Ex-presidente do Barcelona terá comprado fígado no mercado negro para salvar Abidal

Eric.Abidal.Officiel / Facebook

Eric Abidal, ex-jogador do Barcelona e da Selecção Francesa.

O ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, está envolvido em mais um processo judicial, desta feita por suspeitas de que comprou um fígado para o ex-jogador Eric Abidal no mercado negro. O ex-internacional francês fez um transplante de fígado devido a um cancro.

Uma investigação do jornal espanhol El Confidencial revela que o fígado que salvou a vida a Eric Abidal, antigo internacional francês e actual secretário técnico do Barcelona, veio do mercado negro.

O ex-jogador foi diagnosticado com um cancro em 2011. No ano seguinte, teve que fazer um transplante de fígado para ultrapassar a doença.

Nessa altura, noticiou-se que o dador para concretizar o transplante foi um primo de Abidal, identificado apenas como Gerard. Mas o El Confidencial revela, agora, que esse primo pode ter sido inventado para esconder a alegada compra ilegal do fígado.

A teoria tem por base as escutas telefónicas realizadas a Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona, em prisão preventiva há mais de um ano por suspeitas de lavagem de dinheiro, relacionadas com comissões ilegais alegadamente recebidas da Confederação Brasileira de Futebol e da marca desportiva Nike.

Sandro Rosell enfrenta agora um outro processo judicial e pode vir a ser acusado de tráfico de órgãos, refere o El Confidencial, que realça que a juíza do caso entende que os indícios são “suficientemente explícitos e contundentes” para merecerem uma investigação independente.

A Guarda Civil e a Polícia Nacional espanholas terão interceptaram pelo menos quatro chamadas telefónicas, onde Rosell deixará implícita a compra do fígado para Abidal.

O El Confidencial divulga transcrições dessas escutas telefónicas datadas de Abril de 2017, no seguimento de declarações de Abidal em que este culpava Rosell por ter sido dispensado do plantel do Barcelona, em 2013.

Numa das chamadas, a pessoa com quem Rosell fala diz ao ex-presidente do Barcelona que Abidal é um “filho da puta”, referindo depois a suposta compra do “fígado ilegal”.

“Salvamos-lhe a vida”, diz Rosell noutra conversa, segundo transcreve o El Confidencial.

A publicação revela, ainda, uma outra chamada em que Sandro Rosell reconhece expressamente a “compra de um fígado ilegal”, insinuando que a doação do suposto primo foi “uma invenção para evitar um escândalo“. Na quarta conversa interceptada, uma “pessoa da confiança” de Rosell conta-lhe que disse a Abidal que se estava vivo, “é porque alguém te comprou um fígado”.

Em nota enviada ao El Confidencial, os advogados de Rosell frisam que “não têm conhecimento destes factos” e consideram “estranho pensar que se pode comprar um fígado ilegal e transplantá-lo num hospital público”, onde se fez a cirurgia de Abidal.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vacina da Johnson & Johnson chega esta semana. Portugal recebe 30 mil vacinas na quarta-feira

As primeiras 30 mil vacinas da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, vão chegar a Portugal na próxima quarta-feira. Portugal vai receber, já na próxima quarta-feira, o primeiro lote de 30 mil vacinas da Janssen. No …

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …