Traficante mexicano El Chapo alega ser vítima de maus tratos na prisão

Mario Guzman / EPA

O barão da droga Joaquin Guzman Loera, conhecido como El Chapo

O barão da droga Joaquin Guzman Loera, conhecido como El Chapo

O estado de saúde do narcotraficante mexicano Joaquín El Chapo Guzmán deteriorou-se devido aos “maus tratos” que sofre na prisão, denunciou esta sexta-feira um dos seus advogados.

Andrés Granados disse mesmo que El Chapo poderá morrer se continuar a ser vítima de “maus tratos” dentro da prisão, localizada na cidade fronteiriça de Ciudad Juárez, no estado de Chihuahua, no norte do México.

“Parece que o governo federal quer matá-lo antes de extraditá-lo”, disse o causídico, numa entrevista à agência noticiosa espanhola Efe, após visitar o seu cliente.

De acordo com a defesa, El Chapo toma antidepressivos e ansiolíticos, entre outros fármacos.

“Queremos que fique bem claro que ele não se vai suicidar. O dano que poderá sofrer é pela tortura e isolamento”, afirmou.

O advogado qualificou ainda o processo de extradição para os Estados Unidos de “circo e teatro“.

“O que está a acontecer na realidade é uma distração para não se perseguir os ex-governadores de Chihuahua e de Veracruz que roubaram milhões de pesos [mexicanos]. Nós ainda temos mais recursos e pretendemos ir até ao Tribunal Interamericano dos Direitos Humanos”, sustentou.

Um juiz mexicano autorizou na sexta-feira a extradição para os Estados Unidos de El Chapo ao recusar duas ações judiciais apresentadas pela defesa, informou a Procuradoria-Geral da República.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República disse ter sido notificada de cinco decisões emitidas pelo tribunal penal do distrito de Amparo na Cidade do México relativas às ações judiciais apresentadas pela defesa.

“Em duas delas o órgão jurisdicional negou a proteção e proteção da justiça federal, enquanto as outras três foram recusadas”, precisou.

Em setembro, os advogados de El Chapo afirmaram que se o juiz lhe negasse a proteção recorreriam da decisão a um tribunal colegial, que envolveria uma nova análise do caso que duraria “entre três e seis meses”.

O Governo mexicano indicou, este mês, que pretendia extraditar El Chapo no início do próximo ano.

Caso a extradição se concretize, aguarda-se um mega julgamento nos Estados Unidos para um homem cujo cartel tem sido acusado de numerosos assassinatos de fornecer toneladas de cocaína e outras drogas ao vasto mercado norte-americano.

El Chapo foi recapturado em janeiro, seis meses depois de ter fugido de uma prisão de alta segurança através de um túnel de 1,5 quilómetros que construiu a partir da sua cela.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O que tenho verdadeiramente pena é que não lhe rebentem com o focinho, mas antes confisquem-lhe os bens todos e apliquem esse dinheiro a recuperar as pessoas que este bandido desgraçou. Honestamente, para este tipo de gente que, apesar do muito dinheiro que têm, devia de haver mão pesada, um castigo muito severo. Muito dinheiro conseguido com a desgraça e a misèria alheia. Este bandalho nunca produziu um alfinete na vida. Aplique o dinheiro a criar emprego, a gerar riqueza de forma honesta, a desenvolver o seu país.
    A individuos destes tenho ódio, mesmo.

RESPONDER

O Bennu "esconde" diferentes pedaços de outros asteróides na sua superfície

A espaçonave OSIRIS-REx da NASA avistou algumas rochas de cor estranhamente clara na superfície do asteróide Bennu. Depois de algumas investigações, os cientistas descobriram a razão: são fragmentos de um asteróide totalmente diferente e muito …

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …