As prostitutas de Bruxelas estão em greve

As montras onde as trabalhadoras do sexo se exibem e oferecem os seus serviços estavam fechadas em Bruxelas, na Bélgica, nesta quarta-feira de manhã. As prostitutas declararam greve depois do assassinato de uma colega, protestando contra a crescente falta de segurança.

A vítima, uma imigrante nigeriana de 23 anos, foi apunhalada várias vezes numa rua do bairro na chamada “zona vermelha”, a região central da capital belga onde se concentram os bordéis e as cabines de prostituição. Ainda não há pistas sobre quem cometeu o crime.

O Sindicato de Trabalhadores do Sexo (UTSOPI) apelou à greve, num movimento inédito, como forma de protesto contra a crescente falta de segurança para exercer o seu trabalho, que está regularizado como profissão pela legislação belga.

O UTSOPI refere que as trabalhadoras do sexo de origem africana se sentem discriminadas e abandonadas pela polícia local.

“Quando acontece alguma coisa, nós ligamos e a polícia aparece uma hora depois, quando já é tarde demais. A polícia não está nem aí porque somos negras“, acusa uma destas mulheres que pediu para não ser identificada, em entrevista à televisão pública RTBF, cita a BBC.

A emissora denunciou, no início do ano, os abusos que as trabalhadoras do sexo originárias da Nigéria sofrem. Muitas destas mulheres são obrigadas a prostituírem-se para reembolsar dívidas contraídas para chegar à Europa.

“Elas têm que trabalhar sem parar porque têm dívidas de até 20 mil euros para pagar. Se não, colocam em risco as suas vidas e a das suas famílias”, explica Sarah de Hovre, directora do centro Pag-Asa, que ajuda vítimas de tráfico humano, segundo declarações divulgadas pela BBC.

Nos últimos meses, a polícia belga multiplicou as rondas de fiscalização e desmantelou várias redes de tráfico e de proxenetismo na capital, principalmente no “bairro da luz vermelha”.

É que se a prostituição como actividade privada é legal na Bélgica, tirar benefícios da prostituição alheia é um crime. Em Portugal, o lenocínio, ou seja, a exploração sexual de pessoas, também é punida por lei.

O Sindicato das Trabalhadoras do Sexo vai reunir-se nos próximos dias com as autoridades belgas para discutir como melhorar a segurança destas profissionais.

ZAP // BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “A polícia não está nem aí porque somos negras“
    As prostitutas são brasileiras ou o/a jornalista que escreveu a noticia é brasileiro/a?
    A primeira opção ainda se compreende…

  2. Citando;”Muitas destas mulheres são obrigadas a prostituírem-se para reembolsar dívidas contraídas para chegar à Europa.”
    Não dá para compreender.
    Então que faz o transporte destas pessoas não o faz por altruísmo para bem dos explorados no seu país?
    É puro negócio de contrabando de seres humanos que, enquanto tal, deveriam ser objecto de respeito total.
    Algo não vai bem nestas siruações.
    Quem fiscaliza e detém para julgamento os responsáveis por este tráfico indecente e indecoroso?
    Quem tem comissões sobre os benefício gerados com a exploração desta gente que pretende ter uma vida melhor no seu país e acaba num inferno às mãos daqueles que prometem ajudá-las?
    Ou há interesses outros devidamente escondidos?????????

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …