O mistério do Triângulo das Bermudas poderá finalmente ter sido resolvido

(dr) colourlush / Deviant Art

O Triângulo das Bermudas: Miami (na Florida), Porto Rico e as Bermudas

Uma nova teoria poderá ter finalmente resolvido o mistério do Triângulo das Bermudas. Um grupo de meteorologistas detetou a presença de nuvens hexagonais que, conjugadas com ventos fortes, podem causar “bombas de ar” capazes de derrubar barcos e aviões.

Situado no Oceano Atlântico, entre as Bermudas, Miami e a ilha de Porto Rico, o chamado “Triângulo das Bermudas” notabilizou-se como palco de diversos desaparecimentos de aviões, barcos e navios, para os quais se popularizaram explicações sobrenaturais.

A má reputação da zona terá começado em outubro de 1492, quando Cristóvão Colombo notou que a sua bússola não estava a funcionar corretamente.

A primeira obra documentada sobre os desaparecimentos neste local foi divulgada em 1950, por E. V. W. Jones, jornalista da Associated Press, que deu a esta área o nome de “Triângulo do Diabo”.

O assunto gerou várias obsessões e teorias, que vão de extraterrestres a campos magnéticos, remoinhos gigantes e emissões de gás metano do fundo do oceano. No entanto, até hoje ninguém conseguiu resolver o mistério do “Triângulo das Bermudas”.

A mais recente teoria apresentada defende a presença de nuvens hexagonais, que podem dar origem a ventos de 274 quilómetros por hora, chamados de “bombas de ar”, destaca o Independent.

(dr) Science Channel

Nuvens Hexagonais no Triângulo das Bermudas

“Não é comum observar nuvens com linhas direitas. Na maioria das vezes, as nuvens são aleatórias”, afirmou o meteorologista Steve Miller ao Science Channel. Essas nuvens hexagonais criam tempestades tão poderosas que podem destruir ou afundar facilmente os navios e os aviões.

“As nuvens são formadas por micro-explosões, ou seja, rajadas de ar que atingem o oceano. Estes fatores ambientais criam ondas que podem ficar enormes quando começam a interagir umas com as outras”, adiantou Randy Cerveny, um dos autores do estudo.

Estima-se que, nos últimos 100 anos, o misterioso “Triângulo das Bermudas” tenha provocado a destruição de 75 aviões e afundado centenas de barcos e navios – provocando mais de mil mortes.

BZR, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Aliado a esta descoberta existe também as bolhas de gás metano que, quando soltas do fundo do oceano, mudam drasticamente a densidade da água e do ar, reduzindo bastante a sustentação de barcos e aviões.

RESPONDER

Cientistas conseguiram controlar as decisões de macacos através de estimulação cerebral

Ondas ultrassónicas de alta frequência, destinadas a regiões cerebrais específicas, podem mesmo influenciar o comportamento dos macacos. O cérebro é um órgão muito difícil de tratar. Além de a grande maioria dos medicamentos ter vários efeitos …

Raios cósmicos podem ter desempenhado um papel fundamental na origem da vida

A influência dos raios cósmicos no início da vida na Terra pode explicar a preferência da natureza pela estrutura das moléculas biológicas. Dois investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, sugerem que a interação entre proto-organismos …

Astrónomos descobrem um novo tipo de asteróide perto de Júpiter (e tem uma misteriosa cauda)

Uma equipa de astrónomos descobriu um novo tipo de asteróide com uma cauda semelhante à de cometa que orbita perto de Júpiter num enxame de rochas espaciais chamado Troianos. O LD2 2019, como é conhecido, desafia …

A estrela mais próxima do Sistema Solar não está sozinha. Há um planeta a orbitá-la

Uma equipa internacional, composta por vários investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) conseguiu, através do espetrógrafo ESPRESSO, confirmar a existência do planeta que orbita a estrela mais próxima do Sistema Solar, …

App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina. A hemoglobina é uma …

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …