Das três linhas de apoio à cultura, só uma estará disponível esta segunda-feira

André Kosters / Lusa

A ministra da Cultura, Graça Fonseca

O Ministério da Cultura tinha anunciado que três linhas de apoio iam estar disponíveis esta segunda-feira, para trabalhadores, empresas artísticas e espaços culturais. No entanto, só uma abriu.

Das três linhas de apoio social que foram anunciadas pela ministra da Cultura, só uma vai estar disponível esta segunda-feira – a linha de apoio social.

Segundo o Observador, só esta linha vai ter o formulário disponível já esta segunda-feira. O apoio destina-se a técnicos, artistas, autores e outros profissionais, que tenham solicitado ou recebido apoio extraordinário da Segurança Social enquanto trabalhadores independentes, e que se candidatam a um máximo de 1.316,43 euros.

Na quinta-feira, o Ministério da Cultura tinha anunciado que eram três as linhas que iam estar disponíveis, tanto para trabalhadores como para empresas artísticas e espaços culturais. Em declarações à Antena 1, a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, explicou que a linha de apoio aos trabalhadores independentes é a mais urgente e que será a primeira a estar em vigor.

De acordo com o ministério, o atraso nas linhas de apoio às artes surge na sequência de um pedido dos representantes do setor. Ao Observador, a tutela explicou que, na semana passada, os representantes do setor pediram uma alteração que tem impacto no desenvolvimento tecnológico dos formulários que precisam de preencher para terem direito à ajuda, que para já fica disponível só para os artistas.

O ministério não esclareceu que alterações foi essa, mas justificou o atraso com as mudanças que têm de ser feitas a nível informático para garantir o processamento automático de todos os pedidos.

Os requerentes que forem aceites nesta linha terão de descontar o apoio extraordinário de 219 euros que receberam da Segurança Social em abril e em maio. Isto significa que, em vez de um máximo de 1.316,43 euros, receberão 877 euros.

O diário adianta que o apoio será pago em duas prestações, em agosto e em setembro.

Apesar de o documento do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) indicar que a linha de apoio social tem uma dotação de 34,3 milhões de euros, a informação disponibilizada pelo Ministério da Cultura indica a existência de 30 milhões de euros, porque aquele outro montante é o teto máximo de apoio.

O apoio social está disponível para 18.000 beneficiários, mas Graça Fonseca admitiu que o universo de abrangidos poderá vir a ser maior.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Gostava de perceber porque quem trabalha na cultura é mais que os outros trabalhadores?!..
    Não tem descontos , mas recebem?!.. só para eles?!.. e vejo jornalistas ridículos, sem raciocínio nenhum, ainda a defender los!..
    Em que eles sao mais que os outros portugueses?!..
    Não descontam e metem tudo ao bolso, assumem !.. não ficam as espera que os outros paguem, ou são parasitas?!..

RESPONDER

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …