Torso de mulher encontrado na baía onde desapareceu jornalista sueca

(dr) Tom Wall

A jornalista sueca Kim Wall

Um torso de mulher foi encontrado na baía de Copenhaga, na Dinamarca, mas a polícia alerta que ainda é muito cedo para dizer se se trata do corpo da jornalista sueca Kim Wall, de 30 anos, desaparecida no dia 10 de agosto após visitar o submarino do inventor dinamarquês Peter Madsen.

O torso, sem cabeça, braços ou pernas, foi encontrado na água por um ciclista e será agora encaminhado para exames forenses, que procurarão verificar se se trata do corpo da jornalista sueca misteriosamente desaparecida no submarino privado UC3 Nautilus.

Um extensivo trabalho de busca, envolvendo mergulhadores, helicópteros e embarcações, está em curso desde 11 de agosto, data em que Peter Madsen foi resgatado no mar após o seu submarino se ter aparentemente afundado. A polícia acredita no entanto que a embarcação terá sido deliberadamente destruída para ocultar provas do alegado homicídio de Kim Wall.

O milionário dinamarquês, acusado de homicídio involuntário, contou inicialmente à polícia que, após a curta viagem a bordo do submarino, deixou a jornalista em terra firme, junto ao local onde horas antes se tinham encontrado.

Peter Madsen, de 46 anos, deu no entanto mais tarde deu uma versão diferente, segundo a qual a jornalista teria morrido por um acidente a bordo do submarino, e que teria atirado o seu corpo à água na baía de Køge, a sul de Copenhaga.

“Claro que a polícia, a imprensa e todo mundo estão especulando se este corpo feminino é de Kim Wall, mas ainda é muito cedo para dizer”, ponderou o porta-voz da polícia de Copenhague, Jens Møller, acrescentando não poder divulgar mais informações no momento.

A advogada de Madsen, Betina Hald Engmark, diz que o cliente deu todas as informações do caso à polícia e que se considera “não culpado” da acusação de homicídio.

A polícia de Copenhaga tem informações da rota que o submarino percorreu na baía de Køge e no estreito de Øresund, entre a Dinamarca e a Suécia, antes de se afundar. Madsen e Wall encontraram-se por volta das 19h de quinta-feira, 10 de agosto, no porto de Refshaleøen, em Copenhaga.

O submarino afundou-se no dia seguinte, às 11h, altura em que Madsen foi resgatado da água. Antes disso, a embarcação tinha sido avistada submersa, junto à fronteira com a Suécia.

BBC

O mistério da jornalista desaparecida em submarino afundado: onde, quando e como aconteceu

O desaparecimento de Wall foi registado às 02h30 de sexta-feira pelo namorado, que não conseguia entrar em contacto com ela. A jornalista, de 30 anos, tinha marcado uma curta viagem a bordo do submarino de Peter Madsen. Muitas horas mais tarde, não atendia o telemóvel e encontrava-se em local desconhecido.

Kim Wall era uma jornalista independente, baseada em Nova York e Pequim. Entre outros meios, escrevia para os jornais New York Times, The Guardian e South China Morning Post e para a revista Vice. Actualmente, estava a escrever uma história sobre Peter Madsen e seu submarino de 40 toneladas, o maior submersível privado do mundo.

Peter Madsen é uma figura conhecida na Dinamarca. O inventor criou o seu submarino, o UC3 Nautilus, após uma campanha de crowdfunding em 2008. Depois da empreitada com o submarino, embarcou num projeto ainda mais ambicioso – a exploração espacial.

Madsen dirige actualmente o Laboratório Espacial Rocket-Madsens, organização fundada com doações e cujo objectivo é lançar um foguete de uma plataforma flutuante ao Báltico, prjuntoóximo à ilha de Bornholm.

Em 2014, Madsen lançou nova campanha de crowdfunding para restaurar o seu submarino. Esperava arrecadar 35 mil euros, mas conseguiu apenas um pouco mais que 5000. Depois de uma equipa de dez voluntários ter colaborado no restauro da embarcação, o submarino, que fez mais de mil mergulhos, foi novamente lançado ao mar no início do ano.

(dr) Ritzaus Bureau A/S

A última imagem de Kim Wall, ao lado de Peter Madsen, após embarcar no Nautilus no dia 10 de agosto

// BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Huawei das infraestruturas" compra 23% da Mota-Engil por 169,4 milhões

A construtora portuguesa Mota-Engil anuncia que chegou a acordo com a chinesa Communications Construction Company (CCCC) para a venda de 23% das suas acções por 169,4 milhões de euros. A CCCC é considerada a "Huawei …

PSD confiante num plano de vacinação "a tempo e horas". CDS diz que se anda a "correr atrás do prejuízo"

O presidente do PSD considerou que o plano de vacinação para a covid-19 vai ser "polémico", mas disse acreditar que o Governo vai conseguir concluí-lo "a tempo e horas". Já o presidente do CDS-PP pediu …

Altice escreve a Costa a criticar leilão do 5G (e a informar sobre suspensão de projeto)

Os acionistas do grupo Altice Patrick Drahi (presidente) e Armando Pereira escreveram ao primeiro-ministro a criticar as regras do leilão do 5G, informando que, perante o atual panorama regulatório, veem-se forçados a suspender projetos. "Lamentamos que, …

Anulação de transferência para o Novo Banco foi um "percalço"

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, considerou hoje que a anulação, pelo parlamento, da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o banco foi um "percalço". "O percalço que aconteceu …

Videojogos podem estar a ser usados para espalhar ideologia extremista e preparar ataques

Os videojogos 'online' podem estar a ser usados ​​para propagar ideologias extremistas e para preparar ataques terroristas, afirmou o coordenador antiterrorista da União Europeia (UE), Gilles de Kerchove. A 09 de novembro, Gilles de Kerchove já …

Ex-ministro grego Yanis Varoufakis pede boicote à "black friday" da Amazon

O economista e ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis pediu um boicote de um dia à Amazon, na 'black friday', enquanto sindicalistas, ativistas ambientais, defensores da privacidade e da justiça tributária planeiam ações coordenadas contra …

Bolsonaro nega ter chamado covid-19 de "gripezinha", mas fê-lo pelo menos duas vezes

O Presidente brasileiro negou na quinta-feira ter-se referido à covid-19 como "gripezinha", afirmando que não há nenhum registo que prove o oposto, apesar de a imprensa ter partilhado pelo menos dois vídeos com esse conteúdo. "Falei …

Cuba anuncia mais duas vacinas e já conta com quatro possíveis fármacos contra a covid-19

Cuba anunciou esta quinta-feira que vai começar os ensaios clínicos de dois projetos de vacinas contra a covid-19, que aumentam para quatro o número de possíveis fármacos deste tipo desenvolvidos na ilha para combater a …

Governo garante que não haverá limite de idade na vacinação. Marcelo fala em "ideia tonta"

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu, esta sexta-feira, que a vacinação para a covid-19 não terá qualquer limite de idade e que os idosos e doentes com comorbilidades serão uma prioridade. Numa conferência …

Descontos nas ex-SCUT poupam privados, mas é o Estado quem sai lesado

Os descontos nas ex-SCUT, aprovados em Parlamento esta quinta-feira, poupam os privados, mas geram perdas de 1.500 milhões de euros para o Estado. Uma maioria de deputados ditou a aprovação da parte de uma proposta do …