Três milhões de emigrantes podem ficar no Reino Unido, assegura May

Stephanie Lecocq / Lusa

Theresa May, primeira-ministra britânica

Theresa May, primeira-ministra britânica

Durante a primeira reunião em Bruxelas à qual Theresa May assistiu desde que iniciou o processo de saída da União Europeia – artigo 50 -, a líder dos conservadores ofereceu aos restantes elementos da UE um acordo considerado justo: não haverá deportação para os que vivem há cinco ou mais anos no Reino Unido.

Brexit

A primeira-ministra britânica avançou na reunião com os líderes da União europeia alguns pontos da sua política de retirada do Reino Unido, entre os quais o de não haver plano de deportação para cidadãos europeus a viver em território britânico, segundo a revista Sábado.

Atualmente, no Reino Unido existem cerca de 3 milhões de habitantes de vários países da UE a habitar no Reino Unido.

May prometeu que todos os cidadãos com origem dos 27 que habitem no Reino Unido há mais de cinco anos poderão continuar para o resto da vida, se assim quiserem. Os que lá estiverem há menos tempo ou estejam agora a pensar mudar-se para lá podem ficar até atingir a meta dos cinco anos.

Antes da intervenção da líder britânica, a chanceler alemã Angela Merkel tinha já pedido “garantias a longo prazo” para os cidadãos europeus que vivem no Reino Unido ou que pensam vir a viver.

Depois da proposta apresentada por May, Merkel considerou este um “bom início”, mas a líder alemã quer que as garantias se mantenham até que o Reino Unido abandone definitivamente a União Europeia – a 30 de março de 2019, dois anos depois de acionar o artigo 50.

Na segunda-feira, Theresa May deve apresentar um documento escrito onde apresenta os pontos referidos durante a reunião em Bruxelas, de forma mais pormenorizada.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tunsk, tinha decidido com os restantes líderes europeus que não entrariam em diálogo com a líder britânica. Quando May abandonou a reunião, os representantes dos 27 continuaram a discutir assuntos relacionados com o Brexit.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Computadores da PSP não têm acesso a base de dados de criminosos

Milhares de computadores da PSP estão sem acesso ao Sistema Estratégico de Informações (SEI), que permite controlar e gerir toda a atividade operacional diária da polícia, incluindo registos de ocorrências e identificação de suspeitos. O Jornal …

Os nossos antepassados acasalaram com pelo menos 5 espécies diferentes

A análise genética revelou que os ancestrais dos humanos modernos cruzaram com pelo menos cinco grupos humanos arcaicos diferentes quando se mudaram da África e passaram pela Eurásia. Embora dois dos grupos arcaicos sejam conhecidos atualmente …

A Loja do Gato Preto

Loja do Gato Preto suspeita de envolvimento em esquema de contrabando

Os sócios da Loja do Gato Preto e vários funcionários da empresa são arguidos numa investigação relacionada com suspeitas de contrabando e falsificação de documentos, no âmbito de importações de utensílios de mesa e cozinha …

PS alarga fosso em relação ao PSD (mas ainda está longe da maioria absoluta)

O PS segue destacado nas intenções de voto relativas às próximas legislativas, alargando o fosso em relação ao PSD de Rui Rio para quase 14 pontos percentuais, segundo a sondagem da Aximage divulgada esta sexta-feira. De …

Desde a saúde ao trabalho, quase 170 diplomas em votação no último dia do Parlamento

Parlamento realiza o seu último dia de votações antes das férias de verão, uma “maratona” para votar 59 projetos de lei, 19 propostas de lei do Governo e 90 projetos e propostas de resolução. O parlamento …

Inteligência artificial criou uma nova vacina contra a gripe sozinha (e é melhor do que as atuais)

Uma inteligência artificial criada pela Universidade de Flinders, na Austrália, desenvolveu, sozinha, uma nova vacina para a gripe. Apelidada de “SAM” (sigla em inglês para “Algoritmos Inteligentes para Descobertas Médicas”), a tecnologia criou uma medicação tão …

Greve de técnicos superiores de diagnóstico vai dificultar realização de análises ou exames esta sexta-feira

Os técnicos superiores de diagnóstico paralisam, pela segunda sexta-feira consecutiva, e vão protestar na Assembleia da República, onde tencionam "acompanhar de perto" a votação de um projeto de resolução do PSD. Os técnicos prometem paralisar …

PSD promete congelar o número de funcionários públicos (para lhes pagar melhor)

O PSD afirmou esta quinta-feira que existe margem no seu cenário macroeconómico para atualizar salários pelo menos à taxa da inflação, e que utilizará o excedente de 800 milhões de euros para valorização remuneratória dos …

Trump assegura que drone iraniano foi abatido. Mas Irão nega o ataque

O Presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na quinta-feira que um navio de guerra norte-americano destruiu um drone iraniano no estreito de Ormuz, numa altura de tensões crescentes entre os dois países. O Presidente norte-americano considerou …

Super-erupções vulcânicas estão a interromper a recuperação da camada de ozono

Desde que o buraco do ozono na Antártida foi detetado em 1985, o esgotamento da camada de ozono - o "grande guarda-chuva" que protege toda a vida na Terra - levantou uma preocupação considerável. Os esforços …