Travão aos despejos durante a pandemia não é automático. Só o tribunal o pode fazer

A proteção dos inquilinos durante a pandemia só existe quando estes conseguem provar que ficam em situação de fragilidade depois do despejo. E essa prova tem de ser feita em tribunal.

Esta situação é válida também no período de pandemia, em que a suspensão não é automática.

A lei que protege os inquilinos das ações de despejo e de cessação de contratos de arrendamento já sofreu várias alterações desde que surgiu a covid-19, mas não é automática – ao contrário do que se pensava.

Apesar da lei que decretou a proteção dos inquilinos ter sido publicada em março, com a primeira declaração do estado de emergência, “nunca houve nenhum despacho a decretar a suspensão do processo, nem o tribunal entende que haja uma suspensão automática”, recorda o Público.

Miguel Marques, especialista em questões de arrendamento, esclarece ao jornal que os tribunais da Relação de Lisboa e Porto entendem que a suspensão de ação de despejo “tem de ser precedida de uma avaliação do tribunal” e é apenas este que poderá determinar “se o despejo pode ou não colocar o arrendatário em situação de fragilidade por falta de habitação própria ou por outra razão de natureza social imperiosa”.

Neste sentido, o arrendatário tem de demonstrar que não consegue “instalar-se em outra habitação”.

A advogada Sofia Martins dos Santos refere que a legislação para a covid-19 aplicável à suspensão das ações de despejo já conheceu várias versões, mas que nunca houve no seu entender “qualquer margem para interpretar estas normas no sentido da sua aplicação automática e imediata, sem prévia decisão judicial”.

João Carlos Teixeira, que também é advogado, também conclui que os procedimentos relacionados com o despejo não são automaticamente suspensos, “ao contrário do que tem sido dito e ouvido”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo promete que preço da luz não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …