“Três direitas” unidas para colocar Sánchez entre a espada e a parede

Luca Piergiovanni / EPA

O primeiro-ministro tem apenas dois dias para aprovar o Orçamento, num cenário em que as direitas estão juntas para derrubar o Governo. Esta pode ser a semana de todas as tensões e decisões para o Governo espanhol.

A manifestação que juntou pelo menos 45 mil pessoas nas ruas de Madrid foi o gatilho para a semana de todas as decisões em Espanha. Protestos nas rua, rutura das negociações entre o Governo e os independentistas catalães, apresentação do Orçamento do Estado e o julgamento dos líderes separatistas da Catalunha: é este o plano para a semana que irá fazer tremer Pedro Sánchez dos pés à cabeça.

Este domingo, dezenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de Madrid com o lema “Por uma Espanha unida, eleições já”. Além de se ter pedido a demissão do Executivo, a maior curiosidade desta manifestação é o facto de ter sido convocada em conjunto por aquilo que Pedro Sánchez batizou como “as três direitas“.

O tradicional PP, liderado por Pablo Casado; o mais recente Cidadãos, com o líder carismático Albert Rivera; e o partido de extrema-direita Vox, de Santiago Abascal, que na Andaluzia fez tremer a convicção de que a extrema-direita não chegaria a Espanha e agora se mostra disponível para integrar uma solução de Governo a nível nacional, juntaram-se para colocar Sánchez entre a espada e a parede.

Esta nova família de direitas nasceu oficialmente com uma fotografia que juntou os três líderes. Apesar de próximos, os discursos apresentam algumas variantes: Casado falou de um “ponto de inflexão” e celebrou o que disse ser o início da “reconquista”; Rivera anunciou o fim de uma legislatura “esgotada”; Abascal exigiu o final do “golpe”, ou processo de autonomia da Catalunha, e a prisão do líder da Generalitat, Quim Torra.

Apesar disso, as três direitas então unidas por um objetivo comum: deitar abaixo Sánchez e convocar novas eleições, escreve o Expresso.

Além desta dura oposição, há um outro processo que poderá dar força a estas três direitas e, por sua vez, enfraquecer o primeiro-ministro espanhol. Na sexta-feira, os independentistas catalães romperam as negociações com o Governo, deixando Sánchez numa posição delicada.

Se por um lado Sánchez mostrou flexibilidade ao nomear um mediador para o processo; por outro, para os independentistas, que continuam a exigir a independência, o governante não cedeu o suficiente.

Para piorar, a apresentação do Orçamento do Estado do Executivo está marcada para esta segunda-feira, ao que se seguirá a votação do documento, na quarta-feira. Sánchez está dependente dos independentistas, com quem fez acordo para poder formar um Governo minoritário, para o aprovar.

No entanto, segundo o El País, o antigo líder da Generalitat, Carles Puidgemont, acredita que as dimensões da manifestação deste fim de semana não terão sido suficientes para obrigar Sánchez a romper definitivamente com os independentistas, dando-lhe espaço para voltar à mesa das negociações.

Por fim, o terceiro elemento que poderá desencadear uma crise política no país vizinho é o início do processo no Supremo Tribunal que irá julgar os catalães que tentaram declarar a independência, marcado para esta terça-feira.

A juntar-se à tensão política e à aliança das direitas, o processo será mais um elemento de pressão a somar a uma semana difícil para o Governo espanhol, que irá colocar frente a frente os que consideram que foi uma reivindicação legítima e os discordam, considerando que foi uma tentativa de rebelião e uma prova de deslealdade.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • os partidos de extrema direita, nacionalizam a economia, fecham os jornais da oposiçao, mandam prender os candidatos da oposiçao, organizam milicias armadas na defesa da naçao, nomeiam para o supremo tribunal amigos e adeptos sem sequer terem em conta a competencia, subvertem banqueiros para sustentar as suas melagomanias, trasnformam as emissoras de televisao em canais de propaganda do governo e dos seus ministros. a oposiçao raramente tem a possibilidade de se expressar..os partidos de extrema direita proibem as greves e as reclamaçoes dos sindicatos mais descontentes e aguerridos. enfim.. onde e que eu ja vi estas praticas???? tao longe ou tao perto…afinal a extrema direita esta bem perto, transvestida de cor de rosa e nao na andalusia

      • Está completamente confundido. Que partido de extrema direita alguma vez nacionalizou empresas? Se se refere ao fascismo aka nacional socialismo é uma ideologia inventada por Mussolini um socialista e passada a manifesto por Gentili em 1925 outro socialista.
        Acho que está bastante confuso

        • nao vamos fazer confusoes nem confundir quem le. apenAS QUIS SER SARCASTICO para com os marxistas militantes que consideram todos os que nao aprovam as suas idiotices,extrema direita ….afinal as atitudes que descrevi foram praticadas aqui e agora pelos amigos do maduro

  1. Mais do que esses juntam os catalães pela independência e estão constantemente a ser cercados pelos colonialistas espanhóis, veja-se o caso dos presos políticos e do julgamento que irão ter.

  2. Um primeiro ministro espanhol a governar o país com apenas 7% de votos. Nisto se vê até onde podem chegar os oportunistas políticos, como esta criatura.

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …