Trevor, o pato mais solitário do mundo, morre em ilha do Pacífico

Trevor, o “pato mais solitário do mundo”, que vivia em Niue, uma pequena ilha do Pacífico, morreu depois de ser atacado por cães selvagens.

Na página do Facebook dedicada ao pato, as autoridades informaram que “foi visto morto num arbusto depois de ser atacado por cães” selvagens.

“É um tempo triste para Niue. Ele cativou a população de 1.600 habitantes e os nove mil turistas que nos visitam todos anos”, disse o chefe da Câmara de Comércio de Niue, Rae Findlay, no domingo. Findlay é o responsável pela página de Facebook do pato Trevor.

Great weekend at The Puddle, great for ducks!! Not so good for the Christmas on the Rock concert. It was postponed from Saturday to Sunday and indoors to the Niue High School. I flew down and listened from the roof of the school hall. Great concert, over 100 performers and sooo many people and I heard Frankie Stevens do a shout out to me Trevor the Duck. Starting to feel like Christmas. Tomorrow I might decorate The Puddle.

Publicado por Trevor the Duck – Niue em Terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Trevor ficou famoso no ano passado durante uma visita de jornalistas da Nova Zelândia à ilha. O animal apareceu há um ano em Niue, onde não há lagoas naturais ou habitat adequado para um pato.

É por isso incerta a forma como foi parar a Niue, mas havia quem acreditasse que chegou com uma tempestade. Trevor era, por isso, único na zona e, assim, o “pato mais solitário do mundo”.

“Assume-se que veio da Nova Zelândia, mas também é possível que tenha vindo de Tonga ou de outra ilha do Pacífico”, disse Findlay.

Apesar de apelidado desta forma, Trevor era tudo menos solitário, sendo cuidado e alimentado por locais, incluindo os bombeiros. Durante o ano que viveu em Niue, Trevor instalou-se num charco e quando o nível da água descia demasiado eram os próprios bombeiros a resolver a situação.

Ainda se ponderou trazer companhia para Trevor, mas a sua “casa” era demasiado pequena para dois. Isso não o impediu de fazer pelo menos três amigos: uma galinha, um galo e um “weka”, uma ave nativa de Niue.

Trevor é um pato Mallard – ou pato real -, tendo sido batizado de Trevor Mallard em referência ao porta-voz da Câmara dos Representantes da Nova Zelândia, Trevor Mallard. O representante também lamentou a morte do animal, escrevendo nas redes sociais: “Profundos pêsames ao povo de Niue da parte do Parlamento da Nova Zelândia”.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …

Salvini renuncia à imunidade parlamentar e quer ser levado à Justiça

Matteo Salvini, investigado por ter impedido o desembarque de migrantes, quer renunciar à imunidade parlamentar e ser julgado. A poucos dias das eleições regionais, esta é uma oportunidade do ex-ministro do Interior voltar a conquistar …

Afinal, cancro e doenças cardíacas podem ser contagiosos

Na escola, aprendemos que só podemos apanhar certas doenças, como a gripe, através de outras pessoas. Porém, um novo estudo defende que muitas "doenças não transmissíveis", como a maioria dos cancros e doenças cardíacas, às …

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …

Polícias em protesto em Braga, Porto e Lisboa. Esperam um sinal de apoio de Marcelo

Elementos da PSP e da GNR realizam esta terça-feira protestos em simultâneo em Braga, Lisboa e Faro, numa ação convocada pelos sindicatos, enquanto o Movimento Zero (M0) inicia uma vigília nos aeroportos portugueses. Organizadas por sete …

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …

Real Madrid contrata Reinier. É a transferência de inverno mais cara de sempre do clube

O Real Madrid confirmou hoje a contratação do médio ofensivo brasileiro Reinier, que atuava no Flamengo de Jorge Jesus, num negócio que envolve uma verba de 30 milhões de euros, segundo a imprensa espanhola. Os 'merengues' …