//

Tratamento experimental salvou médico italiano com Ébola

European Commission DG ECHO

Combate ao Ébola na África Ocidental

Combate ao Ébola na África Ocidental

Um médico italiano que foi contaminado com Ébola na Serra Leoa foi curado do vírus através de um tratamento experimental, anunciaram os meios de comunicação italianos.

O médico de 50 anos natural da Sicília, cuja identidade não foi revelada, está em isolamento desde meados de novembro no instituto Spallanzani, em Roma. Há dez dias, os médicos que o assistem afirmaram que já conseguia respirar, andar e comer sozinho.

Está marcada para esta sexta-feira uma conferência de imprensa na qual deverá ser anunciado que vai sair do isolamento e completar a convalescença na clínica em que está internado, especializada em doenças infecciosas.

O clínico estava ao serviço da instituição italiana Emergency, na Serra Leoa, quando contraiu a doença.

A enfermeira britânica Pauline Cafferkey, que contraiu também o vírus quando trabalhava como voluntária na Serra Leoa, está igualmente  a ser tratada em Londres com um medicamento anti-viral experimental e plasma sanguíneo de um sobrevivente do vírus.

Em Outubro, a enfermeira espanhola Teresa Romero, a primeira pessoa infectada com o vírus do Ébola fora de África, foi considerada curada do vírus, depois de o seu estado de saúde ter sido considerado “muito grave”..

Teresa Romero foi infectada enquanto tratava o médico e missionário Manuel Garcia Viejo, de 69 anos, director médico do Hospital San Juan de Dios em Lunsar, na Serra Leoa, transferido para uma unidade hospitalar espanhola, onde viria a falecer.

Mais de 20.000 pessoas foram infetadas com o vírus Ébola nos três países da África Ocidental mais afetados e 7.890 morreram, segundo o balanço mais recente da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado na quarta-feira

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.