Tomás Correia acusa BdP de perseguição. “Como se eu algum dia andasse a fugir a notificações”

António Cotrim / Lusa

O antigo presidente do Montepio Geral Tomás Correia considerou “absolutamente lamentável” que o Banco de Portugal (BdP) tenha recorrido à imprensa para publicar uma notificação de acusação, acusando o regulador de “perseguição”.

“Como se eu algum dia andasse a fugir a notificações…”, ironizou em declarações ao jornal Observador, que avançou com a reação de Tomás Correia esta terça-feira.

Em declarações ao jornal, o ex-líder do Montepio disse que o Banco de Portugal teve oportunidade de o notificar e de o ouvir até “pelo menos 15 de dezembro”, dia em que abandonou a liderança da associação Mutualista Montepio.

Depois, iniciou “um período de ausência”, durante o qual fez uma grande viagem para rever familiares e amigos. Por este mesmo motivo, explicou, não recebeu a notificação.

“E, de repente, os senhores devem ter ido a minha casa, não me encontraram, eu não tenho o dom da ubiquidade e decidem fazer uma notificação por edital (…) “Não acha que isto é perseguição?”, questionou.

Tomás Correia confirmou, contudo, que no final de janeiro foi contactado pela polícia para o informar que tinha em sua posse uma carta do Banco de Portugal. Poucos dias depois, foi “surpreendido” pela notificação publicada no jornal.

Sobre as infrações em causa, o antigo líder do Montepio diz não ter a “mais pequena ideia” sobre as alegadas irregularidades. “O que sei é que são coisas de 2014 e contraordenações prescrevem ao fim de cinco anos, que eu saiba“.

O Observador dá conta que este prazo é válido a partir do momento em que o supervisor toma conhecimento dos factos, e não a partir do momento em que estes aconteceram.

“É lamentável, mas vindo o Banco de Portugal já nada me espanta. Tudo é possível com aquela gente, eles acham que não têm limites, mas há limites. Nomeadamente os limites da decência”, rematou Tomás Correia.

Notificação publicada no Público

O BdP notificou o ex-presidente da Associação Mutualista Montepio Geral de várias infrações através de um anúncio no jornal Público de segunda-feira, por não ter conseguido notificar o jurista por outros meios. De acordo com o anúncio, publicado na edição em papel de segunda-feira, “o Banco de Portugal deduziu acusação no processo de contraordenação acima identificado [47/17/CO] contra António Tomás Correia”.

“Não tendo possível notificar o arguido nas moradas conhecidas pelo Banco de Portugal e tendo sido frustradas as diligências efetuadas com vista a determinar o atual paradeiro do mesmo, a presente notificação é efetuada ao abrigo do disposto no n.º4 do artigo 217.º do RGICSF [Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras]”.

Tomás Correia é, de acordo com a notificação do Banco de Portugal, acusado de “incumprimento do dever de consistência de políticas contabilísticas na contabilização de resultados por operações financeiras” que conectada com o aviso 01/2005 do Banco de Portugal é punida com coima de 1.000 euros a 500.000 euros.

O antigo presidente da Mutualista Montepio é também acusado de “incumprimento do dever de manter um sistema de controlo interno adequado”, punido com uma multa entre 1.000 euros e 500.000 euros, e ainda o “incumprimento do dever de assegurar a influência efetiva do sistema de gestão de riscos no processo de decisão do órgão de administração”, com coima prevista no mesmo valor.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Um país de gente burra, por isso os meninos e meninas “brincam” como querem com as pessoas.
    À parte dos “crimes” que possa estar acusado, temos a maneira do procedimento que não é de um Estado de Direito, é mais Coreia do Norte.
    O uso e abuso do Expediente Juridico e a Diatadura dos Funcios.
    Os verdadeiros objectivos são o “Julgamento Popular”, a difamação e arrasar Publicamente o Sr. e o abuso de confiança, e por ultimo “convencer ou mentalizar” o povo que estão a fazer alguma coisa, mas só agora, depois da “casa roubada” é que vão mudar as fechaduras.
    Mas esta tramoia não só incrimina os autores como evidencia a falta de Idoniedade!!!!
    O caminho a seguir no caso de não encontrarem a Pessoa é entregar o caso à PSP para andarem à procura do Sr. Fora disto, é Coreia do Norte.
    Mas a “malta” regala-se com o “apontar o dedo” e não se encadaliza com o miserável. Gente burra que come a Palha que lhe poem à frente, e é dessa maneira que vao sendo roubados sem sentirem

RESPONDER

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …