/

Toyota chama 2,27 milhões de viaturas por defeito no airbag

Toyota Motor Europe / Flickr

-

A Toyota Caetano Portugal vai chamar à revisão mais 2.465 veículos das marcas Yaris, Corolla e Avensis devido a um defeito detetado no sistema de airbag.

Em declarações à agência Lusa, o relações públicas da Toyota Caetano Portugal, António Costa, salienta tratar-se de uma “atualização” da chamada efetuada em abril do ano passado, altura em que foi detetado o defeito, e decidida agora após “informação do fornecedor de um novo número de série” afetado que “obrigou a abranger mais veículos”.

Globalmente, o construtor automóvel japonês Toyota anunciou esta quarta-feira que pretende rever 2,27 milhões de veículos em todo o mundo (650 mil no Japão e 1,62 milhões no estrangeiro) devido a um defeito no sistema de airbag do passageiro passível de originar um incêndio.

No âmbito deste defeito, estão atualmente por intervencionar em Portugal 12.521 unidades, do total de 14.465 abrangidas desde a chamada inicial de abril passado.

Em causa estão os modelos Yaris, Corolla e Avensis produzidos entre novembro de 2000 e novembro de 2004, quando até agora apenas estavam a ser chamadas as viaturas produzidas de novembro de 2000 a março de 2004.

Apesar de se tratar de viaturas em circulação já há 10 a 14 anos, António Costa garante que, em Portugal, nunca foi registado nenhum problema com o airbag.

“Esta campanha de serviço é meramente preventiva e reflete a preocupação da Toyota na satisfação dos clientes e na salvaguarda da qualidade”, sustentou.

Segundo adiantou à Lusa, “dentro dos próximos dias” a Toyota Caetano Portugal vai “contactar diretamente os clientes de viaturas envolvidas para que se desloquem à rede oficial de concessionários Toyota”, durando o tempo de intervenção “cerca de uma a duas horas e meia, dependendo do modelo” e não estando em causa qualquer custo para o cliente.

Conforme explicou, “esta campanha intervenciona o elemento responsável pelo enchimento do airbag do passageiro – que é do tipo efervescente – o qual pode conter alguma humidade ou carecer da compressão necessária, decorrente do seu fabrico”.

“Esta situação pode fazer com que o enchimento do airbag não corresponda às características pré-definidas pelo construtor, salientando-se, contudo, que este continua em funcionamento no caso de embate”, destacou.

Num comunicado enviado ao Ministério dos Transportes do Japão e hoje noticiado pela agência AFP, a Toyota refere que o defeito detetado no sistema de airbag é passível de originar um incêndio, sendo que um porta-voz da empresa, em Tóquio, disse ter sido recebida uma queixa por parte de um cliente no Japão, dando conta de que o banco do passageiro da sua viatura ardeu parcialmente devido a essa falha.

Esta chamada à revisão acontece depois de, no início de abril deste ano, a Toyota ter anunciado a recolha de 6,39 milhões de viaturas devido a uma série de problemas, incluindo um defeito no banco do condutor e uma falha no motor.

Isto figura com mais um golpe na reputação do construtor japonês, cuja qualidade e segurança têm sido colocadas em causa nos últimos anos na sequência da descoberta de defeitos que têm conduzido às recolhas massivas dos automóveis da marca em todo o mundo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.