Touradas regressam quando “estiverem aprovadas regras” pela DGS

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse hoje que os espetáculos tauromáquicos vão poder ser retomados “assim que as regras” para esse reinício “estiverem aprovadas pela Direção-Geral da Saúde”, devido à pandemia da Covid-19.

Numa visita a Évora, que começou pela deslocação ao Teatro Garcia de Resende, que se encontra em obras de reabilitação e requalificação, a ministra tinha à sua espera uma manifestação de cerca de 30 elementos dos grupos de forcados de Évora e de São Manços, no mesmo concelho.

Os manifestantes, que se concentraram para reclamar a retoma da atividade tauromáquica, ainda tentaram falar com Graça Fonseca e entregar-lhe um barrete de forcado, mas a governante não aceitou a oferta, nem conversou com os integrantes do protesto.

Já dentro do teatro, questionada pelos jornalistas, a ministra da Cultura, explicou que, no que respeita a esta área, “o que foi acertado” em Conselho de Ministros“ foi que deveriam ser definidas as regras entre as associações do setor e a Direção Geral da Saúde (DGS), com o apoio da Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC)”.

“A informação que tenho é que as regras estão definidas, foi feito o trabalho com a DGS e, portanto, assim que as regras estiverem aprovadas pela DGS as touradas podem reiniciar as suas atividades”, esclareceu.

Antes da chegada da ministra, o cabo do Grupo de Forcados de Évora, João Oliveira, justificou que o protesto pretendeu “dar voz à tauromaquia”.

“A tauromaquia faz parte da cultura” e “da tutela do Ministério da Cultura”, pelo que ”só pedimos igualdade de critério e respeito”, argumentou.

A retoma da atividade “já era para ter sido feita há algum tempo”, mas esse início, “que estava previsto para início” deste mês, “foi negado”.

Agora, “está apalavrado que o mais rápido possível” vão existir “as medidas necessárias para a retoma da atividade”, mas, como tal “já nos foi negado uma vez, estamos aqui hoje para termos a certeza de que” o reinício é feito “tal e qual como foi feito para as outras atividades culturais”, assinalou.

No seguimento “dos protestos feitos no Campo Pequeno”, em Lisboa, “na semana passada”, os dois grupos de forcados, quiseram vincar a sua posição em Évora, disse João Oliveira: “Estamos aqui para dar a nossa cara, para dar a cara da cultura em Portugal e a cara da tauromaquia”.

A ministra da Cultura dedica, este fim de semana, ao Alentejo, numa visita que arrancou em Montemor-o-Novo, com visitas ao Convento da Saudação, que está em obras, e à associação Oficinas do Convento, rumando depois a Évora, onde foi recebida, no Teatro Garcia de Resende, além dos forcados, por uma manifestação de dezenas de profissionais do setor das artes.

Visitas a uma livraria, ao Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e ao Laboratório HERCULES da Universidade de Évora e a inauguração de uma exposição do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida também estão incluídas no programa de hoje, que prossegue no domingo, no distrito de Portalegre.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …