A Torre de Londres foi palco de várias experiências estranhas com animais

Bob Collowân / Wikimedia

Torre de Londres, Inglaterra

Antigamente, os humanos tinham algumas teorias muito estranhas sobre vários animais e, infelizmente, nem um pouco do bom senso que os impediria de as testar.

Segundo o site IFLScience, Plínio, o Velho, era um desses exemplos. O naturalista romano escreveu a enciclopédia “Naturalis Historia”, que reuniu a maior parte do conhecimento sobre animais e plantas daquela época. Entre as “verdades” estabelecidas, Plínio afirmava que colmeias inteiras morriam ao entrar em contacto com sangue menstrual e que elefantes e rinocerontes eram inimigos mortais.

Segundo o mesmo site, esta última crença durou tantos séculos que acabaria por ser posta à prova pelo rei português D. Manuel I, que reinou entre 1495 e 1521. O monarca estava tão convencido que o romano estava certo, que arranjou um rinoceronte para lutar com um dos seus elefantes (que acabou por fugir do confronto).

No Reino Unido, algumas destas bizarras crenças podiam ser vistas por todos na emblemática Torre de Londres. Durante o reinado de João de Inglaterra (1199-1216), os ingleses reformularam a famosa prisão numa espécie de jardim zoológico. Foi a partir daqui que a realeza britânica começou a mostrar a sua ignorância perante os animais.

Em 1252, Henrique III recebeu um presente do rei Haakon, da Noruega: um urso polar. De acordo com o IFLScience, o animal foi mantido acorrentado e amordaçado durante a maior parte do tempo, saindo apenas para nadar no rio Tamisa.

Mais à frente, em 1623, o rei Jaime I recebeu um elefante do rei de Espanha. O animal, herbívoro, era alimentado com uma dieta à base dos melhores cortes de carne de vaca e um vinho tinto dos mais caros.

De acordo com o mesmo site, a Torre de Londres também tinha muitos leões, o que significava, ao mesmo tempo, poucas oportunidades para estes animais se exercitarem ao ar livre. A única exceção era quando eram propositadamente incomodados por cães para divertir as multidões. Por alguma razão, os ingleses também acreditavam que estes felinos podiam sentir se uma mulher próxima não era virgem, o que supostamente os tornava mais agitados.

Por último, e não menos bizarro, acreditava-se que avestruzes podiam comer metal. Portanto, enquanto o elefante comeu carne da melhor qualidade, estas aves eram alimentadas com pregos. Felizmente e infelizmente, não tiveram de aguentar esta ‘dieta metálica’ durante muito tempo porque morreram em pouco tempo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

StayAway Covid só enviou 2.708 alertas de contágio. 60% já desinstalaram a app

Apenas 39% das quase três milhões de pessoas que instalaram a StayAway Covid é que a continuam a usar. A app só enviou 2.708 alertas de contágio. A StayAway Covid, a aplicação móvel criada para rastrear …

DGS define quais os cancros que não podem ficar por operar. Hospital de campanha fechado por falta de profissionais

Até ao final do mês os hospitais vão ter como foco a prestação de cuidados intensivos, podendo deixar de assegurar a atividade programada. A oncologia é uma área vital e os polos do Instituto Português …

"Vão fechar o Tozé". Mayan corta o cabelo (e alerta para dificuldades dos pequenos empresários)

O candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves foi esta quinta-feira cortar o cabelo a um barbeiro, no Porto, para alertar para as dificuldades decorrentes do encerramento desta atividade a partir de sexta-feira no âmbito do …

ERC cancela debates de Vitorino Silva com todos os candidatos no Porto Canal

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) cancelou os debates de Vitorino Silva com todos os candidatos presidenciais no Porto Canal, na sequência da queixa apresentada pelo PCP à Comissão Nacional de Eleições (CNE). Esta …

Bancos contestam lei da banca (mas Deco aplaude). Centeno admite ajustar medidas

O Banco de Portugal (BdP) quer alterar o Código da Atividade Bancária (CAB). Se por um lado, os bancos contestam algumas das normas, por outro, outras entidades, como a Deco, aplaudem as medidas. A consulta pública …

Mulher com covid-19 em coma e ventilada conseguiu o "milagre" de dar à luz

Em outubro de 2020, Elisângela Neves, de 31 anos, foi infetada com covid-19 quase morreu. A mulher estava grávida de 27 semanas, mas precisou de ser ventilada e ligada a uma máquina que respirou por …

Mais de 95% dos vacinados do São João apresentaram anticorpos em 15 dias

Entre 95 a 97% dos profissionais de saúde vacinados contra a covid-19 no Hospital de São João, no Porto, apresentaram, 15 dias após a primeira toma, anticorpos que conduzem à imunidade, revelou esta quinta-feira o …

É mais "um conjunto de meias medidas". Governo criticado por manter escolas e universidades abertas

As novas medidas tomadas pelo Conselho de Ministros para controlar a pandemia de covid-19 entraram esta sexta-feira em vigor. No entanto, as exceções decididas pelo Governo relativamente ao novo confinamento têm sido alvo de duras …

Berlusconi hospitalizado no Mónaco com problemas cardíacos

Silvio Berlusconi, antigo primeiro ministro italiano, está hospitalizado no Mónaco, depois de ter sofrido uma arritmia cardíaca. O ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, está hospitalizado desde segunda-feira no Mónaco, após sofrer um problema cardíaco, explicou esta quinta-feira …

Depois do Reino Unido, Angola suspende voos para Portugal. Santos Silva quer saber o motivo

O Reino Unido decidiu, esta quinta-feira, suspender as ligações aéreas de Portugal para Inglaterra para tentar impedir a entrada da estirpe brasileira do SARS-CoV-2. Angola tomou a mesma decisão e o Ministério dos Negócios Estrangeiros …