/

Três pessoas detidas em França por suspeita de ajudar Sid Ahmed Ghlam

Yoan Valat / EPA

Gilles Jean Portejoie, advogado de Sid Ahmed Ghlam, presta declarações à imprensa

Gilles Jean Portejoie, advogado de Sid Ahmed Ghlam, presta declarações à imprensa

Três pessoas foram hoje detidas em França, alegadamente por terem ajudado o estudante argelino Sid Ahmed Ghlam, indiciado por homicídio e por planear um ataque contra uma igreja perto de Paris, de acordo com várias fontes.

Um francês de 27 anos foi interpelado hoje de manhã em Sain-Quen, subúrbio no norte de Paris, segundo informou uma fonte policial, citada pela agência France Presse.

O seu ADN foi identificado numa escova de cabelo descoberta na casa em Paris do estudante argelino, suspeito de matar uma mulher e de ter preparado um atentado, segundo a mesma fonte.

Esta detenção foi já confirmada por uma fonte judiciária, adianta a agência francesa de notícias.

Um outro homem foi igualmente detido, após elementos policiais terem identificado o seu ADN numa viatura ligada a Sid Ahmed Ghlam, e uma terceira pessoa, suspeita de ter prestado apoio logístico ao estudante argelino, foi também se encontra sob custódia, segundo fonte próxima do processo.

Após a detenção de Sid Ahmed Ghlam, a 19 de abril, os investigadores têm tentado apurar os apoios prestados ao suspeito, conhecido dos serviços franceses de informações, desde a primavera de 2014.

EPA

Aurelie Chatelain, 32 anos, de cuja morte Sid Ahmed Ghlam é o principal suspeito.

Aurelie Chatelain, 32 anos, de cuja morte Sid Ahmed Ghlam é o principal suspeito.

Sid Ahmed Ghlam, um estudante de informática de 24 anos de origem argelina, foi detido causalmente no domingo passado, 19 de abril, em Paris, depois de ter chamado uma ambulância, devido a um ferimento de bala que tinha numa perna.

A polícia iria encontrar, posteriormente, armas de guerra, na residência de estudantes onde morava, a par de documentos que o ligavam a grupos ‘jihadistas’.

De acordo com a polícia, o jovem argelino teria recebido instruções, a partir da Síria para planear ataques contra igrejas católicas, em França.

Ghlam foi acusado do homicídio de uma mulher e de tentativa de homicídio, assim como do planeamento de ataques.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.