Toyota e Nissan vão recolher mais 3 milhões de veículos por defeito nos airbags

Toyota Motor Europe / Flickr

-

A Toyota e a Nissan, dois dos maiores fabricantes automóveis japoneses, informaram esta quinta-feira que vão recolher mais três milhões de veículos em todo o mundo devido a receios com a segurança motivados por defeitos nos airbargs da Takata.

A Toyota anunciou a recolha de 2,86 milhões de veículos. Nos automóveis desta marca são visados 24 modelos produzidos entre abril de 2003 e dezembro de 2008, tocando em particular a Europa, num total de 1,73 milhões de viaturas recolhidas.

Já a Nissan referiu a retirada de 198 mil  viaturas, enquanto a Mitsubishi afirmou que vai recolher 120 mil veículos equipados com airbags com defeito produzidos pelo também fornecedor japonês Takata.

A 22 de maio, três fabricantes de automóveis japoneses – a Mitsubishi, Mazda e a Fuji Heavy Industries -, anunciaram que iriam recolher cerca de 710 mil viaturas equipadas com airbags com defeito produzidos pelo fornecedor automóvel Takata.

Os airbags podem rebentar, quando sobre eles se exerce uma força excessiva, projetando peças metálicas no habitáculo dos automóveis, referem num comunicado conjunto os fabricantes de automóveis nipónicos.

Os construtores automóveis detetaram este defeito de fabrico após a morte de seis pessoas que viajavam em veículos da Honda.

Cerca de uma dúzia de fabricantes de automóveis recolheram mais de 50 milhões de veículos no mundo desde 2008 por causa de problemas com os airbags da Takata.

Os primeiros fabricantes que disseram que iam recolher veículos por causa de defeitos nos airbags foram a Toyota e a Nissan, num total de 6,5 milhões de carros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Falta de funcionários. Brandão Rodrigues responsabiliza algumas escolas por atraso no processo

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lembrou que algumas escolas demoraram a iniciar o processo de contratação de funcionários, garantindo que atualmente há muito mais assistentes e novas formas de colmatar as necessidades dos …

Cientistas inventam novo método para testar neurotoxinas letais sem usar cobaias

Os testes em animais não vão ser mais precisos relativamente a um grupo de neurotoxinas mortais, graças a uma nova investigação da Universidade de Queensland, na Austrália. Por mais benéfica que a Ciência seja para a Humanidade, …

México concede asilo a Morales. Ex-Presidente da Bolívia promete regressar "com mais força"

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou na segunda-feira que está de partida para o México, país que lhe concedeu asilo político, mas prometeu regressar brevemente "com mais força e energia", um dia depois de …

Avós e tios do bebé encontrado no lixo vivem em Portugal

Os avós e os tios do bebé recém-nascido encontrado, na semana passada, num caixote do lixo, em Lisboa, vivem em Portugal e já foram contactados pelo embaixador cabo-verdiano. Em declarações ao jornal Público, o embaixador Eurico …

Aranhas e formigas inspiram metal que não se afunda

Cientistas criaram um metal altamente hidrofóbico que não se consegue afundar. As possíveis aplicações deste material estão a entusiasmar a comunidade científica. A tradição de os humanos se inspirarem nos animais e na natureza para algumas …

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …