O metro mexicano que é um Triângulo das Bermudas: 153 desaparecidos em 4 anos

As 195 estações que integram os metro da capital do México converteram-se nos últimos quatro anos num verdadeiro Triângulo das Bermudas. Desapareceram 153 pessoas que nunca mais regressaram.

Desde o início de 2018 foram abertas 43 investigações relacionadas com utilizadores que foram vistos pela última vez nas linhas do metro.

De acordo com o jornal espanhol El País, a Procuradoria-Geral da Cidade do México garante que 65% destes casos acabam por ser resolvidos, quando as pessoas aparecem passado algum tempo. No entanto, os outros 35%, que representam 15 dos casos do ano passado, ficaram sem solução, juntando-se às 138 pessoas que desapareceram sem deixar rasto entre 2015 e 2017.

“Dói-me de pensar que poderia fazer parte das estatísticas”, disse Graciela, uma passageira, de 30 anos, que relatou o momento em que foi cercada por cinco homens e uma mulher nas escadas de acesso ao metro.

A mulher, que regressava a casa depois de ter deixado a filha na escola, diz mesmo ter ouvido uma das pessoas a falar do preço que ela poderia ter. “Por ela, vão dar 20”, explicou a mulher.

O incidente ocorreu em Chabacano, um estação de metro perto do centro histórico, com acesso a três linhas de metro, e por onde passam centenas de pessoas todos os dias. Depois de ter conseguido escapar do grupo suspeito, Graciela entrou numa das composições do metro. “Penso naquelas pessoas que não conseguiram escapar e que fazem parte das estatísticas”, lamentou.

A mulher acredita que o objetivo do grupo que a cercou nunca foi o roubo. “Eles poderiam ter-me puxado”, disse. Apesar de as autoridades terem tomado conta da ocorrência, apenas dois polícias guardavam a zona depois do incidente.

Tal como acontece no Rio de Janeiro, no Brasil, o metro da Cidade do México é um dos que implementaram carruagens só para mulheres, de forma a evitar casos de assédio sexual. Diariamente, o metro transporta 5,5 milhões de pessoas. É o segundo mais saturado, atrás apenas do de Nova Deli, na Índia.

O sistema de metro, com 195 estações e cerca de 200 quilómetros de extensão, é vigiado por 3417 câmaras, que não foram capazes de gravar o que aconteceu com Graciela ou com os 153 utilizadores desaparecidos, uma vez que há zonas impossíveis de serem filmadas.

O grande problema que as autoridades enfrentam está relacionado com o facto de não existir qualquer denúncia de sequestro relacionada com o desaparecimento das mais de 150 pessoas.

“Pedimos que todas as pessoas que foram vítimas que denunciem os casos”, pediu um porta-voz da nova Administração da cidade.

Graciela também não apresentou queixa no Ministério Público. Porém, queixa-se da falta de segurança do México e conta que depois de há alguns anos ter apresentado uma denuncia de roubo, os familiares do assaltante conseguiram os seus dados e foram a casa dela exigir que retirasse a denúncia.

A comparação ao Triângulo das Bermudas acontece porque esta região notabilizou-se como palco de diversos desaparecimentos de aviões, barcos de passeio e navios, para os quais se popularizaram explicações extra-físicas e sobrenaturais.

Estima-se que, nos últimos cem anos, o misterioso “Triângulo das Bermudas” tenha provocado a destruição de 75 aviões e afundado centenas de barcos e navios – provocando mais de mil mortes. Em média, 5 aviões continuam a desaparecer na região todos os anos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas "acordam" bactérias com 100 milhões de anos

Os micróbios e as bactérias estavam presentes em argilas enterradas no fundo do mar do oceano Pacífico e são apontados como os organismos vivos mais antigos do planeta Terra. Uma equipa de cientistas, dos Estados Unidos …

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …