Foram mortos 15 mil judeus por dia nos três meses mais negros da História da Humanidade

jechstra / Flickr

Entrada do antigo campo de concentração de Auschwitz, na Polónia.

Agosto, setembro e outubro de 1942 foram os meses mais terríveis da História da Humanidade. Neste período, os nazis mataram um quarto de todos os judeus que haveriam de matar durante todo o Holocausto.

Num estudo recente, publicado no segundo dia do ano na revista Science Advances, Lewi Stone, um biomatemático da Universidade de Telavive que analisou os registos dos caminhos-de-ferro que transportavam judeus para os campos de concentração, concluiu que Adolf Hitler mandava matar 15 mil judeus por dia, e não seis mil como indicavam estudos anteriores.

Em apenas três meses do ano de 1942, foram assassinados 1,5 milhões de judeus, de um total de mais de seis milhões de mortos durante o Holocausto.

Agosto, setembro e outubro de 1942 foram os três meses mais terríveis e sangrentos da História. Esta concentração de execuções num determinado período do Holocausto, no auge da operação batizada de “Reinhard”, é a principal descoberta do estudo conduzido por Lewi Stone.

De acordo com o investigador, a Operação Reinhard foi a mais mortífera de toda a Segunda Guerra Mundial e concentrou-se principalmente em três campos específicos do oeste ocupado da Polónia – Belzec, Sobibor e Treblinka.

Quer no cinema, quer na literatura, o maior palco de todos os horrores é Auschwitz. No entanto, o investigador argumenta que estes três locais têm que ser investigados de forma mais minuciosa porque, segundo ele, eram ainda mais violentos.

Segundo a análise de Stone, depois dos três meses mais sangrentos, a taxa de mortalidade decai, mas não pelos melhores motivos: a Alemanha não começou a sofrer reveses na Guerra, só não havia mais judeus para matar na Polónia. Stone afirma que a campanha de extermínio nazi na Polónia seria ainda maior se houvesse mais judeus na região, e, como vemos, não é à toa que o diz.

“Além de ter sido a maior campanha de assassinatos em massa durante o Holocausto, a Operação Reinhard aconteceu também a um ritmo incrivelmente rápido“, sustenta Stone, citado pela BBC.

Quando juntou os dados, o investigador ficou “completamente chocado” com o pico destes três meses. “Quase 500 mil pessoas por mês foram mortas nesses três meses. Os nazis tentaram mesmo tudo o que podiam para assassinar pessoas com o menor esforço possível.”

Na verdade, os números que constam no estudo de Stone mostram que quase um quarto das vítimas do Holocausto foram assassinadas nesse período. Além disso, registos de comunicações de guerra, tornadas públicas pelo Governo alemão, mostram que, nesse ano, Hitler ordenou que “toda a operação fosse acelerada”.

Reinhard, o “homem com coração de ferro”

A Operação Reinhard ganhou o nome do oficial nazi Reinhard Tristan Eugen Heydrich (1904-1942). Nas palavras de Adolf Hitler, Reinhard Heydrich era “o homem com coração de ferro”.

Durante a Segunda Guerra Mundial, na Conferência de Wannsee, Reinhard foi incumbido pelo comandante militar Henrich Luitpold Himmler de coordenar a “solução” para a “questão judaica” – a forma segundo a qual os nazis se referiam ao facto de todos os judeus residentes em territórios ocupados pela Alemanha deverem ser exterminados.

Embora a Operação Reinhard tenha começado oficialmente em maio de 1942, o facto de as mortes se terem intensificado em agosto reflete os relatos históricos: foi nesta altura que Hitler ordenou que os esforços da famigerada “solução final” contra os judeus ocorressem “à velocidade máxima“.

Reinhard Heydrich foi morto após um atentado executado pela então resistência checoslovaca. O seu carro alvo de uma emboscada e, uma semana depois, a 4 de junho de 1942, não resistiu aos ferimentos.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …