Descobertas novas espécies de “peixe-caracol” nas profundezas do Pacífico

Cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, descobriram três novas espécies do chamado “peixe-caracol” na Fossa do Atacama, localizada nas profundezas do Oceano Pacífico.

Na sua última viagem à Fossa do Atacama, um dos pontos mais profundos do Oceano Pacífico, uma equipa de cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, descobriu três novas espécies do chamado “peixe-caracol”.

Os espécimes, que se encontravam a mais de 6.400 metros de profundidade, foram temporariamente batizados de “peixes rosa, azul e roxo de Atacama”, fazendo parte da família dos Liparidae.

“Tal como se pode ver pelas filmagens, há várias presas de invertebrados nas profundezas e estes peixes-caracol [como também são chamados] são os principais predadores”, explica o investigador da universidade britânica, Thomas Linley, citado pelo Science Alert.

“Parecem ser bastante ativos e também parecem estar muito bem alimentados”, acrescenta o cientista, que foi um dos principais responsáveis desta expedição.

Tomografia computadorizada do peixe-caracol de Atacama

Estes peixes não têm escamas e as partes mais complexas do seu corpo são os dentes e os ossos do ouvido interno, que lhes dão equilíbrio, acrescentou o Linley, explicando que são esses os recursos que os ajudam a viver nas profundezas do oceano.

“A estrutura gelatinosa mostra que estão perfeitamente adaptados a viver sob pressão extrema. (…) Sem essa pressão e sem frio para suportar o corpo, estes peixes são extremamente frágeis e derretem rapidamente quando são trazidos à superfície”, explica.

No entanto, os cientistas foram capazes de trazer uma das novas espécies à superfície, depois de nadar para dentro de uma das suas armadilhas. O espécime foi preservado, está em “muito boas condições” e está a ser estudado por uma equipa onde se incluem investigadores do Museu de História Natural de Londres.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Candidatos do CDS pagam campanha interna do seu bolso, só João Almeida sabe quanto

Os cinco candidatos à liderança do CDS-PP vão pagar do seu bolso a campanha interna e só o deputado João Almeida tem uma estimativa de custos. Ao contrário do que acontece com os partidos políticos nas …

China fecha Wuhan. Há um risco "moderado" de vírus chegar à Europa

Com o número de casos de pessoas infetadas com o coronavírus a aumentar exponencialmente nos últimos dias, a China pararam os transportes em Wuhan,  cidade onde surgiu o surto. As autoridades de saúde da China aumentaram …

Sequenciado o genoma da misteriosa e esquiva lula-gigante

Uma equipa de cientistas acaba de sequenciar na totalidade o genoma da lula-gigante (Architeuthis dux), animal de águas profundas que nunca foi capturado vivo e do qual não se sabe praticamente nada. A descoberta, cujos …

Gestor do EuroBic encontrado gravemente ferido em casa. PJ está a investigar

Nuno Ribeiro da Cunha, o diretor do private banking do EuroBic e gestor da conta da Sonangol que efetuou algumas das transferências suspeitas no Luanda Leaks, foi encontrado com ferimentos graves nos pulsos e no …

Três mortos em queda de avião de combate a incêndios na Austrália

Três pessoas morreram esta quinta-feira na sequência da queda, ainda por razões desconhecidas, de um avião C-130 que estava envolvido no combate aos incêndios no estado australiano de Nova Gales do Sul, confirmaram as autoridades. "Não …

O planeta só consegue alimentar metade de toda a população mundial

Uma nova investigação concluiu que o atual sistema de produção de alimentos só consegue alimentar 3.400 milhões de pessoas sem exceder os limites do planeta. Na prática, a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na …

A Terra teve um campo magnético primitivo (e é mais forte do que se pensava)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, encontrou evidências que sugerem que o campo magnético primitivo que se formou à volta da Terra é mais forte do que os especialistas pensavam. …

Cientistas estão a criar oxigénio a partir de uma imitação de poeira lunar

Uma equipa de investigadores está a trabalhar num sistema capaz de produzir oxigénio respirável a partir de amostras de uma imitação de poeira lunar. A procura de um novo mundo habitável é uma das grandes aspirações …

Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas. A revista Monocle elegeu o Porto como uma …

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …