Abidal publica fotografia com o primo para desmentir transplante de fígado ilegal

(dr) Eric Abidal / Twitter

O ex-jogador do Barcelona, Eric Abidal, foi submetido a um transplante de fígado em 2012 para ultrapassar um cancro

O ex-futebolista decidiu partilhar uma fotografia no hospital com o primo para confirmar que o transplante de fígado que lhe salvou a vida foi legal.

Eric Abidal decidiu reagir nas redes sociais à notícia publicada pela imprensa espanhola, esta quarta-feira, que dá conta que o ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, lhe terá comprado um fígado no mercado negro.

O ex-internacional francês e antigo jogador do Barça, que foi diagnosticado com um cancro em 2011, utilizou o Twitter para dizer basta. “Com a publicação desta imagem quero pedir respeito pelo meu primo Gerard e defender a sua honra. Denuncio publicamente a atitude de alguns media que continuam a pôr em causa a legalidade de uma intervenção que me salvou a vida. Já chega!”, pode ler-se na rede social.

Em 2012, na altura do transplante, noticiou-se que o dador seria um primo de Abidal, identificado apenas como Gerard. Mas agora, o El Confidencial revela que esse primo pode ter sido inventado para esconder a alegada compra ilegal do fígado.

A teoria tem por base as escutas telefónicas realizadas ao ex-presidente do clube catalão, em prisão preventiva há mais de um ano por suspeitas de lavagem de dinheiro, relacionadas com comissões ilegais alegadamente recebidas da Confederação Brasileira de Futebol e da marca desportiva Nike.

Rosell poderá enfrentar agora um outro processo judicial e pode vir a ser acusado de tráfico de órgãos, referiu o jornal espanhol, que realça que a juíza do caso entende que os indícios são “suficientemente explícitos e contundentes” para merecerem uma investigação independente.

Segundo o Observador, o transplante do antigo futebolista já tinha sido investigado, mas acabou por ser arquivado. Esta quinta-feira, a Organização Nacional de Transplantes (ONT) anunciou que vai abrir uma nova “investigação interna”.

“A ONT teve conhecimento deste assunto pela imprensa. Perante a gravidade dos feitos denunciados, deu início a uma investigação interna em colaboração com a OCATT (Organização Catalã de Transplantes) e com o Hospital Clinic de Barcelona”, lê-se num comunicado enviado hoje ao El Confidencial.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …