Investigação revela que aplicação é uma ferramenta de espionagem do Governo dos Emirados Árabes Unidos

A Google e a Apple removeram a aplicação ToTok das suas plataformas depois de uma investigação ter revelado que esta poderia ser uma ferramenta de espionagem do Governo dos Emirados Árabes Unidos.

À primeira vista, trata-se de uma aplicação para trocar mensagens. No entanto, é uma ferramenta de espionagem do Governo dos Emirados Árabes Unidos que utiliza esta rede social para monitorizar e vigiar as conversas e as movimentações daqueles que a têm instalada nos seus telemóveis.

A ToTok teria acesso ao microfone, câmara, contactos, fotografias e localização do utilizador. A aplicação prometia “conversas mais seguras”, algo apelativo no caso dos utilizadores nos Emirados Árabes Unidos, uma vez que aplicações semelhantes estão bloqueadas pelo Governo.

De acordo com o The New York Times, a ToTok foi criado há alguns meses, mas já foi instalado milhões de vezes através das aplicações da Apple e da Google, por utilizadores no Médio Oriente, Europa, Ásia, África e América do Norte.

Apesar de a maioria dos utilizadores se encontrar nos Emirados Árabes Unidos, a aplicação em causa foi uma das mais instaladas, em termos de redes sociais, na semana passada nos Estados Unidos, segundo dados recolhidos pelo diário norte-americano.

O jornal realizou várias entrevistas e cruzou informações recolhidas com outras a que teve acesso a partir de um relatório oficial e confidencial, tendo chegado à conclusão que se assiste, atualmente, “a uma escalada na corrida às armas digitais por parte de Governos ricos e autoritários”, que procuram aceder a “meios cada vez mais eficazes para espiar adversários estrangeiros, redes terroristas e criminosas, jornalistas e críticos”.

Ao que o diário conseguiu apurar, tudo indica que a empresa responsável pela aplicação – a Breej Holding – está ligada a duas outras, uma na área da cibersegurança e “hacking”, a DarkMatter, e outra na recolha de dados, a Pax AI, ambas com sede em Abu Dhabi. No entanto, não é claro o seu envolvimento no desenvolvimento da aplicação nem a sua relação com o Governo dos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com o Expresso, sabe-se que, no caso da DarkMatter, há mesmo ligações ao Governo, com alguns dos funcionários a serem investigados pelo FBI por possíveis cibercrimes. Já em relação à Pax AI, sabe-se apenas que trabalham ali analistas de dados europeus, asiáticos e nacionais, sendo a empresa liderada por Andrew Jackson, um irlandês que antes trabalhara numa empresa em Silicon Valley com ligações ao Governo dos EUA.

Quando confrontadas com a alegada ligação da aplicação ao Governo dos Emirados Árabes Unidos, tanto a Apple como a Google removeram a ToTok das suas lojas de aplicações e garantiram que iam investigar. Ainda assim, a aplicação mantém-se disponível para todos o que já a tinham instalado.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Não se esqueçam de referir as aplicações de espionagem «Whatsapp», «Google», «Facebook», e Instagram, utilizadas pelos regimes da Inglaterra e de Israel, e também pelo governo dos Estados Unidos da América do Norte.

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …