Trevor, o pato mais solitário do mundo, morre em ilha do Pacífico

Trevor, o “pato mais solitário do mundo”, que vivia em Niue, uma pequena ilha do Pacífico, morreu depois de ser atacado por cães selvagens.

Na página do Facebook dedicada ao pato, as autoridades informaram que “foi visto morto num arbusto depois de ser atacado por cães” selvagens.

“É um tempo triste para Niue. Ele cativou a população de 1.600 habitantes e os nove mil turistas que nos visitam todos anos”, disse o chefe da Câmara de Comércio de Niue, Rae Findlay, no domingo. Findlay é o responsável pela página de Facebook do pato Trevor.

Great weekend at The Puddle, great for ducks!! Not so good for the Christmas on the Rock concert. It was postponed from Saturday to Sunday and indoors to the Niue High School. I flew down and listened from the roof of the school hall. Great concert, over 100 performers and sooo many people and I heard Frankie Stevens do a shout out to me Trevor the Duck. Starting to feel like Christmas. Tomorrow I might decorate The Puddle.

Publicado por Trevor the Duck – Niue em Terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Trevor ficou famoso no ano passado durante uma visita de jornalistas da Nova Zelândia à ilha. O animal apareceu há um ano em Niue, onde não há lagoas naturais ou habitat adequado para um pato.

É por isso incerta a forma como foi parar a Niue, mas havia quem acreditasse que chegou com uma tempestade. Trevor era, por isso, único na zona e, assim, o “pato mais solitário do mundo”.

“Assume-se que veio da Nova Zelândia, mas também é possível que tenha vindo de Tonga ou de outra ilha do Pacífico”, disse Findlay.

Apesar de apelidado desta forma, Trevor era tudo menos solitário, sendo cuidado e alimentado por locais, incluindo os bombeiros. Durante o ano que viveu em Niue, Trevor instalou-se num charco e quando o nível da água descia demasiado eram os próprios bombeiros a resolver a situação.

Ainda se ponderou trazer companhia para Trevor, mas a sua “casa” era demasiado pequena para dois. Isso não o impediu de fazer pelo menos três amigos: uma galinha, um galo e um “weka”, uma ave nativa de Niue.

Trevor é um pato Mallard – ou pato real -, tendo sido batizado de Trevor Mallard em referência ao porta-voz da Câmara dos Representantes da Nova Zelândia, Trevor Mallard. O representante também lamentou a morte do animal, escrevendo nas redes sociais: “Profundos pêsames ao povo de Niue da parte do Parlamento da Nova Zelândia”.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …