//

Ex-presidente do Barcelona terá comprado fígado no mercado negro para salvar Abidal

1

Eric.Abidal.Officiel / Facebook

Eric Abidal, ex-jogador do Barcelona e da Selecção Francesa.

O ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, está envolvido em mais um processo judicial, desta feita por suspeitas de que comprou um fígado para o ex-jogador Eric Abidal no mercado negro. O ex-internacional francês fez um transplante de fígado devido a um cancro.

Uma investigação do jornal espanhol El Confidencial revela que o fígado que salvou a vida a Eric Abidal, antigo internacional francês e actual secretário técnico do Barcelona, veio do mercado negro.

O ex-jogador foi diagnosticado com um cancro em 2011. No ano seguinte, teve que fazer um transplante de fígado para ultrapassar a doença.

Nessa altura, noticiou-se que o dador para concretizar o transplante foi um primo de Abidal, identificado apenas como Gerard. Mas o El Confidencial revela, agora, que esse primo pode ter sido inventado para esconder a alegada compra ilegal do fígado.

A teoria tem por base as escutas telefónicas realizadas a Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona, em prisão preventiva há mais de um ano por suspeitas de lavagem de dinheiro, relacionadas com comissões ilegais alegadamente recebidas da Confederação Brasileira de Futebol e da marca desportiva Nike.

Sandro Rosell enfrenta agora um outro processo judicial e pode vir a ser acusado de tráfico de órgãos, refere o El Confidencial, que realça que a juíza do caso entende que os indícios são “suficientemente explícitos e contundentes” para merecerem uma investigação independente.

A Guarda Civil e a Polícia Nacional espanholas terão interceptaram pelo menos quatro chamadas telefónicas, onde Rosell deixará implícita a compra do fígado para Abidal.

O El Confidencial divulga transcrições dessas escutas telefónicas datadas de Abril de 2017, no seguimento de declarações de Abidal em que este culpava Rosell por ter sido dispensado do plantel do Barcelona, em 2013.

Numa das chamadas, a pessoa com quem Rosell fala diz ao ex-presidente do Barcelona que Abidal é um “filho da puta”, referindo depois a suposta compra do “fígado ilegal”.

“Salvamos-lhe a vida”, diz Rosell noutra conversa, segundo transcreve o El Confidencial.

A publicação revela, ainda, uma outra chamada em que Sandro Rosell reconhece expressamente a “compra de um fígado ilegal”, insinuando que a doação do suposto primo foi “uma invenção para evitar um escândalo“. Na quarta conversa interceptada, uma “pessoa da confiança” de Rosell conta-lhe que disse a Abidal que se estava vivo, “é porque alguém te comprou um fígado”.

Em nota enviada ao El Confidencial, os advogados de Rosell frisam que “não têm conhecimento destes factos” e consideram “estranho pensar que se pode comprar um fígado ilegal e transplantá-lo num hospital público”, onde se fez a cirurgia de Abidal.

SV, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.