O mistério do Triângulo das Bermudas poderá finalmente ter sido resolvido

(dr) colourlush / Deviant Art

O Triângulo das Bermudas: Miami (na Florida), Porto Rico e as Bermudas

Uma nova teoria poderá ter finalmente resolvido o mistério do Triângulo das Bermudas. Um grupo de meteorologistas detetou a presença de nuvens hexagonais que, conjugadas com ventos fortes, podem causar “bombas de ar” capazes de derrubar barcos e aviões.

Situado no Oceano Atlântico, entre as Bermudas, Miami e a ilha de Porto Rico, o chamado “Triângulo das Bermudas” notabilizou-se como palco de diversos desaparecimentos de aviões, barcos e navios, para os quais se popularizaram explicações sobrenaturais.

A má reputação da zona terá começado em outubro de 1492, quando Cristóvão Colombo notou que a sua bússola não estava a funcionar corretamente.

A primeira obra documentada sobre os desaparecimentos neste local foi divulgada em 1950, por E. V. W. Jones, jornalista da Associated Press, que deu a esta área o nome de “Triângulo do Diabo”.

O assunto gerou várias obsessões e teorias, que vão de extraterrestres a campos magnéticos, remoinhos gigantes e emissões de gás metano do fundo do oceano. No entanto, até hoje ninguém conseguiu resolver o mistério do “Triângulo das Bermudas”.

A mais recente teoria apresentada defende a presença de nuvens hexagonais, que podem dar origem a ventos de 274 quilómetros por hora, chamados de “bombas de ar”, destaca o Independent.

(dr) Science Channel

Nuvens Hexagonais no Triângulo das Bermudas

“Não é comum observar nuvens com linhas direitas. Na maioria das vezes, as nuvens são aleatórias”, afirmou o meteorologista Steve Miller ao Science Channel. Essas nuvens hexagonais criam tempestades tão poderosas que podem destruir ou afundar facilmente os navios e os aviões.

“As nuvens são formadas por micro-explosões, ou seja, rajadas de ar que atingem o oceano. Estes fatores ambientais criam ondas que podem ficar enormes quando começam a interagir umas com as outras”, adiantou Randy Cerveny, um dos autores do estudo.

Estima-se que, nos últimos 100 anos, o misterioso “Triângulo das Bermudas” tenha provocado a destruição de 75 aviões e afundado centenas de barcos e navios – provocando mais de mil mortes.

BZR, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Aliado a esta descoberta existe também as bolhas de gás metano que, quando soltas do fundo do oceano, mudam drasticamente a densidade da água e do ar, reduzindo bastante a sustentação de barcos e aviões.

RESPONDER

Berardo escapou ao boicote. Vinhos da Bacalhôa no top dos mais vendidos em Portugal

Apesar dos boicotes promovidos a Joe Berardo após as suas polémicas declarações na Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos, os vinhos da Bacalhôa, empresa de Azeitão de que o empresário …

Maré de algas invadiu praias do Algarve

Além de a água do mar mais fria do que o habitual, as praias foram invadidas por algas. O fenómeno natural causou estranheza e preocupação entre os banhistas, mas não existem riscos para a saúde. No …

Há livrarias a recusar vouchers de manuais gratuitos por falhas no pagamento do Estado

Algumas livrarias estão a enfrentar problemas financeiros com a entrega dos manuais escolares gratuitos que, neste ano, foram alargados até ao 12.º ano. Tudo devido a atrasos no pagamento dos reembolsos do Estado. Nalguns casos, …

Renato Sanches pode estar de saída do Bayern. "Está tudo em aberto"

O médio português voltou a expressar desagrado com a falta de tempo de jogo no Bayern Munique e o Lille poderá estar interessado na sua contratação. Renato Sanches voltou a expressar desagrado com a falta de …

De Chaves a Faro. Costa vai percorrer o país de lés a lés para "ganhar novas forças"

Com as eleições legislativas a aproximarem-se, António Costa comprometeu-se a percorrer os mais de 700 quilómetros da Estrada Nacional 2 durante as próximas semanas. António Costa já começou a preparar a campanha para a corrida às …

Aberto processo urgente de protecção das gémeas presas em garagem. MP conhecia caso há 3 anos

O Ministério Público (MP) instaurou um processo de protecção urgente das duas crianças de 10 anos que viveram nos últimos anos numa garagem, na Amadora. As gémeas estavam sinalizadas há 6 anos pela Comissão de …

Venda da madeira do Pinhal de Leiria já rendeu 13,6 milhões de euros

A venda de lenha do Pinhal de Leiria rendeu já 13,6 milhões de euros, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), citado pela presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande. Segundo comunicado …

Cristiano Ronaldo: "2018 foi o ano mais difícil da minha vida"

O internacional português considera que 2018, ano marcado pela acusação de violação de que foi alvo nos Estados Unidos, que acabou por cair em julho, foi o pior da sua vida. "2018 foi possivelmente o ano …

Marcelo promulgou lei com gralha: citou acórdão que não existe

O Presidente da República promulgou alterações ao código de trabalho, recusando as suspeitas de inconstitucionalidade que as bancadas de esquerda levantam. Marcelo cita um acórdão do tribunal constitucional que não existe. É “uma gralha dos serviços …

Mil funcionários prometidos às escolas ainda não foram contratados. Só chegam em outubro

Os 1.067 assistentes operacionais prometidos em fevereiro às escolas portuguesas para o início do próximo ano letivo ainda não foram contratados. De acordo com o Jornal de Notícias, o Ministério da Educação admitiu que 60 escolas …