O ganense Amoako Boafo rumou às estrelas: um trio de pinturas do artista feitas para o New Shepard, o foguetão reutilizável construído pela Blue Origin, descolou em direção ao Espaço.
As pinturas – Self Portrait with Pink Tulips (2021), Shormeh’s Gold Earrings (2021), e White and Gold Head Wrap (2021) – compõem o “Tríptico suborbital” de Amoako Boafo.
Segundo o ArtNet, uma das obras é um autorretrato, enquanto que as outras são retratos da sua mãe e do seu amigo de infância Otis Kwame Kye Quaicoe, que também é artista.
“Um autorretrato a olhar para o céu explica melhor o que este projeto significa para mim. Cresci a saber que o céu era o limite e agora começo a trabalhar num projeto que vai além do céu como o conhecemos”, explicou o artista, em comunicado. “Isto significa o que é possível quando criativos como eu têm a oportunidade não apenas de partir o teto de vidro, mas de ir além dele.”
Para fazer as pinturas, o artista teve de usar materiais especiais para garantir que as obras de arte sobreviveriam à sua curta jornada no Espaço. Além disso, Boafo teve que se certificar de que as pinturas não iriam queimar durante a reentrada na atmosfera.
“Estamos honrados em transportar as obras de arte de Amoako para o Espaço”, disse um representante da Blue Origin, também em comunicado. “Os seus retratos impressionantes capturam a alegria dos negros e o tipo de futuro partilhado que esperamos criar para todos nós no Espaço: vibrante, bonito e cheio de maravilhas.”
🚀🇺🇸 La fameuse œuvre de @AmoakoBoafo qui était sur le vol NS-17 de #NewShepard#BlueOrigin pic.twitter.com/BVoeYiYUM2
— Math sur Mars (@mathsurmars) August 26, 2021
O lançamento não tripulado aconteceu na manhã de sexta-feira, na instalação de lançamento da Blue Origin perto de Van Horn, no oeste do Texas, Estados Unidos.
O voo de dez minutos segue um lançamento bem-sucedido da Blue Origin, no dia 20 de julho, que contou com a presença de Jeff Bezos a bordo na primeira missão tripulada da empresa. O fundador da Amazon passou 11 minutos a ver a curvatura espacial no foguetão New Shepard, naquele que foi “o melhor dia de sempre” para o homem mais rico do mundo.
O foguetão descolou de uma plataforma no deserto do Texas, nos Estados Unidos, e, três minutos depois da descolagem, a cápsula libertou-se do foguetão e superou a linha Karman, o limite entre a atmosfera terrestre e o Espaço.
O voo suborbital durou apenas 11 minutos mas estabeleceu vários recordes para a Blue Origin, incluindo os humanos mais velho e mais jovem a voar para o Espaço.