//

Investigação revela que aplicação é uma ferramenta de espionagem do Governo dos Emirados Árabes Unidos

8

A Google e a Apple removeram a aplicação ToTok das suas plataformas depois de uma investigação ter revelado que esta poderia ser uma ferramenta de espionagem do Governo dos Emirados Árabes Unidos.

À primeira vista, trata-se de uma aplicação para trocar mensagens. No entanto, é uma ferramenta de espionagem do Governo dos Emirados Árabes Unidos que utiliza esta rede social para monitorizar e vigiar as conversas e as movimentações daqueles que a têm instalada nos seus telemóveis.

A ToTok teria acesso ao microfone, câmara, contactos, fotografias e localização do utilizador. A aplicação prometia “conversas mais seguras”, algo apelativo no caso dos utilizadores nos Emirados Árabes Unidos, uma vez que aplicações semelhantes estão bloqueadas pelo Governo.

De acordo com o The New York Times, a ToTok foi criado há alguns meses, mas já foi instalado milhões de vezes através das aplicações da Apple e da Google, por utilizadores no Médio Oriente, Europa, Ásia, África e América do Norte.

Apesar de a maioria dos utilizadores se encontrar nos Emirados Árabes Unidos, a aplicação em causa foi uma das mais instaladas, em termos de redes sociais, na semana passada nos Estados Unidos, segundo dados recolhidos pelo diário norte-americano.

O jornal realizou várias entrevistas e cruzou informações recolhidas com outras a que teve acesso a partir de um relatório oficial e confidencial, tendo chegado à conclusão que se assiste, atualmente, “a uma escalada na corrida às armas digitais por parte de Governos ricos e autoritários”, que procuram aceder a “meios cada vez mais eficazes para espiar adversários estrangeiros, redes terroristas e criminosas, jornalistas e críticos”.

Ao que o diário conseguiu apurar, tudo indica que a empresa responsável pela aplicação – a Breej Holding – está ligada a duas outras, uma na área da cibersegurança e “hacking”, a DarkMatter, e outra na recolha de dados, a Pax AI, ambas com sede em Abu Dhabi. No entanto, não é claro o seu envolvimento no desenvolvimento da aplicação nem a sua relação com o Governo dos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com o Expresso, sabe-se que, no caso da DarkMatter, há mesmo ligações ao Governo, com alguns dos funcionários a serem investigados pelo FBI por possíveis cibercrimes. Já em relação à Pax AI, sabe-se apenas que trabalham ali analistas de dados europeus, asiáticos e nacionais, sendo a empresa liderada por Andrew Jackson, um irlandês que antes trabalhara numa empresa em Silicon Valley com ligações ao Governo dos EUA.

Quando confrontadas com a alegada ligação da aplicação ao Governo dos Emirados Árabes Unidos, tanto a Apple como a Google removeram a ToTok das suas lojas de aplicações e garantiram que iam investigar. Ainda assim, a aplicação mantém-se disponível para todos o que já a tinham instalado.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

8 Comments

  1. Não se esqueçam de referir as aplicações de espionagem «Whatsapp», «Google», «Facebook», e Instagram, utilizadas pelos regimes da Inglaterra e de Israel, e também pelo governo dos Estados Unidos da América do Norte.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.