As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

(dr) University of Liverpool

Traça da espécie Phigalia pilosaria

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial.

A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações económicas e sociais na Inglaterra do século XVIII e XIX, mas que também ficou marcado por uma forte poluição que fez com que, para além dos céus, também as traças escurecessem — um efeito chamado “melanismo industrial”.

Mas essa mudança foi motivada por características genéticas semelhantes ou algo muito maior? Segundo o IFLSience, investigadores da Universidade de Liverpool acreditam agora ter a resposta.

A teoria da convergência evolutiva defende que diferentes espécies evoluem independentemente sob pressões de seleção semelhantes, mas os cientistas queriam saber se diferentes espécies de traças que exibiam essas mudanças semelhantes dependiam do mesmo gene para se adaptar.

“Embora muitas pessoas tenham ouvido falar sobre o melanismo industrial na britânica Biston betularia, não é amplamente reconhecido que as formas escuras aumentaram em mais de cem outras espécies de traças durante o período de poluição industrial”, afirma num comunicado da universidade o professor de Genética Ecológica Ilik Saccheri.

“Isso levanta a questão que é se confiaram no mesmo ou similar mecanismo genético para conseguir essa mudança de cor. Esta não foi uma conclusão precipitada porque o melanismo nos insetos pode ser influenciado por muitos genes diferentes”, acrescenta.

No estudo publicado na revista científica Biology Letters, pode ler-se que os cientistas sequenciaram o genoma de duas espécies de traçaPhigalia pilosaria e a Odontopera bidentata — e compararam-no com as informações existentes sobre o melanismo industrial observado na Biston betularia.

Os investigadores descobriram que as três espécies usaram o mesmo gene para ganharem uma cor mais escura ao longo do tempo. No entanto, as duas últimas provavelmente fizeram-no muito mais cedo do que a Biston betularia no início de 1800 e podem até anteceder a revolução industrial por vários séculos.

Embora os genes mais escuros pareçam alelos muito mais antigos, poderiam ter-se espalhado numa escala muito maior durante a Revolução Industrial. As traças mais escuras teriam maior probabilidade de escapar a possíveis predadores, portanto estarem também melhor equipadas para transmitir os seus genes. A mutação para o melanismo ocorreu na mesma região genética nas três espécies.

“As nossas conclusões implicam que essas formas escuras podem persistir em baixas frequências em ambientes não poluídos e dar mais apoio à ideia de que a evolução adaptativa faz uso repetido do mesmo mecanismo genético e de desenvolvimento ao longo do tempo evolutivo profundo”, explicou Saccheri.

A capacidade das traças de se adaptarem ao seu ambiente através de diferentes padrões de cores permite-lhes camuflarem-se contra possíveis predadores. Como os padrões ambientais reduziram a poluição em muitas partes do mundo, as traças estão agora a criar uma cor mais escura para se adaptar melhor às mudanças no ambiente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …