“Tofu nunca causou uma pandemia”, publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em ‘outdoors’ nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja “nunca causou uma pandemia”.

A People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) colocou quatro ‘outdoors’ nos estados da Califórnia, do Iowa, de Nova Jersey e do Nebraska, que registaram, ao todo, quase 270 mil casos e 17 mil mortes por covid-19, noticiou o Independent. “O tofu nunca causou uma pandemia. Experimente hoje!”, lê-se nos anúncios.

Um dos ‘outdoors’ foi colocado perto da fábrica de processamento de carne Tyson, no condado de Black Hawk, no Iowa, responsável por cerca de 90% dos casos confirmados de coronavírus na região.

A PETA indicou que o coronavírus pode ter sido originado no mercado de animais vivos em Wuhan, na China, o centro da pandemia mundial. “Surtos mortais de doenças, como a da vaca louca, a gripe suína, a gripe aviária, o SARS, o VIH, a febre aftosa e outras doenças zoonóticas resultaram da captura ou criação de animais”, disse a organização.

“O novo coronavírus pode se ter originado no mercado chinês de animais vivos, mas quando se trata de gerar patogénicos perigosos, os mercados de animais e os matadouros são a mesma coisa”, acrescentou.

As autoridades chinesas fecharam o mercado de Wuhan na semana passada e impuseram uma proibição ao consumo de animais selvagens. As investigações sobre a causa exata do vírus covid-19 continuam, com alguns cientistas a afirmar que o vírus foi transmitido de um um animal para um humano.

Contudo, alguns norte-americanos descreveram os ‘outdoors’ da PETA como “desrespeitosos” e “racistas”.

Um utilizador do Twitter escreveu: “PETA, retire o seu cartaz de ‘comer tofu nunca causou uma pandemia global’ da estrada de Nova Jersey. Não é apenas racista, é incrivelmente desrespeitoso com todos que morreram ou estão a lutar pela vida insinuar que é porque comem carne”.

A PETA frisou que o veganismo pode impedir outras pandemias, bem como a disseminação da covid-19. “Com centenas de milhares de mortos devido a uma pandemia ligada à ingestão de animais, a ‘escassez de carne nacional’ é motivo de comemoração, não de reclamação”, disse Ingrid Newkirk, presidente da PETA.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.