Abidal publica fotografia com o primo para desmentir transplante de fígado ilegal

(dr) Eric Abidal / Twitter

O ex-jogador do Barcelona, Eric Abidal, foi submetido a um transplante de fígado em 2012 para ultrapassar um cancro

O ex-futebolista decidiu partilhar uma fotografia no hospital com o primo para confirmar que o transplante de fígado que lhe salvou a vida foi legal.

Eric Abidal decidiu reagir nas redes sociais à notícia publicada pela imprensa espanhola, esta quarta-feira, que dá conta que o ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, lhe terá comprado um fígado no mercado negro.

O ex-internacional francês e antigo jogador do Barça, que foi diagnosticado com um cancro em 2011, utilizou o Twitter para dizer basta. “Com a publicação desta imagem quero pedir respeito pelo meu primo Gerard e defender a sua honra. Denuncio publicamente a atitude de alguns media que continuam a pôr em causa a legalidade de uma intervenção que me salvou a vida. Já chega!”, pode ler-se na rede social.

Em 2012, na altura do transplante, noticiou-se que o dador seria um primo de Abidal, identificado apenas como Gerard. Mas agora, o El Confidencial revela que esse primo pode ter sido inventado para esconder a alegada compra ilegal do fígado.

A teoria tem por base as escutas telefónicas realizadas ao ex-presidente do clube catalão, em prisão preventiva há mais de um ano por suspeitas de lavagem de dinheiro, relacionadas com comissões ilegais alegadamente recebidas da Confederação Brasileira de Futebol e da marca desportiva Nike.

Rosell poderá enfrentar agora um outro processo judicial e pode vir a ser acusado de tráfico de órgãos, referiu o jornal espanhol, que realça que a juíza do caso entende que os indícios são “suficientemente explícitos e contundentes” para merecerem uma investigação independente.

Segundo o Observador, o transplante do antigo futebolista já tinha sido investigado, mas acabou por ser arquivado. Esta quinta-feira, a Organização Nacional de Transplantes (ONT) anunciou que vai abrir uma nova “investigação interna”.

“A ONT teve conhecimento deste assunto pela imprensa. Perante a gravidade dos feitos denunciados, deu início a uma investigação interna em colaboração com a OCATT (Organização Catalã de Transplantes) e com o Hospital Clinic de Barcelona”, lê-se num comunicado enviado hoje ao El Confidencial.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …