Transformar Brasil “num Portugal”. Ciro Gomes diz que o país “não aguenta mais”

27

Jeso Carneiro

O candidato Ciro Gomes.

Ciro Gomes, candidato do Partido Democrático Trabalhista, pretende que o Brasil “vire um Portugal em qualidade de vida”.

O candidato às presidenciais no Brasil Ciro Gomes defendeu ser capaz de romper a polarização entre Lula da Silva e Jair Bolsonaro e disse querer transformar o país “num Portugal em qualidade de vida em 30 anos”.

No início da entrevista, Ciro Gomes afirmou que o seu objetivo é “unir o país em redor de um projeto” e salienta que o Brasil vive hoje uma “grave crise”, com mais de 30 milhões de pessoas a passar fome. “Cento e vinte milhões de pessoas não fizeram as três refeições hoje”, diz, acrescentando que se vai “esforçar por reconciliar o Brasil”.

“Estou tentando mostrar ao pobre brasileiro essa polarização odienta, que eu não ajudei a construir. Pelo contrário, eu estava lá em 2018, tentando advertir que as pessoas não podiam usar a promessa enganosa do Bolsonaro para repudiar a corrupção generalizada e o colapso económico gravíssimo que foram produzidos pelo PT [Partido dos Trabalhadores]”, afirmou Gomes.

O candidato classificou ainda a polarização entre os líderes das sondagens das presidenciais como um problema que precisa ser superado, numa entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, esta terça-feira.

“Minha tarefa é projetar o Brasil para os próximos 30 anos num Portugal sobre direitos Humanos (…) Quero, em 30 anos, que o Brasil vire um Portugal em qualidade de vida”, acrescentou Ciro Gomes, segundo o Observador.

O Brasil não aguenta mais isto“, realça Gomes, lembrando que a eleição de Bolsonaro foi uma resposta do Brasil aos escândalos de corrupção protagonizados pelo PT. Agora, a rejeição de Bolsonaro parece provocar um regresso ao PT. “O Brasil não aguenta mais”, insiste, salientando que a crise no Brasil já leva 20 anos.

O candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) avaliou que a crise económica do Brasil, onde atualmente existem cerca de 33 milhões de pessoas a passar fome e outros 120 milhões com algum grau de insegurança alimentar, além de uma taxa de desemprego acima dos 10%, foi provocada por um projeto fracassado do governo.

Gomes destaca as alianças políticas de presidentes de partidos de centro-direita que apoiam todos os governos desde a redemocratização e promete romper este ciclo que impede o desenvolvimento do país.

Ao ser questionado sobre como vai concretizar as promessas de campanha — como um salário mínimo de mil reais (cerca de 197 euros) para todos os brasileiros sem o apoio maioritário no Congresso, já que o PDT não conseguiu formar alianças com outros partidos para esta candidatura — Gomes disse que fará acordos com prefeitos e governadores regionais para renegociar a dívida destes órgãos da federação brasileira com o Governo central, e também convocará plebiscitos populares para implantar projetos e reformas que não conseguir aprovar no Congresso.

“Minha proposta é transformar a minha eleição não num voto pessoal, mas num plebiscito programático”, sublinha Gomes.

Numa entrevista de 40 minutos, o candidato do PDT que concorre à Presidência brasileira pela quarta vez, fez duras críticas ao “centrão” (nome dado aos partidos de centro direita com maioria no Congresso brasileiro).

O candidato garante que abrirá mão da reeleição, caso seja eleito, para facilitar negociações políticas e provocar a renovação de poder.

Em terceiro lugar na última sondagem DataFolha, com 7% das intenções de voto, o candidato do PDT atacou várias vezes a polarização entre o antigo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual chefe de Estado, Jair Bolsonaro.

“Você que vota no Bolsonaro porque não quer o Lula de volta, me dá uma chance. Você que vota no Lula porque não quer mais o Bolsonaro, há um país para governar, me dê uma oportunidade. E você indeciso, sabe quantos são vocês? Mais da metade da população. Está na mão de vocês mudar o Brasil“, concluiu.

A eleição presidencial no Brasil tem a primeira volta marcada para 2 de outubro e a segunda volta, caso seja necessária, no dia 30 do mesmo mês.

Ao todo, 12 candidatos disputam as presidenciais: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Roberto Jefferson, Pablo Marçal, Eymael, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

Alice Carqueja, ZAP //

27 Comments

    • Quem não sabe nada, nada sabe mesmo. Sou português e moro no Brasil há 10 anos. Aqui a natalidade está perfeitamente controlada, com 1,29 crianças por mulher. O Ciro faz parte do centro corrupto que governou o Brasil durante décadas e nada fez. Em 2018 50% da população não tinha saneamento básico! A equipa do Bolsonaro aprovou a implementação do mesmo, além de ter a economia perfeitamente controlada com meses seguidos de deflação. A realidade é que o Bolsonaro e a sua equipa são, no momento , a melhor escolha para o Brasil.

      • É incompreensível como tantos brasileiros ainda querem um velho corrupto (Lula) para governar o país. O tempo dos milhões de subsídios (para se sustentar no poder) já não existe mais. Com este caduco Lula, o Brasil diz de vez adeus a um futuro de esperança e dignidade. Brasileiros, tenham juízo.

      • Em 2018 50% da população não tinha saneamento básico?
        E agora, qual a percentagem que tem?
        Já agora, tirou esses números de onde?

      • Não é a informação que chega cá. São 200 mlihões. Andam a desmatar a Amazónia para cultivo e para criação de gado. Se é preciso mais agricultura e mais carne de vaca é porque há mais gente a consumir essa mesma carne e a comsumir produtos da agricultura. A exploração pecuária e agricola é para satisfazer as necessidades da população. Se aumentam é porque a população também aumentou, senão não era preciso destruir a Amazónia. Chegou aqui a informação de uma mãe solteira com 5 filhos, desempregada, que estava á espera que lhe dessem a cesta básica. Cada um tem o direito de ter os filhos que quer mas nestas condições quem sofre são as crianças que acabam na rua……Mas o mundo é livre, cada um faz o que quer.

    • Com um idiota como presidente e um governo corrupto .Portugal não é exemplo para nada .As chefias portuguesas desde que cheire a dinheiro no bolso até vendem as mães se for necessario.

      • Tuas respostas são típicas de político ou advogado, criticas as respostas que não gostas mas também não dizes nada. Dos três a minha opinião é a seguinte:
        Ciro é uma nulidade que busca um tacho.
        Lula é um gatuno.
        Bolsonaro é atípico e polêmico mas fez mais num mandato do que o Lula e Dilma juntos.
        Espero que sejas democrata e reconheças o meu direito a ter opinião.
        Não quero ver o Brasil governado por um Maduro.

      • O que é que bolsonaro fez mais que o Lula e/ou a Dilma?
        Aumento da pobreza.
        Aumento do desemprego.
        Aumento (brutal) da inflação.
        Aumento da insegurança.
        Aumento da descridibilidade do ponto de vista internacional, do Brasil a nível diplomático e económico.
        Aumento do espólio de familiares e amigos.
        Aumentou imensas coisas.
        Aproveito para lhe dizer que o Brasil que conheço não é o das novelas nem das excursões às praias do nordeste. É de lá ter vivido muitos anos, em vários locais do território brasileiro.
        Bom fim de semana!

      • Aumento da pobreza. Não, o PIB aumentou 4.6% contra o de Portugal 4.9%, mais ou menos a mesma coisa, O governo federal distribuiu quase um trilhão de reais durante a pandemia, quase 200 mil milhões de dólares.
        Aumento do desemprego., Não, taxas dentro de valores históricos, menores do que em grande parte do governo do PT, considerando a pandemia e a guerra é muito positivo.
        Aumento (brutal) da inflação., Não inflação no Brasil aponta 6,8% em 2022, menor que a dos EUA e da zona do Euro, tendo 3 meses de deflação em 2022 coisa que em 56 anos nunca ví.
        Aumento da insegurança, Não, só no primeiro ano de Bolsonaro 2019 os assassinatos cairam 19%,
        Descridibilidade internacional, não sei, talvez sejam só questões comerciais, o Brasil alimenta um bilhão de pessoas, só isso já garante uma certa credibilidade,

  1. O Ciro é um gatuno. E acho um insulto para o Brasil tentar aproximar-se de Portugal. A origem da corrupção no Brasil está na elite portuguesa que fugiu da invasão francesa. O Brasil tem de continuar a ser o Brasil e mais nada. Claro que tem muito por onde melhorar, e se quer seguir exemplos estrangeiros, mais valia seguir alguns exemplos melhores, como da Inglaterra, França ou Alemanha.

    • Eh pá, vai a um bom psiquiatra, e já. Duzentos anos depois ainda falas na elite portuguesa. Grande frustrado Cura-te
      É por tipos tontos como tu que o Brasil é tão miserável, sendo um país tão grande ( devido à elite portuguesa) e rico

      • Eu até costumava ir a um bom psiquiatra, mas ele meteu baixa psiquiátrica e agora faço terapia de grupo nos comentários das notícias.

    • A culpa do estado do Brasil é da ‘elite portuguesa que fugiu da invasão francesa’?
      Isso já aconteceu há 200 anos. Há 200 anos que o Brasil é um país independente, dono do seu próprio destino.
      200 anos é muito tempo! Já começa a ser altura dos brasileiros assumirem as suas responsabilidades.
      A culpa do estado em que o Brasil está, é dos brasileiros. Têm 12 candidatos à presidência, e em quem vão votar? Ou num corrupto, pronto a instalar o seu aparelho novamente no poder, ou num Neandertal que odeia as mulheres, os pobres, as minorias, enfim, sem qualquer respeito pela vida humana.
      Entre 12 candidatos, são estes dois que os brasileiros vão votar. e depois a culpa é dos portugueses.

  2. É pena que um país tão grande como o Brasil não consiga ter políticos com o mínimo de qualidade e de idoneidade. Têm agora esse psicopata do Bolsonaro, representante de tudo o que há de mais reles e indigno na espécie humana. Destruidor desavergonhado da Amazónia e perseguidor dos índios, homofóbico e machista empedernido (insegurança sexual?), genocida dos brasileiros por negligência e descaso da pandemia do Covid, etc. etc. Em alternativa, têm um Lula já muito estafado, envelhecido à beira dos 77 anos, com idoneidade duvidosa devido às acusações e prisão de que foi alvo.
    Realmente, é pena, que ao fim de 200 anos de independência, num país tão rico e com tantas possibilidades, a maioria da população continue analfabeta e pobre, nas mãos de meia-dúzia de espertalhões, ladrões, desonestos e das malfadadas seitas religiosas.

    • Um país onde um indivíduo pode passar de preso a Presidente da República, é a maior anedota do mundo. Como pode este país apanhar o comboio da dignidade e do progresso?

    • Joca, com todas as letras: Lula é ladrão e chefe de quadrilha! Foi condenado em todas as instâncias e salvo por ministro colocado no Supremo pela Dilma, outra pilantra…

      • Sou brasileira e vou votar novamente em Bolsonaro. jamais votei ou votaria na esquerda. Bolsonaro pode ser visto por vcs. na Europa com muitos adjetivos negativos, mas a verdade é que votamos nele exatamente por ele ser verdadeiro. Muitas “historinhas” sobre ele ser anti homosexuals, agressivo com mulheres, um “genocida”…e por aí vai. A realidade nua e crua, não é nada disso. Bolsonaro sempre defendeu a liberdade de expressão. Ele foi o responsável por doar milhões aos estados e prefeituras, quando o STF, determinou que cada estado ou prefeitura agisse como desejasse na pandemia, tirando do governo a coordenação nacional para enfrentar a pandemia. Nesses estados e prefeituras sabemos que desviaram tb milhões, sem serem aplicados contra a Covid, (várias folhas de pagamentos de funcionários foram pagas com esse dinheiro, as prefeituras e estados colocaram as contas em dia, mas a saúde continuou precária). Nisso Bolsonaro ficou impossibilitado de agir por determinação do STF. Ele com certeza foi contra o simplesmente “fique em casa e depois vamos ver como fica a economia”. Ele estava tão certo que o Brasil foi dos países que melhor lidou com a pandemia e com a economia. Ele simplesmente teve a cautela que uma mãe teria ao comprar na primeira oferta que fizeram de venda ao Brasil, de uma vacina sem comprovação científica, sem o aval da Anvisa e sem se comprometer com qualquer tipo de reação indesejada. O atraso que dizem que houve de 45 dias do não foi determinante por mais mortes, até porque está provado agora que mesmo pessoas com 4 doses de vacinas podem pegar e podem morrer. Temos um dos países com a maior cobertura de vacinação contra a Covid no mundo. Jamais os brasileiros de bem, vão querer eleger um ex presidiário, que na verdade nunca foi absolvido das condenações que sofreu. Apenas houve uma mudança de “entendimento” do STF sobre a competência da vara de justiça de onde partiram todas as condenações, confirmadas por mais dois órgãos superiores da justiça. Verdadeira manobra que levou com a mudança de vara que culminou os a prescrição dos maiores crimes. Mas NUNCA A ABSOLVIÇÃO! Bolsonaro Eleito em 2022 para a felicidade dos brasileiros que não querem virar; uma Venezuela, uma Colômbia, uma Cuba, um Chile, uma Argentina, um Equador, um Peru, um Paraguai ou uma Bolévia! Brasil quer e luta por um país livre e democrático!

      • Obrigado, Naida, estava com preguiça de escrever este tanto para responder a tanta bobagem: a corrupção no Brasil é culpa de Portugal,. Bolsonaro é genocida porque iniciou a vacinação 23 dias após Portugal (27/12/2020 – 19/01/2021) sem contar que Portugal tem a população igual a 5% da do Brasil. Brasil não tem políticos de qualidade, mas tem um político português que atravessou o oceano para visitar um bandido aqui.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.