Toyota chama 2,27 milhões de viaturas por defeito no airbag

Toyota Motor Europe / Flickr

-

A Toyota Caetano Portugal vai chamar à revisão mais 2.465 veículos das marcas Yaris, Corolla e Avensis devido a um defeito detetado no sistema de airbag.

Em declarações à agência Lusa, o relações públicas da Toyota Caetano Portugal, António Costa, salienta tratar-se de uma “atualização” da chamada efetuada em abril do ano passado, altura em que foi detetado o defeito, e decidida agora após “informação do fornecedor de um novo número de série” afetado que “obrigou a abranger mais veículos”.

Globalmente, o construtor automóvel japonês Toyota anunciou esta quarta-feira que pretende rever 2,27 milhões de veículos em todo o mundo (650 mil no Japão e 1,62 milhões no estrangeiro) devido a um defeito no sistema de airbag do passageiro passível de originar um incêndio.

No âmbito deste defeito, estão atualmente por intervencionar em Portugal 12.521 unidades, do total de 14.465 abrangidas desde a chamada inicial de abril passado.

Em causa estão os modelos Yaris, Corolla e Avensis produzidos entre novembro de 2000 e novembro de 2004, quando até agora apenas estavam a ser chamadas as viaturas produzidas de novembro de 2000 a março de 2004.

Apesar de se tratar de viaturas em circulação já há 10 a 14 anos, António Costa garante que, em Portugal, nunca foi registado nenhum problema com o airbag.

“Esta campanha de serviço é meramente preventiva e reflete a preocupação da Toyota na satisfação dos clientes e na salvaguarda da qualidade”, sustentou.

Segundo adiantou à Lusa, “dentro dos próximos dias” a Toyota Caetano Portugal vai “contactar diretamente os clientes de viaturas envolvidas para que se desloquem à rede oficial de concessionários Toyota”, durando o tempo de intervenção “cerca de uma a duas horas e meia, dependendo do modelo” e não estando em causa qualquer custo para o cliente.

Conforme explicou, “esta campanha intervenciona o elemento responsável pelo enchimento do airbag do passageiro – que é do tipo efervescente – o qual pode conter alguma humidade ou carecer da compressão necessária, decorrente do seu fabrico”.

“Esta situação pode fazer com que o enchimento do airbag não corresponda às características pré-definidas pelo construtor, salientando-se, contudo, que este continua em funcionamento no caso de embate”, destacou.

Num comunicado enviado ao Ministério dos Transportes do Japão e hoje noticiado pela agência AFP, a Toyota refere que o defeito detetado no sistema de airbag é passível de originar um incêndio, sendo que um porta-voz da empresa, em Tóquio, disse ter sido recebida uma queixa por parte de um cliente no Japão, dando conta de que o banco do passageiro da sua viatura ardeu parcialmente devido a essa falha.

Esta chamada à revisão acontece depois de, no início de abril deste ano, a Toyota ter anunciado a recolha de 6,39 milhões de viaturas devido a uma série de problemas, incluindo um defeito no banco do condutor e uma falha no motor.

Isto figura com mais um golpe na reputação do construtor japonês, cuja qualidade e segurança têm sido colocadas em causa nos últimos anos na sequência da descoberta de defeitos que têm conduzido às recolhas massivas dos automóveis da marca em todo o mundo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …

Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder "plenos poderes" aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic. Isabel dos Santos esteve em …

Invencível fora de portas. Benfica é quase caso único nas grandes ligas

O Benfica é uma das três equipas das grandes ligas europeias que ainda não perdeu fora de casa para o campeonato, esta temporada. As 'águias' venceram todos os oito jogos. Jogar em casa costuma ser um …