Descobertas novas espécies de “peixe-caracol” nas profundezas do Pacífico

Cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, descobriram três novas espécies do chamado “peixe-caracol” na Fossa do Atacama, localizada nas profundezas do Oceano Pacífico.

Na sua última viagem à Fossa do Atacama, um dos pontos mais profundos do Oceano Pacífico, uma equipa de cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, descobriu três novas espécies do chamado “peixe-caracol”.

Os espécimes, que se encontravam a mais de 6.400 metros de profundidade, foram temporariamente batizados de “peixes rosa, azul e roxo de Atacama”, fazendo parte da família dos Liparidae.

“Tal como se pode ver pelas filmagens, há várias presas de invertebrados nas profundezas e estes peixes-caracol [como também são chamados] são os principais predadores”, explica o investigador da universidade britânica, Thomas Linley, citado pelo Science Alert.

“Parecem ser bastante ativos e também parecem estar muito bem alimentados”, acrescenta o cientista, que foi um dos principais responsáveis desta expedição.

Tomografia computadorizada do peixe-caracol de Atacama

Estes peixes não têm escamas e as partes mais complexas do seu corpo são os dentes e os ossos do ouvido interno, que lhes dão equilíbrio, acrescentou o Linley, explicando que são esses os recursos que os ajudam a viver nas profundezas do oceano.

“A estrutura gelatinosa mostra que estão perfeitamente adaptados a viver sob pressão extrema. (…) Sem essa pressão e sem frio para suportar o corpo, estes peixes são extremamente frágeis e derretem rapidamente quando são trazidos à superfície”, explica.

No entanto, os cientistas foram capazes de trazer uma das novas espécies à superfície, depois de nadar para dentro de uma das suas armadilhas. O espécime foi preservado, está em “muito boas condições” e está a ser estudado por uma equipa onde se incluem investigadores do Museu de História Natural de Londres.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …

Taiwan acusa China de querer fazer da ilha o "próximo Hong Kong"

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu, disse que há pressão da China sobre a ilha para aceitar condições políticas que farão de Taiwan o próximo Hong Kong. A Presidente de Taiwan recebeu esta …

Líderes do Líbano terão sido alertados sobre explosivos no porto de Beirute em julho

O Presidente do Líbano, Michel Aoun, e o primeiro-ministro, Hassan Diab, terão sido alertados em julho sobre a existência de 2.750 toneladas de nitrato de amónio armazenadas no porto de Beirute, avançou a agência Reuters. A …