Ex-presidente do Barcelona terá comprado fígado no mercado negro para salvar Abidal

Eric.Abidal.Officiel / Facebook

Eric Abidal, ex-jogador do Barcelona e da Selecção Francesa.

O ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, está envolvido em mais um processo judicial, desta feita por suspeitas de que comprou um fígado para o ex-jogador Eric Abidal no mercado negro. O ex-internacional francês fez um transplante de fígado devido a um cancro.

Uma investigação do jornal espanhol El Confidencial revela que o fígado que salvou a vida a Eric Abidal, antigo internacional francês e actual secretário técnico do Barcelona, veio do mercado negro.

O ex-jogador foi diagnosticado com um cancro em 2011. No ano seguinte, teve que fazer um transplante de fígado para ultrapassar a doença.

Nessa altura, noticiou-se que o dador para concretizar o transplante foi um primo de Abidal, identificado apenas como Gerard. Mas o El Confidencial revela, agora, que esse primo pode ter sido inventado para esconder a alegada compra ilegal do fígado.

A teoria tem por base as escutas telefónicas realizadas a Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona, em prisão preventiva há mais de um ano por suspeitas de lavagem de dinheiro, relacionadas com comissões ilegais alegadamente recebidas da Confederação Brasileira de Futebol e da marca desportiva Nike.

Sandro Rosell enfrenta agora um outro processo judicial e pode vir a ser acusado de tráfico de órgãos, refere o El Confidencial, que realça que a juíza do caso entende que os indícios são “suficientemente explícitos e contundentes” para merecerem uma investigação independente.

A Guarda Civil e a Polícia Nacional espanholas terão interceptaram pelo menos quatro chamadas telefónicas, onde Rosell deixará implícita a compra do fígado para Abidal.

O El Confidencial divulga transcrições dessas escutas telefónicas datadas de Abril de 2017, no seguimento de declarações de Abidal em que este culpava Rosell por ter sido dispensado do plantel do Barcelona, em 2013.

Numa das chamadas, a pessoa com quem Rosell fala diz ao ex-presidente do Barcelona que Abidal é um “filho da puta”, referindo depois a suposta compra do “fígado ilegal”.

“Salvamos-lhe a vida”, diz Rosell noutra conversa, segundo transcreve o El Confidencial.

A publicação revela, ainda, uma outra chamada em que Sandro Rosell reconhece expressamente a “compra de um fígado ilegal”, insinuando que a doação do suposto primo foi “uma invenção para evitar um escândalo“. Na quarta conversa interceptada, uma “pessoa da confiança” de Rosell conta-lhe que disse a Abidal que se estava vivo, “é porque alguém te comprou um fígado”.

Em nota enviada ao El Confidencial, os advogados de Rosell frisam que “não têm conhecimento destes factos” e consideram “estranho pensar que se pode comprar um fígado ilegal e transplantá-lo num hospital público”, onde se fez a cirurgia de Abidal.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …