrestres a campos magnéticos, remoinhos gigantes e emissões de gás metano do fundo do oceano. No entanto, até hoje ninguém conseguiu resolver o mistério do “Triângulo das Bermudas”.

A mais recente teoria apresentada defende a presença de nuvens hexagonais, que podem dar origem a ventos de 274 quilómetros por hora, chamados de “bombas de ar”, destaca o Independent.

(dr) Science Channel

Nuvens Hexagonais no Triângulo das Bermudas

“Não é comum observar nuvens com linhas direitas. Na maioria das vezes, as nuvens são aleatórias”, afirmou o meteorologista Steve Miller ao Science Channel. Essas nuvens hexagonais criam tempestades tão poderosas que podem destruir ou afundar facilmente os navios e os aviões.

“As nuvens são formadas por micro-explosões, ou seja, rajadas de ar que atingem o oceano. Estes fatores ambientais criam ondas que podem ficar enormes quando começam a interagir umas com as outras”, adiantou Randy Cerveny, um dos autores do estudo.

Estima-se que, nos últimos 100 anos, o misterioso “Triângulo das Bermudas” tenha provocado a destruição de 75 aviões e afundado centenas de barcos e navios – provocando mais de mil mortes.

BZR, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Aliado a esta descoberta existe também as bolhas de gás metano que, quando soltas do fundo do oceano, mudam drasticamente a densidade da água e do ar, reduzindo bastante a sustentação de barcos e aviões.

RESPONDER

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …

Comissão Europeia aprova comercialização da primeira vacina para o Ébola

A Comissão Europeia anunciou no início da semana que concedeu uma autorização para a comercialização da primeira vacina contra o Ébola, designada Ervebo e produzida pela farmacêutica Merck. A vacina estava a ser produzida desde o …