Das dores musculares às insónias. Trabalhar na cama pode causar danos permanentes, alertam especialistas

Trabalhar recorrentemente a partir da cama pode causar danos físicos e psicológicos permanentes na saúde dos trabalhadores, que incluem dores de costas e insónias, alertaram vários especialistas em declarações à BBC.

O teletrabalho tornou-se uma realidade no mundo de trabalho à boleia da pandemia de covid-19, obrigando trabalhadores e entidades patronais a adaptar as suas dinâmicas.

Há quem opte por trabalhar na cama, mas os especialistas alertam que esta não é uma boa opção do ponto de vista do bem-estar dos trabalhadores, uma vez que há uma série de efeitos negativos associados a este hábito, mesmo que não sejam desde logo aparentes.

De acordo com os especialistas ouvidos pela emissora BBC, trabalhar no “conforto” da cama pode forçar o pescoço, costas e os quadris, podendo aumentar a sensação de dor nestas zonas durante meses ou até anos. Mas os danos não são só físicos: este mesmo hábito pode também causar dores de cabeça, insónias e afetar a produtividade.

“Nada disto é ideal”, afirmou Susan Hallbeck, responsável da Mayo Clinic, uma das maiores instituições de investigação médica dos Estados Unidos, dando conta que os hábitos não são só físicos, mas também emocionais.

Os especialistas alertam que estes danos podem ser permanentes e, mesmo que não se manifestem de imediato, poderão surgir a longo prazo.

Por tudo isto, os especialistas aconselham os trabalhadores nesta situação a trabalhar numa mesa ou numa superfície plana com uma cadeira de apoio.

Os investigadores reconhecem, contudo, que nem todas as pessoas têm um espaço apropriado para trabalhar em casa e, por isso, a cama pode tornar-se na única opção disponível. Quem precisar de continuar a trabalhar nesta situação, aconselham, deve tentar replicar a “postura neutra” conseguida na cadeira: devem tentar sempre sentar-se da forma mais direita possível, evitando colocar tensão em zonas localizadas do corpo.

Podem ser colocadas almofadas nas costas para apoio lombar para ajudar a manter a postura. Em todo o caso, frisam, deve evitar-se escrever num computador de bruços.

Rachel Salas, professora associada de neurologia e especialista do sono na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, remata: “Como especialistas em sono, tendemos a recomendar que a cama seja utilizada apenas para os três Ss: para dormir (sleep), para ter relações sexuais (sex) ou em situações de doença (sick)”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …