Tóquio tem uma nova e estranha atração: casas de banho públicas transparentes

Um dos bairros mais populares de Tóquio, no Japão, instalou recentemente nos seus parques uma estranha atração: casas de banho públicas transparentes.

Projetadas por Shigeru Ban Architects, empresa de arquitetura vencedora do Prémio Pritzker, os dois novos conjuntos de casas de banho transparentes foram instalados em Shibuya, o movimentado centro da cidade famoso pela sua movimentada passagem para pedestres, de acordo com a CNN.

Os dois novos conjuntos de casas de banho transparentes foram instalados em dois parques Shibuya – Yoyogi Fukamachi Mini Park e Haru-no-Ogawa Community Park. Embora as casas de banho pareçam arriscados, fazem parte de um projeto inovador que visa mudar a perceção das pessoas sobre as casas de banho públicas.

“Há duas coisas com que nos preocupamos ao entrar numa casa de banho pública, especialmente aquelas localizadas num parque”, lê-se num comunicado no site oficial do projeto, Tokyotoilet.jp. “A primeira é a limpeza e a segunda é se há alguém dentro.”

O projeto atende a essas duas preocupações, oferecendo uma casa de banho com paredes de vidro que permite que o público veja do lado de fora. Porém, quando alguém entra na casa de banho e tranca a porta, as paredes ficam opacas para fornecer privacidade.

The Tokyo Toilet

Quando alguém entra na casa de banho e tranca a porta, as paredes ficam opacas

“Isto permite que os usuários verifiquem a limpeza e se alguém está a usar a casa de banho”, lê-se no comunicado. “À noite, a instalação ilumina o parque como uma bela lanterna.”

Os dois conjuntos de casas de banho transparentes fazem parte do recém-lançado Tokyo Toilet Project. Fundado pela Nippon Foundation, uma instituição de caridade privada sem fins lucrativos que se concentra na inovação social, o Tokyo Toilet Project fez parceria com alguns dos maiores nomes da arquitetura e indústrias criativas, incluindo Tadao Ando e Toyo Ito para criar 17 novas casas de banho públicas em torno de Shibuya.

“O uso de casas de banho públicas no Japão é limitado por causa dos estereótipos de que são escuros, sujos, fedorentos e assustadores. Para dissipar esses equívocos sobre banheiros públicos, a Fundação Nippon decidiu renovar 17 banheiros públicos localizados em Shibuya, Tóquio, em cooperação com o governo da cidade de Shibuya”, disse a Fundação Nippon, em comunicado.

“Estas casas de banho públicas estão a ser projetados por 16 criadores líderes e usarão um design avançado para torná-las acessíveis a todos, independentemente de sexo, idade ou deficiência, para demonstrar as possibilidades de uma sociedade inclusiva”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Uma ideia interessnate a nível arquitetónico e desmistificação do WC público, bem como do enquadramento dos mesmos nos locais.

  2. Estes japoneses são um pagode… Já dizia o Astérix: “estes romanos, pequeninos e de olhos em bico, são doidos, por Toutatis”!!!

  3. Gracejando, penso que seria mais atraente sem vidros opacos, mas por cá como diz o atrás da moita, estamos bem mais atrasados!

  4. Não é uma novidade! Na Suíça, em Lausanne à beira do Léman, já existem estas casas de banho públicas há uns cinco anos! A primeira vez que as vi fiquei espantada e até fui experimentar para ver como funcionavam.

  5. Que grande avanço civilizacional, lá vão os tempos em que se ia a horta para as necessidades e se limpava o traseiro a uma folha de couve !…….. Para quando Negócios e Decisões Politicas “transparentes” ???

RESPONDER

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …