“Tofu nunca causou uma pandemia”, publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em ‘outdoors’ nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja “nunca causou uma pandemia”.

A People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) colocou quatro ‘outdoors’ nos estados da Califórnia, do Iowa, de Nova Jersey e do Nebraska, que registaram, ao todo, quase 270 mil casos e 17 mil mortes por covid-19, noticiou o Independent. “O tofu nunca causou uma pandemia. Experimente hoje!”, lê-se nos anúncios.

Um dos ‘outdoors’ foi colocado perto da fábrica de processamento de carne Tyson, no condado de Black Hawk, no Iowa, responsável por cerca de 90% dos casos confirmados de coronavírus na região.

A PETA indicou que o coronavírus pode ter sido originado no mercado de animais vivos em Wuhan, na China, o centro da pandemia mundial. “Surtos mortais de doenças, como a da vaca louca, a gripe suína, a gripe aviária, o SARS, o VIH, a febre aftosa e outras doenças zoonóticas resultaram da captura ou criação de animais”, disse a organização.

“O novo coronavírus pode se ter originado no mercado chinês de animais vivos, mas quando se trata de gerar patogénicos perigosos, os mercados de animais e os matadouros são a mesma coisa”, acrescentou.

As autoridades chinesas fecharam o mercado de Wuhan na semana passada e impuseram uma proibição ao consumo de animais selvagens. As investigações sobre a causa exata do vírus covid-19 continuam, com alguns cientistas a afirmar que o vírus foi transmitido de um um animal para um humano.

Contudo, alguns norte-americanos descreveram os ‘outdoors’ da PETA como “desrespeitosos” e “racistas”.

Um utilizador do Twitter escreveu: “PETA, retire o seu cartaz de ‘comer tofu nunca causou uma pandemia global’ da estrada de Nova Jersey. Não é apenas racista, é incrivelmente desrespeitoso com todos que morreram ou estão a lutar pela vida insinuar que é porque comem carne”.

A PETA frisou que o veganismo pode impedir outras pandemias, bem como a disseminação da covid-19. “Com centenas de milhares de mortos devido a uma pandemia ligada à ingestão de animais, a ‘escassez de carne nacional’ é motivo de comemoração, não de reclamação”, disse Ingrid Newkirk, presidente da PETA.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …