Três milhões de emigrantes podem ficar no Reino Unido, assegura May

Stephanie Lecocq / Lusa

Theresa May, primeira-ministra britânica

Theresa May, primeira-ministra britânica

Durante a primeira reunião em Bruxelas à qual Theresa May assistiu desde que iniciou o processo de saída da União Europeia – artigo 50 -, a líder dos conservadores ofereceu aos restantes elementos da UE um acordo considerado justo: não haverá deportação para os que vivem há cinco ou mais anos no Reino Unido.

Brexit

A primeira-ministra britânica avançou na reunião com os líderes da União europeia alguns pontos da sua política de retirada do Reino Unido, entre os quais o de não haver plano de deportação para cidadãos europeus a viver em território britânico, segundo a revista Sábado.

Atualmente, no Reino Unido existem cerca de 3 milhões de habitantes de vários países da UE a habitar no Reino Unido.

May prometeu que todos os cidadãos com origem dos 27 que habitem no Reino Unido há mais de cinco anos poderão continuar para o resto da vida, se assim quiserem. Os que lá estiverem há menos tempo ou estejam agora a pensar mudar-se para lá podem ficar até atingir a meta dos cinco anos.

Antes da intervenção da líder britânica, a chanceler alemã Angela Merkel tinha já pedido “garantias a longo prazo” para os cidadãos europeus que vivem no Reino Unido ou que pensam vir a viver.

Depois da proposta apresentada por May, Merkel considerou este um “bom início”, mas a líder alemã quer que as garantias se mantenham até que o Reino Unido abandone definitivamente a União Europeia – a 30 de março de 2019, dois anos depois de acionar o artigo 50.

Na segunda-feira, Theresa May deve apresentar um documento escrito onde apresenta os pontos referidos durante a reunião em Bruxelas, de forma mais pormenorizada.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tunsk, tinha decidido com os restantes líderes europeus que não entrariam em diálogo com a líder britânica. Quando May abandonou a reunião, os representantes dos 27 continuaram a discutir assuntos relacionados com o Brexit.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2% e 1,4%, com Portugal a avançar acima da média (1,9%). Segundo revelou o …

Atendimento a sem-abrigo passa a ser feito independentemente da morada

O atendimento de emergência a pessoas sem-abrigo passa a poder ser feito em qualquer centro distrital da Segurança Social, independentemente da morada em que a pessoa está registada ou da existência de um processo familiar, …

Catarina Martins presente na contra-cimeira do clima em Madrid

A coordenadora do BE integra a comitiva bloquista que, na sexta-feira, vai a Madrid para a manifestação da contra-cimeira do clima, enquanto decorre na capital espanhola a cimeira da Organização das Nações Unidas, a COP25. Em …