Toneladas de “chicken nuggets” com pedaços de borracha azul são retirados do mercado

Uma grande empresa alimentar norte-americana, a Tyson Foods, acaba de mandar recolher mais de 16 toneladas de chicken nuggets, os populares pedaços de galinha para fritar.

O motivo tem a ver com terem sido encontrados corpos estranhos em algumas das embalagens, concretamente, pequenos pedaços de borracha azul.

A empresa está a solicitar aos consumidores a procurar embalagens com a data de validade de 26 de novembro de 2019, o Código de Caso 3308SDL03 e um registo de tempo que vai de 23:00 a 01:59. A empresa pede a quem tenha embalagens do Tyson White Meat Panko Chicken Nuggets que as devolva no local onde as comprou ou as deite fora.

Não é a primeira vez que esse tipo de situação acontece, e não apenas com a Tyson Food. No mês passado outra empresa, a Perdue Food, teve de recolher mais de 30 toneladas de nuggets por suspeitas de que contivessem madeira misturada. Na segunda-feira, a Purdue também foi forçada a retirar sete toneladas de nuggets devido à má impressão de alergénios não declarados.

Nem num caso nem noutro consta que a saúde de algum consumidor tenha sido afetada. Mas o Departamento de Agricultura norte-americano tende a considerar – por “abundância de cuidado” – que em teoria existe a possibilidade de consequências sérias, talvez mesmo fatais. Até porque, dado o longo prazo de validade desses artigos, é sempre provável que ainda se encontrem presentes em muitos frigoríficos.

É urgente retirá-los de lá e determinar como e em que momento os materiais estranhos entraram nos nuggets.

A Tyson tem sede no Arkansas e um centro de produção no Missouri. É neste último lugar que as investigações se concentram.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …