Transplante de fígado do futebolista Eric Abidal foi legal

Eric.Abidal.Officiel / Facebook

Eric Abidal, ex-jogador do Barcelona e da Selecção Francesa.

A Organização Nacional de Transplantes da Espanha concluiu que o transplante de fígado de doador vivo ao qual o ex-lateral-esquerdo Eric Abidal foi submetido “foi realizado de acordo com a lei” e com boas práticas.

Em colaboração com o Hospital Clinic de Barcelona e a Organização Catalã de Transplantes, a ONT analisou “cada um dos passos do processo” do ponto de vista clínico e sanitário, informou em comunicado.

A organização abriu uma investigação interna no início deste mês para reavaliar o procedimento de doação e o posterior transplante de fígado a Abidal. Segundo o jogador e o Barcelona, clube que defendia à época, o órgão foi doado pelo primo do lateral-esquerdo.

Paralelamente, o Departamento de Saúde do governo da Catalunha realizou uma inspeção no Hospital Clinic, cujo relatório final ainda não foi divulgado.

A ONT afirmou que, “ao contrário de algumas informações publicadas”, Abidal “estava na lista de espera para transplante de um doador falecido”.

“Devido à progressão da doença, a equipa médica considerou a opção de um transplante de fígado de um doador vivo, sem excluir a possibilidade do transplante de um doador falecido se surgisse a oportunidade”, explicaram.

O parentesco do doador foi “comprovado documentalmente” como sendo primo de Abidal, ainda que a legislação não exija que a doação entre vivos tenha de acontecer dentro do âmbito familiar. O Comité de Ética, “como é obrigatório”, também avaliou o caso emitindo uma “resolução positiva”.

A ONT concluiu ainda que o doador foi submetido a uma “avaliação rigorosa médico-cirúrgico e psicossocial, na qual foram analisadas as suas motivações para a doação e a sua relação com o recetor”.

A polémica surgiu no início do mês, quando o jornal espanhol El Confidencial noticiou que a Guardia Civil e a Polícia Nacional espanholas intercetaram chamadas telefónicas, nas quais Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona, admitia ter comprado um fígado nos mercados clandestinos para socorrer e tratar do transplante urgente de Eric Abidal.

Reagindo às notícias que foram sendo publicadas, Abidal publicou uma fotografia no hospital com o primo para confirmar que o transplante de fígado que lhe salvou a vida tinha sido totalmente legal.

(dr) Eric Abidal / Twitter

O ex-jogador do Barcelona, Eric Abidal, foi submetido a um transplante de fígado em 2012 para ultrapassar um cancro

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …