Das dores musculares às insónias. Trabalhar na cama pode causar danos permanentes, alertam especialistas

Trabalhar recorrentemente a partir da cama pode causar danos físicos e psicológicos permanentes na saúde dos trabalhadores, que incluem dores de costas e insónias, alertaram vários especialistas em declarações à BBC.

O teletrabalho tornou-se uma realidade no mundo de trabalho à boleia da pandemia de covid-19, obrigando trabalhadores e entidades patronais a adaptar as suas dinâmicas.

Há quem opte por trabalhar na cama, mas os especialistas alertam que esta não é uma boa opção do ponto de vista do bem-estar dos trabalhadores, uma vez que há uma série de efeitos negativos associados a este hábito, mesmo que não sejam desde logo aparentes.

De acordo com os especialistas ouvidos pela emissora BBC, trabalhar no “conforto” da cama pode forçar o pescoço, costas e os quadris, podendo aumentar a sensação de dor nestas zonas durante meses ou até anos. Mas os danos não são só físicos: este mesmo hábito pode também causar dores de cabeça, insónias e afetar a produtividade.

“Nada disto é ideal”, afirmou Susan Hallbeck, responsável da Mayo Clinic, uma das maiores instituições de investigação médica dos Estados Unidos, dando conta que os hábitos não são só físicos, mas também emocionais.

Os especialistas alertam que estes danos podem ser permanentes e, mesmo que não se manifestem de imediato, poderão surgir a longo prazo.

Por tudo isto, os especialistas aconselham os trabalhadores nesta situação a trabalhar numa mesa ou numa superfície plana com uma cadeira de apoio.

Os investigadores reconhecem, contudo, que nem todas as pessoas têm um espaço apropriado para trabalhar em casa e, por isso, a cama pode tornar-se na única opção disponível. Quem precisar de continuar a trabalhar nesta situação, aconselham, deve tentar replicar a “postura neutra” conseguida na cadeira: devem tentar sempre sentar-se da forma mais direita possível, evitando colocar tensão em zonas localizadas do corpo.

Podem ser colocadas almofadas nas costas para apoio lombar para ajudar a manter a postura. Em todo o caso, frisam, deve evitar-se escrever num computador de bruços.

Rachel Salas, professora associada de neurologia e especialista do sono na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, remata: “Como especialistas em sono, tendemos a recomendar que a cama seja utilizada apenas para os três Ss: para dormir (sleep), para ter relações sexuais (sex) ou em situações de doença (sick)”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …

Real Madrid está disposto a oferecer Hazard por Salah

Mohamed Salah, uma das estrelas do plantel do Liverpool, está a ser adorado pelo Real Madrid. Os merengues estão a pensar apresentar uma proposta que envolve Eden Hazard. Mohamed Salah termina contrato com o Liverpool em …

Rangel: Maioria absoluta é possível, crise política improvável e acordos com o Chega para descartar

Candidato à liderança do PSD diz não ter "estados de alma" sobre os próximos passos de Rio. É da opinião que os portugueses não compreenderiam uma crise política no contexto atual, mas também considera que …

Salários em atraso no Boavista: alguns funcionários já deixaram o clube

Guarda-redes queixou-se mas não é o único jogador a não receber os últimos vencimentos, no Bessa. O Boavista estará a atravessar uma situação financeira delicada. Depois das dúvidas à volta do pagamento do relvado do Estádio …

Football Leaks. Autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto também pirateou Paris Saint-Germain

As autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto pode ter estado na origem do ataque informático ao clube de futebol Paris Saint-Germain (PSG), que resultou na divulgação de alguns documentos internos. Segundo noticia o Público, a investigação …

"É o melhor depois de Napoleão." Para Cassano, Ronaldo não está entre os cinco melhores da história

O antigo jogador italiano António Cassano não coloca Cristiano Ronaldo no top cinco, depois de Jorge Mendes ter considerado o avançado português "o melhor da história".  Antonio Cassano, o antigo jogador italiano de 39 anos, foi …

O ministro das Finanças, João Leão

"Contas certas" de dentro para fora. Promessa feita a Bruxelas, no esboço orçamental para 2022

O Governo enviou um rascunho do Orçamento do Estado à Comissão Europeia, no qual sublinha a importância das "contas certas". O discurso das "contas certas" repete-se dentro e fora. Esta segunda-feira, o Executivo entregou em Bruxelas …