Três mísseis atingem aeroporto de Bagdad onde estão tropas dos Estados Unidos

Três mísseis atingiram esta quinta-feira o aeroporto de Bagdad, onde se situa uma base militar onde estão estacionados soldados norte-americanos, tendo provocado um ferido iraquiano, revelaram fontes da segurança citadas pela AFP.

Os projéteis atingiram a secção da base aérea ocupada por militares iraquianos – que dividem o espaço com os soldados destacados por Washington no âmbito da coligação anti-jihadista, adiantou um responsável dos serviços de segurança, que pediu anonimato.

Este é o segundo ataque com mísseis contra os norte-americanos em menos de uma semana, já que, no domingo, cinco mísseis atingiram uma base aérea no norte de Bagdad, ferindo três soldados iraquianos e dois estrangeiros.

O ataque não foi reivindicado imediatamente, mas Washington acusa regularmente grupos armados iraquianos próximos do Irão de atacar os seus militares e diplomatas no Iraque.

No total, cerca de 20 ataques com bombas ou mísseis atingiram bases que abrigam soldados norte-americanos ou representações diplomáticas dos Estados Unidos desde que Joe Biden assumiu a presidência, no final de janeiro. E dezenas de outras aconteceram desde o outono de 2019, na administração de Donald Trump.

Em meados de abril, os ataques atingiram um novo nível, tendo, pela primeira vez, fações iraquianas pró-Irão realizado um ataque suicida com drones a um quartel norte-americana no aeroporto de Erbil, no Curdistão iraquiano.

Os ataques são frequentemente reivindicados por grupos obscuros, que escondem grupos armados pró-Irão, presentes há muito tempo no Iraque, dizem os especialistas, citando discursos dos seus líderes quando ameaçam “atacar com mais frequência e com mais força” os 2.500 militares norte-americanos ainda estacionados no Iraque.

Washington e Bagdad retomaram, em 7 de abril, um “diálogo estratégico” que deverá levar à calendarização da retirada da coligação internacional que combate, desde 2014, o grupo jihadista Estado Islâmico.

A República Islâmica do Irão e os Estados Unidos têm ambos presença ou aliados no Iraque.

O Irão conta, entre outros, com o apoio de Hachd al-Chaabi, uma coligação de grupos paramilitares integrados no Estado e o Governo iraquiano de Mustafa al-Kazimi, considerado mais pró-americano do que o seu antecessor, é regularmente ameaçado.

A cada ataque mortal, Washington promete fazer o Irão pagar um preço alto, sendo que, em janeiro de 2020, essa espiral de tensão esteve prestes a transformar-se num conflito aberto no Iraque, quando um drone norte-americano matou o poderoso general iraniano Qassem Soleimani, em Bagdad, em resposta à mortes de vários norte-americanos no Iraque.

  // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Teste à covid-19

Subvariante da Delta identificada em Israel. Em Portugal há nove casos

Em Portugal, já foram detetados nove casos da variante AY4.2, subvariante da Delta, de acordo com o mais recente relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2. O …

FCSH diz que "não existe matéria que comprometa a integridade" do CV de Raquel Varela

O Conselho Científico da FCSH da Universidade Nova de Lisboa diz que não há "matéria que comprometa a integridade" do CV da investigadora Raquel Varela. A investigadora Raquel Varela viu-se envolvida numa polémica depois de ter …

Mexidas no PSD já se fazem sentir no pagamento de quotas dos militantes

Para além de no Conselho Nacional se ter superiorizado a Rio com os conselheiros a chumbarem o adiamento das eleições internas, Rangel conseguiu outra vitória que passou despercebida a alguns: o prolongar de prazos das …

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …