Pelo menos três mortos e 79 desaparecidos em desabamento de prédio na Rússia

(h) Russian emergency situations ministry / EPA

Pelo menos três pessoas morreram e 79 estão desaparecidas após o desabamento parcial de um edifício habitacional na localidade de Magnitogorsk, Rússia, alegadamente devido a uma explosão de gás.

Equipas de salvamento encontraram três corpos entre os escombros, mas também conseguiram resgatar já várias pessoas, entre as quais uma criança, com ferimentos de diversa gravidade, segundo os serviços de emergência russos.

Até ao momento, desconhece-se se todos os desaparecidos se encontravam nas suas casas quando aconteceu o colapso de sete dos nove andares de uma parte do edifício, que terá sido provocado por uma explosão de gás ocorrida às 06h00 locais (01:00 em Lisboa).

Segundo o Ministério para Situações de Emergência da Rússia, nos 48 apartamentos destruídos residiam oficialmente 110 pessoas, das quais duas dezenas saíram ilesas.

Os residentes serão deslocados para escolas da região, como já foi feito com as pessoas que moravam nos apartamentos adjacentes aos afetados pelo acidente.

As operações de resgate estão a ser dificultadas pelas baixas temperaturas, que rondam os 30 graus negativos na localidade de Magnitogorsk, situada no sul dos Urais, não muito longe da fronteira com o Cazaquistão.

A ministra da Saúde russa, Veronika Skvortsova, e o responsável das Situações de Emergência, Yevgueni Zinichev, viajaram para Magnitogorsk para coordenar as operações de assistência, por ordem do presidente, Vladimir Putin.

As explosões de gás são habituais na Rússia, onde a grande maioria dos edifícios habitacionais foi construída nos tempos da União Soviética, com materiais de baixa qualidade.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …

Trump abandona conferência de imprensa após ser confrontado por jornalista com mentira que disse 150 vezes

O Presidente norte-americano abandonou uma conferência de imprensa, este sábado, depois de ter sido confrontado por uma jornalista com uma mentira que já terá dito mais de 150 vezes sobre cuidados de saúde para os …

Olavo Bilac pede desculpa por ter atuado num comício do Chega

O cantor Olavo Bilac recorreu à sua conta de Facebook para pedir desculpa aos seus fãs e aos seres pares do setor por ter atuado num comício do Chega, frisando não ter qualquer relação com …